Lúcia Pevensie

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Lúcia Pevensie
[[Imagem:http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://static.giantbomb.com/uploads/scale_small/14/141402/2444735-1291362374356_f%25255B1%25255D.jpg&imgrefurl=http://www.giantbomb.com/lucy-pevensie/3005-25772/news/&h=640&w=640&tbnid=5Ad-8TekB2arNM:&zoom=1&docid=E11eI7tB4voVxM&hl=pt-BR&ei=J4gsVZHmKJDLsASz6YGACg&tbm=isch&client=ms-android-samsung&ved=0CDEQMygOMA4%7C150px%7Ccenter%7CLúcia Pevensie]]
Lúcia Pevensie interpretada por Georgie Henley em As Vrônicas de Nárnia:A Viajem do Peregrino da Alvorada
Nome Lúcia Pevensie
Títulos Rainha Lúcia, a Destemida
Raça Humana
Naturalidade Finchley, área metropolitana de Londres, Inglaterra
Família Pedro & Edmundo (irmãos), Susana (irmã), Eustáquio (primo)
Nascimento 1932
Morte 1949
Causa da morte Acidente de trêm
Habilidades Manuseio de adaga
Principais feitos Tornou-se rainha de Nárnia com seus três irmãos durante a era de ouro
Criador C.S.Lewis
Aparições em Livros
O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa (1950)
Príncipe Caspian (1951)
A Viagem do Peregrino da Alvorada (1952)
O Cavalo e seu Menino (1954)
A Última Batalha (1956)
Aparições na Mídia
1988-1990 BBC: Sophie Wilcox (jovem) e Juliet Waley (adulta)
2005-2010 Disney / 20th Century Fox: Georgie Henley (jovem) & Rachael Henley (adulta)

Lucy Pevensie, nos países lusófonos conhecida como Lúcia Pevensie, é um personagem fictício criado pelo escritor britânico C.S. Lewis, para a série de livros As Crônicas de Nárnia. Em O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa, foi a primeira dos irmãos Pevensie a descobrir Nárnia ao passar pelo guarda-roupa da casa do professor Kirke. Ao chegar ao Ermo do Lampião, ela encontra o fauno Tumnus.

Lúcia é a mais nova dos irmãos Pevensie e compartilha suas aventuras em Nárnia com seus irmãos Pedro, Susana e Edmundo. Lúcia aparece em apenas três volumes da série, O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, Príncipe Caspian e A Viagem do Peregrino da Alvorada — apesar de fazer breves aparições também em O Cavalo e seu Menino e em A Última Batalha —, embora seja considerada uma das mais queridas e lembradas personagens da série. Durante seu reinado, na Era de Ouro de Nárnia, ficou conhecida como Rainha Lúcia, a Destemida.

Nome[editar | editar código-fonte]

O nome Lucy (Lúcia, em tradução para países lusófonos) é possívelmente uma homenagem do autor à sua afilhada Lucy Barfield, a quem dedicou o livro O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa.

Pevensey (vocábulo similar a Pevensie), na costa sudeste da Inglaterra, é o lugar de um castelo medieval de figuras importantes na história britânica de diversos pontos. Em Puck of Pook's Hill (1907), de Joseph Rudyard Kipling, um dos personagens refere-se a este lugar como a "Porta da Inglaterra", que é no que literalmente se transforma o guarda-roupa mencionado nos livros de Lewis. O sobrenome "Pevensie" só foi aparecer realmente nas Crônicas na terceira publicação, e no quinto livro da série: A Viagem do Peregrino da Alvorada.

História[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Quando Lúcia chega em Nárnia, está com 9 anos de idade, o que acontece em O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa. Quando aparece em A Última Batalha, ela já está com 17 anos de idade.

O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa[editar | editar código-fonte]

 Lúcia foi a primeira dos irmãos Pevensie a descobrir o guarda-roupa que os levou para Nárnia.
 Lá, ela e seus irmãos iniciaram uma aventura para derrotar a Feiticeira Branca e acabar com o seu inverno de cem anos.
 Durante sua jornada, Lúcia recebeu de presente uma adaga para se defender, e um tônico que tem o poder mágico de sarar qualquer coisa.
 Depois de derrotarem a feiticeira, ela e seus irmãos são coroados reis e rainhas de Nárnia.Eles reinaram por 15 anos (até que, numa caça, ela e seus irmãos voltaram para Inglaterra) e ela ficou conhecida como "A destemida".
 Lúcia ficou conhecida também pelos seus lindos cabelos dourados e sua alegria contagiante.O livro conta que todos os príncipes queriam cortejá-la.

O Cavalo e seu Menino[editar | editar código-fonte]

 Neste livro Lúcia já é adulta com cerca de 24 anos, e governa Nárnia junto aos seus três irmãos.Ela ficou em Cair Paravel governando Nárnia sozinha enquanto seu irmão, o Grande Rei, viajava em uma missão, e os seus outros irmãos visitavam a Calormânia.
 No final do livro, ela luta ao lado do seu irmão, Edmundo , e do rei Luna da Arquelândia, liderando os arqueiros na batalha contra o príncipe Rabadash enquanto sua irmã, Susana , fica em Cair Paravel, e seu irmão, Pedro , continua em sua missão.
 Nesse livro também, ela foi descrita como uma mulher que apesar de sua delicadeza é muito valente e luta como um homem, ou, no mínimo, como um rapazinho.Ela e Aravis se tornam melhores amigas.

Príncipe Caspian[editar | editar código-fonte]

 Lúcia volta à Nárnia por segunda vez junto com seus outros três irmãos, quando são chamados pela trompa mágica de Susana , que Príncipe Caspian a tocou.
 Ao chegar em Nárnia eles descobrem que Nárnia foi tomada e que um rei ilegítimo está usurpando o poder.Eles precisam ajudar o príncipe príncipe Caspian , o herdeiro legítimo, a subir ao trono.
 Lúcia foi a primeira a ver Aslam, e na segunda batalha do Beruna, contra os telmarinos , vai procurar Aslam para pedir-lhe ajuda.
 Ao final, Aslam abre um portal no ar para que os Pevensie voltem para seu mundo, e diz que Pedro e Susana não voltariam mais a Nárnia, mas que ela e Edmundo sim.

A Viagem do Peregrino da Alvorada[editar | editar código-fonte]

 Neste livro, apenas ela e Edmundo voltam para Nárnia, acompanhados por deu primo Eustáquio.
 No final da história deste livro, Lúcia descobre através de Aslam que ela e Edmundo também não poderão voltar mais para Nárnia depois desta ida. Somente o seu primo Eustáquio voltará.

A Última Batalha[editar | editar código-fonte]

 Lúcia volta a aparecer neste livro, só que não mais em Nárnia, mas sim na Verdadeira Nárnia.
 Lúcia, Pedro, Edmundo, Polly, Digory, Jill e Eustáquio morrem em um acidente de trêm na Inglaterra e vão parar no País de Aslam.Lá Lúcia reencontra todos os seus amigos que viveram com ela na Idade de Ouro, e também faz novos amigos como o rei Tirian e o calormano Emeth.

Interpretações[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]