Nilba e os Desastronautas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações.
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Nilba e os Desastronautas
Estados Unidos Newbie and the Disasternauts
Informação geral
Formato Série de desenho animado
Género Comédia
Ficção científica
Duração 7-15 min.
Criador(es) Ale McHaddo
País de origem Brasil Brasil
Idioma original Português
Produção
Produtor(es) 44 Toons
Fundação Padre Anchieta
Elenco Alex Minei
Rafael Camacho
Tiaggo Guimarães
Thayná Almeida
Vagner Santos
Laudi Regina
Sidney Cesar
Mauro Castro
Exibição
Emissora de
televisão original
Brasil TV Rá-Tim-Bum, Gloob, TV Cultura e TV Brasil
Estados Unidos Starz Kids e Family Channel
Formato de exibição HDTV
Transmissão original 2008 - 2009
N.º de temporadas 3
N.º de episódios 39 (lista de episódios)
Cronologia
Último
Último
Escola de Princesinhas
Próximo
Próximo
Programas relacionados A Mansão Maluca do Professor Ambrósio

Nilba e os Desastronautas é uma série de desenho animado criada por Ale McHaddo (mesmo criador de Osmar, a Primeira Fatia do Pão de Forma, vencedor do Prêmio de melhor piloto para crianças de 11 a 14, MIP JR, Canes, 2006) e produzida pela 44 Toons em co-produção com a Fundação Padre Anchieta. A série começou a ser exibida pela TV Rá-Tim-Bum no de 2007 até 2008, sendo mais tarde reprisada em 2010 pelos canais Gloob e TV Cultura (no Quintal da Cultura) e pela TV Brasil.

A série é uma paródia aos seriados de ficção científica como Perdidos no Espaço, Star Trek e que também faz referências a séries de animação em geral. Nilba e os Desastronautas se destaca por ter sido a 1ª série totalmente brasileira a ser vendida para os EUA sendo exibida nos canais norte-americanos Starz Kids e Family Channel com o nome de Newbie and the Disasternauts.[1]

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Nilton Bawsk é um garoto de 9 anos que como todos os garotos dessa idade muda constantemente de ideia. Hora sonha em ser bombeiro, hora em ser cowboy. Um dia assiste a uma propaganda e decide que quer ser capitão estelar. No futuro, ao invés de ter uma festa temática, Nilba compra com suas parcas economias uma viagem interplanetária. Nilba é tido como um genial capitão garoto pela tripulação da S.S. Geniwald. Eles saltam para o espaço porém acabam caindo na Lua Ervilha, um pequeno planeta asteroidal sem órbita definida e que ao ser atraído por outros planetas, muda suas características e atmosfera. Nilba e sua tripulação exploram a Lua Ervilha encarando seus estranhos habitantes e buscando um meio de voltarem à Terra, muitas vezes sendo incomodados pelo vilão Lord Zürduqui que tenta obter as informações dos tripulantes junto de seu ajudante Yürkut. A maioria dos episódios são paródias a desenhos animados e seriados da cultura popular muitas vezes até mencionando nomes de outros personagens fictícios. Presos na Lua Ervilha, a tripulação busca jeitos de voltar para casa, enquanto que o capitão está mais interessado em se divertir, afinal de contas, Nilba é só um garoto!

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Nilton "Nilba" Bawsk - É o personagem principal. Um garoto ingênuo de 9 anos que é o capitão da tripulação S.S. Genivald. Ele se tornou capitão após uma tentativa fracassada de ir ao espaço com suas poucas economias junto de seu amigo Albert e sua prima Laika, além de uma tripulação reserva, tendo consequências indo parar na Lua Ervilha ao tentar pilotar a nave. Ele pode ser considerado um garoto egoísta e mimado já que sempre tem o que ele quer e quase nunca ajuda os outros. Além disso adora levar as coisas na brincadeira mesmo nas horas sérias, causando problemas. Mesmo não sendo um capitão de verdade ele adora se exibir e ter postura de líder. Seus pais nunca foram vistos fora em uma foto e também em um disfarce do Zürduqui para tentar enganá-lo. Sua principal frase é "Babuska" (uma alusão ao asteróide 36060 Babuska, que significa velhinha em russo) dita toda vez que se anima ou desanima com algo.
  • Albert II - Um chimpanzé antropomórfico amigo e mentor de Nilba. Ele sempre age com maturidade ao contrário de Nilba e detesta quando ele faz algo errado que mete eles e a tripulação em perigo. Muitas vezes se mostra sério embora constantemente tenha ataques de risos a toa quanto as coisas que o Nilba faz geralmente esperneando "Você é uma piada viva! Você não existe!". Ele também demonstra sofrer de asma já que sempre está respirando com seu aparelho. Além disso constantemente faz citações de personagens da cultura popular em suas frases como por exemplo: "Pelo relógio do Ben 10", "Pelo pai do Luke Skywalker", "Pelos tentáculos do Lula Molusco", entre outros. Como mostrado no episódio De Onde Viemos ele já morava com Nilba antes mesmo deles irem pra Lua Ervilha.
  • Laika Bawsk - É a prima de Nilba, uma adolescente de 12 anos. Ela entrou na equipe após Nilba convidá-la para viajar junto dele no espaço consequentemente também ficando presa na Lua Ervilha. Diferente de Nilba ela se mostra ser muito mais esperta e madura que ele chegando muitas vezes a ajudar a equipe nas missões. Assim como seu primo ela também não teve seus pais revelados no desenho. É mostrado no episódio A Amiga que ela tem uma amiga que acaba indo para na Lua Ervilha em busca de encontrá-la que acaba virando alvo de paixão do Nilba.
  • Dona Hilda - A cozinheira da S.S. Genivald. É ela a responsável por fazer a comida da tripulação fazendo, vários pratos estranhos com os alimentos achados pela Lua Ervilha, mas que mesmo assim os tripulantes demonstram comerem normalmente. Como revelado no episódio De Onde Viemos ela era copeira da E.I.T.A., a organização que financiou a viagem da equipe antes de fazer da tripulação. Ela também é a mais velha da tripulação e possui um cabelo estilo Princesa Leia da série Star Wars.
  • Dr. Roger - É o cientista da S.S. Genivald. Ele é o responsável por estudar todos os fenômenos da Lua Ervilha e fazer inveções para ajudar a tripulação. Ele tem uma personalidade muito calma. Como revelado no episódio De Onde Viemos ele trabalhava na E.I.T.A. antes de fazer parte da tripulação. Está sempre trabalhando em seu laboratório raramente aparecendo fora da nave.
  • Sr. Zabarowsk "Zaba" - O mecânico da S.S. Genivald. É o responsável por monitorar os equipamentos da nave. Ele tem uma personalidade muito calma e lenta assim como Roger. Como revelado no episódio De Onde Viemos ele cuidava da manutenção do prédio da E.I.T.A. antes de fazer parte da programação. Seu melhor amigo é o robô Contralt que ele constantemente conserta. Raramente é visto fora da nave ou em missões.
  • Contralt Del Valle - É um robô vermelho da S.S. Genivald. Não se sabe qual é a sua função na equipe, embora geralmente sirva de microfone pro Nilba quando faz reunião com toda tripulação. Como visto no episódio Colecione Todos ele é um robôs cheio de falhas que está sempre entrando em pane, embora isso não seja mostrado nos demais episódios. Como revelado no episódio De Onde Viemos ele era uma máquina da E.I.T.A. que acabou por se tornar um robô ao entrar na tripulação da S.S. Genivald junto com os outros.
  • Sr. Dawsons - Um membro da S.S. Genivald. Ele é o responsável pela segurança da tripulação, embora que nunca isso seja mostrado no desenho. Assim como os demais membros da equipe ele trabalhava na E.I.T.A. antes de fazer parte da tripulação. Como mostrado no episódio Colecione Todos, Nilba o admira e tenta ser um aventureiro e lutador que nem ele embora nunca tenha sido visto lutando.
  • Zürduqui - É o principal vilão do desenho. Um alienígena auto proclamado soberano da Lua Ervilha que tenta obter a todo custo informações de Nilba e sua equipe para poder dominar a nave. Está sempre andando com seu ajudante atrapalhado Yürkult que o auxilia em seus planos, mas sempre acaba se dando mal no final. Ele é um alienígena cinza, sem cabelos, com uma cabeça grande, sem nariz e orelhas, além de um grande manto roxo. Curiosamente é possível notar que no quarto de Nilba há um boneco dele em meio aos seus brinquedos.
  • Yürkut - É o ajudante atrapalhado de Zürduqui. Está sempre ajudando seu mestre em seus planos embora demonstre não ser inteligente além de ter um cérebro muito pequeno como mostrado no episódio Fique por Dentro. Ele é um alienígena verde e magro, sem nariz e orelhas, além de olhos distorcidos e um corpo torto. No episódio Natal na Lua Ervilha é revelado que ele na verdade é um clone do Zürduqui que era pra ser um pouco menos esperto que ele, mas acabou saindo errado.

Episódios[editar | editar código-fonte]

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Nilba faz uma aparição em um dos episódios do desenho A Mansão Maluca do Professor Ambrósio, onde participa de um campeonato espacial concorrendo com os personagens do desenho, e sem ter nenhuma fala.
  • O episódio "Os 7 Invasores" os personagens fazem um crossover com os alienígenas 7 Invas, personagens também criados pela 44Toons (na época 44 Bico Largo) para um jogo de computador em 1999.
  • Nilba já fez um cameo em um dos episódios de Osmar, a Primeira Fatia do Pão de Forma como um brinquedo de uma criança.
  • No episódio "De Onde Viemos" é mostrada toda origem dos personagens começando com Nilba e Albert vendo um comercial sobre viagens espaciais, depois Nilba chama Laika e os três vão a base da qual os demais tripulantes eram funcionários da empresa, Nilba mente dizendo ser um capitão formado e com seu pouco dinheiro acabam ganhando uma nave simples da qual Nilba dirige até eles caírem na lua Ervilha.
  • Na versão americana a série passou por algumas mudanças no enredo além do fato de Nilba passar a ser chamado de Newbie (novato, em inglês) e ser um garoto de 12 anos e não 9.
  • No final do episódio "Comandantes Estelares" Nilba faz uma quebra da quarta parede ao dizer e se nós fossemos personagens de um seriado de TV.

Referências

  1. Desenho animado brasileiro 'Nilba e os Desastronautas' será exibido nos Estados Unidos InfoAnimation (14 de fevereiro de 2013). Página visitada em 24 de abril de 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]