Misa Criolla

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Misa Criolla.png

Misa Criolla ("Missa Crioula", em espanhol) é uma obra musical para solistas, coro e orquestra, de natureza religiosa e folclórica, criada pelo compositor argentino Ariel Ramírez. Os textos litúrgicos foram traduzidos e adaptados pelos padres Alejandro Mayol e Jesús Gabriel Segade. A peça, considerada uma das obras máximas da música argentina, foi inspirada por - e dedicada a - duas religiosas alemãs, Elisabeth e Regina Brückner, que durante o nazismo ajudaram com alimentos os prisioneiros de um campo de concentração.

A obra foi composta e gravada em 1964, e lançada como álbum em 1965, com o célebre grupo folclórico Los Fronterizos (Eduardo Madeo, Gerardo López, Julio César Isella e Juan Carlos Moreno) como solistas, Jaime Torres no charango, Domingo Cura na percussão, Raúl Barboza no acordeão, Luis Amaya no violão, a Cantoría de la Basílica del Socorro, regida pelo padre J. G. Segade, e uma orquestra formada por instrumentos regionais, conduzida pelo próprio Ariel Ramírez.

Simultaneamente com a Misa Criolla, Ariel Ramirez compôs Navidad Nuestra, com letra de Félix Luna, e incluída como lado B do álbum de lançamento. Ambas as obras estão relacionadas e em algumas oportunidades já se acreditou que a Navidad Nuestra, ou alguns de seus temas, fizessem parte da Misa Criolla.

A obra foi interpretada por renomados artistas de todo o mundo, e trata-se da única obra musical argentina editada nos cinco continentes.[1] A versão mais difundida mundialmente é a que foi realizada pelo tenor espanhol José Carreras em 1987, no Santuario de la Bien Aparecida, Cantábria, acompanhado por Ariel Ramírez como diretor da orquestra (Philips CD 420 955). Entre outras versões de destaque estão a realizada por Zamba Quipildor, na Itália, em 1974, com o coro Os Madrigalistas de Bucareste, e a gravada por Mercedes Sosa em 2000, pela qual ela recebeu o prêmio Grammy Latino.[2] Outra versão importante foi executada pela cantora peruana Chabuca Granda, na Basílica de Guadalupe.

Referências

  1. Contracapa do álbum Misa Criolla-Navidad Nuestra, Philips, 1984.
  2. La Misa Criolla, por Mercedes Sosa. Visitado em 1 de abril de 2013.


Ícone de esboço Este artigo sobre um álbum de Mercedes Sosa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.