Merryweather & Sons

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Merryweather & Sons é o nome comercial de uma tradicional empresa britânica, fabricante de produtos para o combate a incêndios.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Viatura Merryweather adquirida em 1912.
Corpo de Bombeiros do Paraná.
Viatura Merryweather 1924.
Africa do Sul.

A Merryweather & Sons possui origem na empresa fundada em 1690, por Nathaniel Hadley, fabricante, dentre outras coisas, de bombas (manuais) e equipamentos de combate a incêndios. Nessa época a empresa era conhecida como Hadley - Simpkin, devido a denominação do modelo de bomba sob patente comercial com esse nome.

Em 1791 Henry Lott ingressou na empresa, que então passou a designar-se Hadley, Simpkin e Lott. Posteriormente Lott assumiu o controle total da fábrica, e ao se aposentar, repassou-a ao seu sobrinho (por relação de casamento) Moses Merryweather, funcionário desde 1807.

Em 1862 foi construída uma nova fábrica em Lambeth, Londres, onde se passou a fabricar motores a vapor. E com a substituição das antigas bombas manuais por outras a motor a vapor, e posteriormente a motor a explosão, no início do século vinte, a fábrica adquiriu fama mundial.

A história recente da empresa não é bem conhecida. Em algum momento ela mudou-se para o País de Gales, e seus estoques se extinguiram em 1980. Existe em 1999 o registro de uma empresa de equipamentos de segurança, denominada Morris Merryweather, sob administração judicial; porém, sem existir maiores informações sobre seus vínculos com a Merryweather & Sons.

Referência[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]