Lesliana Pereira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Lesliana Pereira
Nome completo Lesliana Massoxi Amaro Gomes Pereira
Data de nascimento 9 de Outubro de 1987 (26 anos)
Local de nascimento Soyo, Zaire
Nacionalidade Angola angolana
Altura 1,72 m

Lesliana Massoxi Amaro Gomes Pereira (Soyo, 9 de outubro de 1987), conhecida como Lesliana Pereira, é uma modelo, apresentadora de TV, actriz e rainha da beleza angolana.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Lesliana nasceu na cidade de Soyo, na província angolana do Zaire, porém mudou-se muito jovem para Benguela, terra natal de seus pais, onde passou grande parte de sua infância.

Em 1999, aos onze anos de idade, Lesliana muda-se, junto com sua mãe e mais dois irmãos, para Lisboa, capital de Portugal, devido ao tratamento da doença da sua irmã mais velha, diagnosticada com úlcera em estado terminal. Alguns meses depois, a sua irmã vem a falecer. Mesmo com o falecimento da irmã, Lesliana e a sua família continuam a viver em Portugal, mas passando as suas férias em Angola. [1]

Miss Angola 2008[editar | editar código-fonte]

Em 2007, durante as suas férias em Angola e graças ao convite da sua tia Guida, que fazia parte do Comité do Miss Zaire, Lesliana resolveu participar do concurso e regressar ao lugar onde nasceu [2] , acabando por ser eleita Miss Zaire 2008.

Em Dezembro do mesmo ano, representou a província em que nasceu no Miss Angola 2008. Na final realizada no dia 14 de Dezembro, Lesliana foi coroada vencedora do concurso [3] , recebendo a coroa da sua antecessora, a Miss Angola 2007, Micaela Reis.

Como embaixadora da beleza angolana, Lesliana também participou em diversas campanhas junto ao Instituto Nacional de Luta Contra a Sida, visando a consciencialização da população angolana sobre as formas de prevenção do contágio pelo vírus HIV [2] .

Miss Universo 2008[editar | editar código-fonte]

Como vencedora do Miss Angola, Lesliana recebeu o direito de representar o seu país no Miss Universo 2008, realizado no Vietname. Na final do concurso, a 13 de Julho, ela não foi escolhida como uma das semifinalistas. A vencedora foi a venezuelana Dayana Mendoza.

Durante o concurso, Lesliana foi colega de quarto da Miss Brasil Natália Anderle [4] .

Televisão[editar | editar código-fonte]

A sua carreira na televisão começou quando foi a São Paulo para ser entrevistada por Jô Soares. Após a entrevista, os directores da Globo Internacional convidaram-na para participar de um teste. Foi seleccionada e passou a apresentar o programa Revista África, uma revista electrónica exclusiva para telespectadores africanos e que fala sobre cultura, moda e assuntos de interesse da sociedade de angolana [5] . Desde então, é o principal nome da TV Globo na África.

No dia 18 de Dezembro de 2010, Lesliana foi a apresentadora do Miss Angola 2011, que coroou a Miss Angola Reino Unido Leila Lopes [6] , que viria a se tornar a Miss Universo 2011 [7] .

Cinema[editar | editar código-fonte]

Em um concurso realizado pela apresentadora Xuxa Meneghel em seu programa, o TV Xuxa, Lesliana disputou com Érica Chissapa, outra actriz angolana, um papel no filme Xuxa em O Mistério de Feiurinha. Na final do concurso, a Miss Angola venceu e ganhou a vaga no filme, onde interpretou Fadona [8] [9] .

Lançado no dia 24 de Janeiro de 2010, o filme foi um enorme sucesso em Angola, chegando a ultrapassar a bilheteira de Avatar na sua primeira semana de exibição [10] .

Referências


Precedido por
Micaela Reis
Miss Angola
2008
Sucedido por
Nelsa Alves