Neuropatia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Neuropatia
Classificação e recursos externos
CID-10 G56 - G63,
G90.0, G99.0
CID-9 337.0-337.1,
356-357, 377
eMedicine lista de tópicos
Star of life caution.svg Aviso médico

Em medicina, uma neuropatia se refere a uma doença do sistema nervoso.

Tipos[editar | editar código-fonte]

As quatro formas principais de danos nos nervos são polineuropatia, neuropatia autonômica, mononeuropatia e mononeurite múltipla. A forma mais comum é parestesia periférica que principalmente afeta pés e pernas.

Há outras formas menos comuns de neuropatias como a neuropatia entérica.

Causas[editar | editar código-fonte]

À parte da diabete, que pode levar à neuropatia diabética, as causas comuns de neuropatia são infecção de Herpes-zóster, HIV-AIDS (SIDA) , toxinas, alcoolismo, trauma crônico (como desordens de movimento repetitivas) ou trauma agudo (inclusive cirurgia), várias neurotoxinas e doenças auto-imunes como a doença celíaca. Dores neuropáticas são comuns em pacientes com câncer como um resultado direto da doença em nervos periféricos (por exemplo, compressão por um tumor), como um efeito colateral de muitas drogas da quimioterapia e como resultado de dano elétrico. Em muitos casos, a neuropatia é idiopática. Uma forma de compressão do nervo espinhal chamada de Síndrome de Rami pode conduzir à dor neuropática.

Sintomas[editar | editar código-fonte]

Neuropatia resulta freqüentemente em entorpecimento, sensações anormais chamadas disestesias e alodinias que acontecem espontaneamente ou em reação a estímulos externos e uma forma característica de dor, chamada dor neuropática ou neuralgia.

Normalmente a dor neuropática é descrita como "picada de agulha" ou "sensação de choque".

Ícone de esboço Este artigo sobre Medicina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.