Mumble

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mumble
Logótipo
Mumble
Captura de tela
Mumble
Desenvolvedor Thorvald Natvig
Modelo do desenvolvimento Software Livre
Versão estável 1.4.287[1] Edit this on Wikidata (14 setembro 2022; 14 abril 2024)
Idioma(s) Multilíngue (português)
Escrito em C++ (Qt)
Sistema operativo GNU/Linux, Mac OS X, iOS, Android[2]Microsoft Windows
Gênero(s) Cliente e servidor VoIP
Licença Nova licença BSD
Estado do desenvolvimento Ativo
Página oficial www.mumble.info (em inglês)., acessado pela última vez há 707 semanas e 6 dias

O Mumble é um programa aplicativo de voz sobre IP criado para ser usado principalmente por gamers, e seu funcionamento é similar a outros programas como TeamSpeak e Ventrilo.

Ele adota a arquitetura cliente-servidor, que permite aos usuários conversarem entre si através do mesmo servidor.[3]

O Mumble é um software livre, é multiplataforma, e é liberado sob os termos da nova licença BSD.

O Mumble possui uma interface administrativa muito clara, e grande parte dos esforços de engenharia são focados na qualidade de som e na baixa latência. Em adição a isso toda a comunicação é criptografada para assegurar a privacidade dos usuários. [4]

Desde a versão 1.1.7, o Mumble tem suporte nativo para o visor LCD do teclado Logitech G15.

Hierarquia de canais[editar | editar código-fonte]

Um servidor Mumble (chamado Murmur) possui um canal Raíz, com uma estrutura em árvore hierárquica de canais. Usuários podem vincular canais para criar grandes canais virtuais temporários. Isto é útil durante eventos maiores, nos quais um pequeno grupo de usuários pode conversar em um canal, mas estão vinculados a um canal comum com outros usuários para ouvir anúncios. Ele também é um recurso bastante útil em jogos de tiro em primeira pessoa com times. Cada canal possui um conjunto de grupos associados e listas de controle de acesso que controlam as permissões dos usuários. O sistema é capaz de atender cenários únicos e imensamente diversos, ao custo de complexidade adicionada à configuração.[5]

Qualidade do som[editar | editar código-fonte]

O Mumble usa o Speex não só como um codec de voz, mas também para controle automático de ganho e redução de ruídos. A partir da versão 1.2 o CELT também é suportado[4]. O Mumble é otimizado para baixa latência, resultando em uma comunicação mais veloz. O Mumble incorpora anulação de ecos, que permite o uso de alto-falantes assim como fones de ouvido. Além disso o mumble implementa o recurso de áudio posicional, e portanto precisa apenas da posição relativa de outros jogadores. Isso permite que os jogos sejam suportados através de complementos, é o caso do Call of Duty no Windows[6], e de maneira análoga outro complemento possibilita o mesmo no Minecraft[7].

Sobreimpressão[editar | editar código-fonte]

Há uma sobreimpressão integrada para uso em jogos.[4] A sobreimpressão mostra quem está falando e o que está vinculado ao canal em que eles estão. Desde a versão 1.0, usuários podem enviar seus próprios avatares para os representar na sobreimpressão, criando uma experiência totalmente personalizada. Desde a versão 1.2, a sobreimpressão funciona com a maioria dos jogos Direct3D 9 e OpenGL no Windows, e possui funcionalidades OpenGL para o GNU/Linux e o Mac OS X. Com a versão 1.2.0, suporte ao Direct3D 10 foi liberado.[8] Suporte a jogos com DirectX 11 está planejado,[9] mas o gerente de projeto encarregado da sobreimpressão não possui acesso a hardware compatível para testes.

Áudio posicional[editar | editar código-fonte]

Para alguns jogos o Mumble pode permitir que você escute as pessoas que estão jogando com você pela posição deles no jogo.[4] Isto não inclui só o senso de direção, mas também da distância.

Para conseguir este resultado, o Mumble envia sua própria posição no jogo para jogadores no mesmo jogo em cada pacote de áudio. Há dois modos a partir dos quais o Mumble pode conseguir a informação necessária para isto: ele pode ler as informações direto da memória do jogo, que é o modo que a maioria dos jogos usam atualmente; ou os jogos podem fornecê-la eles mesmos através de uma interface chamada complemento de vinculação.

O complemento de vinculação oferece aos jogos um método para expor as informações necessárias para próprios áudios posicionais ao incluir uma pequena parcela de código-fonte fornecida pelo projeto do Mumble[10]. Até este ponto esta interface é usada por jogos livres, uma vez que eles estão mais dispostos a incluir tais modificações em seu código.

Uma lista dos jogos suportados pelo sistema de áudio posicional pode ser encontrada no sítio oficial.

Integração com o servidor[editar | editar código-fonte]

O Mumble é projetado para adaptar-se a estruturas tecnológicas e sociais. E por isso, o servidor é totalmente controlável remotamente através do protocolo Ice.[11] Usuários, Canais e também instâncias de servidores virtuais podem ser manipuladas. O projeto oferece inúmeros roteiros de exemplo, ilustrando as capacidades da interface[12] assim como vários roteiros pré-fabricados fornecendo recursos como autenticação de usuários de base de dados existentes de instalações do phpBB ou do Simple Machines Forum[13]. O servidor murmur utiliza por padrão a porta 64738 TCP e UDP.

Uma implementação alternativa minimalista do servidor-mumble se chama uMurmur.[14] A intenção é que ela seja instalado em sistemas embarcados com recursos limitados, como por exemplo, pontos de acesso residenciais rodando OpenWrt[15]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Release v1.4.287». 14 setembro 2022 
  2. Mumble Beta para Android
  3. http://wiki.mumble.info/wiki/FAQ
  4. a b c d «Projeto do Mês, novembro de 2009» (em inglês). SourceForge.net. 31 de agosto de 2005. Consultado em 30 de junho de 2011 
  5. http://wiki.mumble.info/wiki/ACL_and_Groups
  6. http://wiki.mumble.info/wiki/Main_Page
  7. http://wiki.mumble.info/wiki/Games#Native_Support_Plugins
  8. http://wiki.mumble.info/wiki/Games#Overlay
  9. «Lista A-Fazer - Mumble» (em inglês). www.mumble.info. Consultado em 30 de junho de 2011 
  10. http://wiki.mumble.info/wiki/Link
  11. «Cópia arquivada». Consultado em 17 de outubro de 2010. Arquivado do original em 27 de julho de 2011 
  12. http://mumble.git.sourceforge.net/git/gitweb.cgi?p=mumble/mumble;a=tree;f=scripts
  13. «Cópia arquivada». Consultado em 17 de outubro de 2010. Arquivado do original em 9 de julho de 2012 
  14. http://code.google.com/p/umurmur/
  15. «uMurmur - Como fazer» (em inglês). wiki.openwrt.org. Consultado em 9 de outubro de 2011 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]