Lan (cartunista)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outros significados de Lan, veja Lan.
Lan
Lan (cartunista)
Nascimento 18 de fevereiro de 1925
Montevarchi
Morte 4 de novembro de 2020 (95 anos)
Petrópolis
Cidadania Itália, Brasil
Ocupação caricaturista, desenhista
Empregador(a) O Globo

Lanfranco Aldo Ricardo Vaselli Cortellini Rossi Rossini, ou simplesmente Lan, (Montevarchi, 18 de fevereiro de 1925Petrópolis, 4 de novembro de 2020), foi um caricaturista italiano radicado na cidade do Rio de Janeiro.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Lan com o jornalista Alberto Dines

Lan, segundo filho de Aristides e Irma Vaselli, tem a infância marcada pela intensa troca de residência, em virtude da profissão do pai, instrumentista. Aos 4 anos, chega com a família - incluindo o irmão mais velho, Giuseppe - ao Brasil, em razão de um convite para Aristides integrar a Orquestra Sinfônica de São Paulo. Três anos mais tarde, por um convite da Orquestra Sinfônica de Montevidéu, a família se muda para o Uruguai. Em 1936, um chamado da Orquestra Sinfônica da Rádio El Mundo, Lan mora por pouco menos de um ano em Buenos Aires, Argentina, quando finalmente a família Vaselli se estabelece no Uruguai com o retorno de Aristides à Orquestra de Montevidéu.

Em 1945 e 1946, Lan inicia nos jornais Mundo Uruguaio e El País a trajetória profissional pela qual é internacionalmente consagrado. Entre 1948 e 1952, já na Argentina, o caricaturista (ele não gosta do anglicismo cartunista [1]) é contratado pelo Editorial Haynes, à época detentor da maioria das publicações de Buenos Aires e atua em 6 revistas e nos jornais Notícias Gráficas e El Mundo.

Em setembro de 1952, Lan visita à cidade do Rio de Janeiro e aceita o convite do jornalista Samuel Wainer para trabalhar no jornal Última Hora, fixando-se em definitivo na cidade um ano depois. Ainda inaugura, em 1953 a revista FLAN. Tem passagem breve pelo jornal O Globo, quando em 1962 passa a integrar a equipe do Jornal do Brasil, onde permaneceu por 33 anos.

Desde 1960 era casado com a ex-passista da GRES Portela Olívia Marinho e há 35 anos residia em um sítio em Pedro do Rio, município de Petrópolis, no Rio de Janeiro.

Ítalo-carioca[editar | editar código-fonte]

Na primeira estadia no Brasil, ainda criança, Lan entrou em contato pela primeira vez com a miscigenação de raças. A diversidade que viu durante os dois anos em que viveu no país resultou em um grande fascínio, acessado nas memórias da infância quando, em 1952, em visita à cidade do Rio de Janeiro, deslumbrou-se não somente com o contorno da geografia carioca e com a alegria do povo, mas principalmente com as mulheres. Em especial, as mulatas.

A forma curvelínea da belezas naturais da cidade do Rio de Janeiro está representa na assinatura que o artista usa nas obras. O traçado remete ao Morro do Pão de Açúcar, um dos cartões-postais mais visitados da capital.

Em 1972, Lan recebe o título de Cidadão Honorário da cidade do Rio de Janeiro pela Câmara Municipal. Ainda é condecorado com a Medalha Pedro Ernesto, o título de Carioca Honorário concedido pelo jornal O Globo e o título de Cidadão Honorário de Petrópolis.

As mulatas[editar | editar código-fonte]

A íntima relação com essas mulheres tem início em São Paulo, quando a família Vaselli contrata a babá Zezé para cuidar e amamentar o pequeno italiano. Tempos depois, o caricaturista confirmaria a devoção ao casar-se com a igualmente mulata Olívia Marinho, passista de Escola de Samba e integrante do trio Irmãs Marinho.

Caricaturadas com sinuosas curvas,[2] as mulatas de Lan exibem a leveza, a graça e a exuberância das mulheres cariocas. Por vezes, os desenhos têm as formas do corpo feminino misturadas às dos morros da cidade. Grande parte da obra de Lan é destinada a elas, a mais conhecida temática do caricaturista.

Morte[editar | editar código-fonte]

Em novembro de 2020, após dois meses internado no Hospital da Beneficência Portuguesa em Petrópolis, Lan morreu aos 95 anos vítima de problemas relacionados a pneumonia.[3][4]

Exposições[editar | editar código-fonte]

Obras publicadas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. http://videochat.globo.com/GVC/arquivo/0,,GO5941-3362,00.html
  2. http://www.vitrineliteraria.com.br/index.asp?Ir=noticias_exibir.asp&noticia=540
  3. «Morre chargista Lan, aos 95 anos, no Rio de Janeiro, diz TV». UOL. 5 de novembro de 2020. Consultado em 5 de novembro de 2020 
  4. Naliato, Samir (5 de novembro de 2020). «Chargista Lan morre aos 95 anos - UNIVERSO HQ». UNIVERSO HQ - Desde 2000, a sua referência em quadrinhos!. Consultado em 5 de novembro de 2020