Lucimar (cantor)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Lucimar
Lucimar (cantor)
Cantor Lucimar em uma apresentação
Informação geral
Nome completo Lucimar Pereira dos Santos
Também conhecido(a) como Lucimar
Nascimento 11 de março de 1961 (63 anos)
Local de nascimento Filadélfia, TO
 Brasil
Nacionalidade brasileiro
Gênero(s) MPB, Sertanejo, Romântico
Ocupação(ões) Cantor, Compositor
Progenitores Mãe: Otília Pereira dos Santos
Pai: Antônio Ferreira dos Santos
Filho(a)(s) Isabella Rossi dos Santos, Allan Rossi dos Santos
Instrumento(s) Vocal, Violão, Viola caipira, Banjo, Cavaquinho, Baixo elétrico
Período em atividade 1975 - atualmente

Lucimar, nome artístico de Lucimar Pereira dos Santos (Filadélfia, 11 de março de 1961) é um cantor e compositor brasileiro. É multi-instrumentista, produtor musical, arranjador e criador jingles (Pinã Colada, Cynar). [1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Lucimar nasceu na fazenda Mariquinha, município de Filadélfia-TO, filho de músico amador, cresceu ouvindo Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga, Marinês, Filhos de Goiás, Silveira e Silveirinha entre outros. Aprendeu a tocar violão sozinho. Aos 16 anos entrou para uma banda de baile na cidade de Carolina (MA). Aos 18, migrou para São Paulo, onde passou a tocar na noite Paulistana.

Participou de inúmeras formações e grupos musicais, nos mais variados estilos, com destaque para o grupo MPB Trio do qual foi o idealizador e criador.

Em 1989, mudou-se para Portugal, onde também atuava fazendo shows, como líder da banda Os Virgens. Gravou os discos Tem Que Fazer um Carinho (2001), Brasilidade e Amor (2004) e o terceiro que se chama Interior (2007). De volta ao Brasil, passou a mostrar suas próprias canções aos produtores musicais que foram gravadas então por artistas de prestígio como Lucas e Luan, Guto e Nando, Sula Mazurega, Cláudia, Matão e Monteiro, Adalberto e Adriano, André e Adriano etc.

Nos anos 90 foi professor de cavaquinho, banjo e violão popular em Santo André - SP. Atuou em bandas de bailes na noite Paulistana e em Minas Gerais nos anos de 1996 a 2001. Nos anos 2000 participou ainda de Amostras de Música do SESC-TO.

Em 2000 ficou conhecido nacionalmente através de intérpretes do porte de Leonardo (De Corpo e Alma), Chitãozinho e Xororó (De Vez em quando vem), Daniel (Um homem apaixonado / A primeira letra / Só seu amor não vai embora), Zezé Di Camargo e Luciano (Só amando é que se vive), Padre Marcelo Rossi (Nossa Senhora, Tema do Filme Maria - Mãe do Filho de Deus), Rick e Renner (É dez, é cem, é mil / Minha luz / Sentimento alado / Relax / Não quero, mas eu te amo), Peninha (Farol), Cézar & Paulinho (Quando o amor vira saudade), Pedro e Thiago (Coração de aprendiz), Marciano (Só da boca pra fora), Milionário e José Rico (Volta pra casa/ Em frente ao portão), Chico Rey & Paraná (Por um triz), Gilberto Barros e outros.

Em 2007 apresentou com grande sucesso no Teatro Fernanda Montenegro (Palmas) o Show Interior, onde interpretou canções do seu álbum Interior, acompanhado por músicos de renome como o baixista Duda Bass, o pianista e vocalista Renato Moreira, o baterista Samuel Teixeira e o cantor violonista Humberto Carlos. [2]

Em 2008 apresentou também com muito sucesso e no mesmo local o show Minhas Canções, onde cantou musicas famosas acompanhadas pelo baterista Samuel Teixeira, pianista Renato Moreira, Vocalista Nacha Moreto e do baixista Jorge Menares.

Trilhas Sonoras[editar | editar código-fonte]

Compôs trilha sonora para a novela Amor e Ódio na emissora SBT e compôs temas de filmes como Corpos Perdidos na Estrada (Hélio Brito), Maria - Mãe do Filho de Deus (Moacir Góis, 2003), Ligeiramente Grávida, uma transa brasiliana (Hélio Brito). [3]

Lucimar é autor de temas de abertura programas de televisão como: Alma Sertaneja (TVE Tocantins) Rancho Raízes (TVE Tocantins) Alma de Caipira (TVE Tocantins e SBT)

Discografia[editar | editar código-fonte]

  • 2001 – Tem Que Fazer Um Carinho (CD)
  • 2004 – Brasilidade e Amor (CD)
  • 2007 – Interior' (CD)
  • 2007 – Tocantando (CD, DVD)
  • 2011 – Tocantinando (CD, DVD)
  • 2013 – No Coração do Brasil (CD, DVD)
  • 2014 – Piraquê (CD, DVD)
  • 2015 – Sússia, Nosso Ritmo e sua Gente (CD)
  • 2017 – Clã Destino (CD, DVD)
  • 2019 – A Voz do Poeta (CD, DVD)

Referências

  1. Biografia. Acesso em 10 de março de 2020.
  2. Novo CD de Lucimar será lançado nesta quinta-feira Acesso em 16 de março de 2020.
  3. Cantor Lucimar fechará programação musical do SALIMP Acesso em 16 de março de 2020.

Ligações Extarnas[editar | editar código-fonte]