Michael Biehn

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Michael Biehn
Nome completo Michael Connell Biehn
Nascimento 31 de julho de 1956 (58 anos)
Anniston (Alabama), Alabama
Nacionalidade Estados Unidos Norte-americano
Ocupação Ator
Atividade 1977 - presente
IMDb: (inglês)


Michael Connell Biehn (Anniston (Alabama), 31 de julho de 1956) é um ator norte-americano. Ficou conhecido por protagonizar filmes de ficção científica e ação de grande sucesso mundial como O Exterminador do Futuro , O Segredo do Abismo, Aliens, o Resgate e Comando Imbatível.


Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Michael Biehn nasceu Anniston (Alabama), cresceu em Lincoln (Nebraska), e aos 14 anos se mudou com sua família para Lake Havasu, Arizona, lá começou a atuar em produções de Teatro locais onde formou-se e terminou o ensino secundário em meados dos anos 1970. Fez a faculdade de Arte Dramática com uma bolsa de estudos oferecida pela Universidade do Arizona, tendo deixado prematuramente dois anos depois, quando mudou-se para Hollywood, para dar início à sua carreira artística.

Foi casado com Carlene Olson até 1987 com quem teve dois filhos. Em 1988 casou-se com Gina Marsh e teve também dois filhos, vindo a separar-se em 2007.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Em 1978, Biehn estreou no seriado de TV, "Operation Runaway". Em seus próximos projetos Biehn faria da maldade o seu forte, no Cinema fez seu primeiro grande papel, como um fã psicótico que persegue Lauren Bacall em "O Fã – Obsessão Cega".

Ele ganhou notoriedade internacional quando fez o papel de Kyle Reese, um sargento do futuro, mandado de volta no tempo por John Connor para salvar sua mãe, Sarah Connor (Linda Hamilton) do Exterminador (Arnold Schwarzenegger) no clássico filme de ficção científica "O Exterminador do Futuro" do diretor James Cameron. Desde então estabeleceu uma sólida parceria com James Cameron que lhe rendeu papéis importantes em filmes cult como: o Cabo Dwayne Hicks de "Aliens" e por seu papel do psicótico Tenente Hiram Coffey em "O Segredo do Abismo", o estúdio fez na época uma campanha para obter uma indicação para o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante para Michael Biehn, mas não obteve sucesso.

Nos anos 90, reprisou seu papel brevemente como Kyle Reese, em O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final (1991), que foi removido da versão para o Cinema, mas foi restaurado em DVD em Edições Especiais e em Director's Cut (versão do Diretor), fez também "Comando Imbatível" (1990), K2 - A Montanha da Morte (1991) fez o papel memorável do vilão Johnny Ringo em "Tombstone: A Justiça Está Chegando" (1993) e também "A Rocha"(1996).


Filmografia Parcial[editar | editar código-fonte]

Séries de TV[editar | editar código-fonte]


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um ator é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.