Meralgia parestésica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Meralgia parestésica é uma mononeuropatia dolorosa, resultando em dormência ou dor na face exterior da coxa, devido a lesão de um nervo sensitivo da coxa[1].

Esta desordem neurológica crônica envolve um único nervo, o nervo cutâneo lateral da coxa, que também é chamado de nervo cutâneo femoral lateral.[2] O termo "meralgia parestésica " combina quatro raízes gregas para significar "dor na coxa com percepção anômala".

Sinais e sintomas[editar | editar código-fonte]

  • Dor no lado externo da coxa, ocasionalmente se estendendo para o lado externo do joelho, geralmente constante.
  • Uma sensação de queimação, formigamento ou dormência na mesma área.
  • Picada de abelha múltipla como dores na área afetada.
  • Ocasionalmente, dor na região da virilha ou dor se espalhando pelas nádegas.
  • Geralmente mais sensível ao toque leve do que à pressão firme.
  • Hiper sensibilidade ao calor (a água quente do chuveiro parece estar queimando a área).
  • Ocasionalmente, os pacientes podem se queixar de coceira ou uma sensação incômoda, em vez de dor na área afetada.

A distribuição inteira do nervo raramente é afetada. Normalmente, as sensações desagradáveis afetam apenas parte da pele fornecida pelo nervo.[3]

Causas[editar | editar código-fonte]

Nervo cutâneo lateral da coxa e outras estruturas que passam entre o ligamento inguinal esquerdo e o ilíaco, visão frontolateral do lado direito da pelve.

O nervo cutâneo femoral lateral mais frequentemente se torna lesionado por aprisionamento ou compressão, na região que passa entre o osso do quadril da frente (ilíaco) e o ligamento inguinal próximo à fixação na espinha ilíaca ântero-superior (o ponto superior do osso do quadril).[4] Menos comumente, o nervo pode ser aprisionado por outras estruturas anatômicas ou anormais, ou danificado por neuropatia ou trauma diabético ou outros, como por lesão pelo cinto de segurança em um acidente automóvel.

O nervo pode tornar-se doloroso durante um período de tempo, à medida que o ganho de peso faz com que as roupas íntimas, os cinturões ou o cós das calças gradualmente exerçam níveis mais altos de pressão. A dor pode ser aguda e irradiar para dentro da caixa torácica e para a virilha, coxa e joelho. Alternativamente, a perda de peso ou o envelhecimento podem remover as camadas de gordura protetora sob a pele, resultando em uma compressão do nervo contra roupas íntimas e cintos apertados.[5] Longos períodos de exercícios em pé ou na perna que aumentam a tensão no ligamento inguinal também podem causar pressão.

Referências

  1. Pearce, J. M. S. (1 de janeiro de 2006). «Meralgia paraesthetica (Bernhardt-Roth syndrome)». Journal of Neurology, Neurosurgery & Psychiatry (em inglês). 77 (1): 84–84. ISSN 1468-330X. PMID 16361600. doi:10.1136/jnnp.2005.072363 
  2. «Meralgia paresthetica - Mayo Clinic». www.mayoclinic.org. Consultado em 5 de setembro de 2016 
  3. «Meralgia Paresthetica—A Common Cause of Thigh Pain» 
  4. «Meralgia Paresthetica» 
  5. «Meralgia parestésica por compressão de cinta modeladora»