Mopti

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mopti
—  Comuna e cidade  —
Mercado da cidade
Mercado da cidade
Localização de Mopti em Mali
Localização de Mopti em Mali
Mopti está localizado em: Mali
Mopti
Localização de Mopti no Mali
14° 29' 45" N 4° 11' 55" O
País Mali
Região Mopti
Cercle Mopti
Área [1]
 - Total 40 km²
Altitude 268 m (879 pés)
População (2009)[2]
 - Total 114 296
    • Densidade 2,900/km2 
Fuso horário GMT (UTC+0)

Mopti (pronuncia-se Moti) é uma cidade localizada na confluência do Rio Níger e do Rio Bani, em Mali, entre Timbuktu e Ségou. A cidade se situa em três ilhas ligadas por diques: a Cidade Nova, a Cidade Velha e Bani. Por esse motivo, é conhecida por alguns como "Veneza de Mali". Seu porto é o principal do país.

História[editar | editar código-fonte]

Mopti foi fundada pelo povo Bozo, sob o nome de Sanga. No século XIX, Mopti foi dominada pelo Império Macina. Depois, passou a fazer parte do Império Toucoleur, e por fim, foi conquistada pelos franceses. Durante a dominação francesa, Mopti de tornou conhecida por sua indústria de pluma de garça.

Transporte[editar | editar código-fonte]

Trens conectam Mopti a Timbuktu, Gao, Koulikoro e Djenné. A cidade também é ligada a Sevaré, onde se localiza o aeroporto de Mopti.

Demografia[editar | editar código-fonte]

Mopti é a quarta maior cidade de Mali, com aproximadamente 110.000 habitantes, majoritariamente das etnias Bambara, Bozo, Dogon, Songhai e Fula.

Turismo[editar | editar código-fonte]

As atrações da cidade são a mesquita local, o porto e, na outra margem do Níger, pequenas aldeias pesqueiras.

Referências

  1. Country-Region List (em inglês) Common and Fundamental Operational Datasets Registry: Mali. United Nations Office for the Coordination of Humanitarian Affairs. Página visitada em 13 de março de 2014.
  2. Resultats Provisoires RGPH 2009 (Région de Mopti) (PDF) (em francês) République de Mali. Institut National de la Statistique. Página visitada em 13 de março de 2014.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]