Les Aspin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Les Aspin
Les Aspin
18º Secretário de Defesa dos Estados Unidos
Período 21 de janeiro de 1993
a 3 de fevereiro de 1994
Presidente Bill Clinton
Antecessor(a) Dick Cheney
Sucessor(a) William Perry
Membro da Câmara dos Representantes pelo 1º Distrito de Wisconsin
Período 3 de janeiro de 1971
a 20 de janeiro de 1993
Antecessor(a) Henry C. Schadeberg
Sucessor(a) Peter W. Barca
Dados pessoais
Nome completo Leslie Aspin, Jr.
Nascimento 21 de julho de 1938
Milwaukee, Wisconsin,
 Estados Unidos
Morte 21 de maio de 1995 (56 anos)
Washington, D.C.,
 Estados Unidos
Alma mater Universidade Yale
Universidade Oxford
Instituto de Tecnologia de Massachusetts
Partido Democrata
Serviço militar
Serviço/ramo Exército dos Estados Unidos
Anos de serviço 1966–1968
Graduação Capitão

Leslie "Les" Aspin, Jr. (Milwaukee, 21 de julho de 1938Washington, D.C., 21 de maio de 1995) foi um político e economista norte-americano. Ele serviu como membro da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos de 1971 a 1993 e também como 18º Secretário de Defesa entre 1993 e 1994 durante o primeiro ano da presidência de Bill Clinton.

No Congresso, Aspin tinha a reputação de sempre tomar uma posição conciliatória em questões controversas. Ele apoiou a administração de Ronald Reagan sobre a questão dos mísseis MX e na ajuda aos Contras da Nicarágua, porém foi contra ao bombardeiro B-2 Spirit e à Iniciativa Estratégica de Defesa. Aspin teve um papel importante ao convencer a Câmara dos Representantes a aprovar uma resolulção apoiando o uso da força pelo presidente George H. W. Bush contra o Iraque depois da invasão do Kuwait.

Como Secretário de Defesa, enfrentou questões complexas como o papel dos homossexuais e das mulheres nas forças armadas. Aspin teve que tomar grandes decisões sobre o uso de força militar na Somália, Bósnia e Herzegovina e Haiti. Foi contra o corte de orçamento do exército e sua reestruturação como parte do fim da Guerra Fria. Ele renunciou ao cargo por causa da perda de vidas norte-americanas na Somália ocasionadas pela falta de apoio militar adequado.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um político dos Estados Unidos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.