Nirgal Vallis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nirgal Vallis
Nirgal Vallis in Coprates.JPG
Nirgal Vallis, que abrange dois quadrângulos, possui formações parecidas com aquelas causadas por sapping. Imagem obtida pela THEMIS.
Planeta Marte
Tipo vallis
Coordenadas 28.4° S, 42° W
Extensão 496.0 km
Quadrângulo Coprates
Epônimo "Marte" em acadiano

Nirgal Vallis é um longo canal fluvial no quadrângulo de Coprates e no de Phoenicis Lacus em Marte, localizado a 28.4º latitude sul e 42 longitude oeste. Sua extensão é de 496 km e seu nome vem da palavra "Marte" em acadiano.[1] A metade ocidental de Nirgal Valles é um sistema ramificado, mas a metade oriental um vale rijamente sinuoso, profundamente entrincheirado. Nirgal Valles termina em Uzboi Vallis. Seus tributários são pouco extensos e terminam nas cabeceiras dos vales de paredes íngremes, frequentemente chamados "vales de cabeçeiras de anfiteatro". A forma das cabeceiras destes vales é semelhante à dos circos na Terra. [2]

Nirgal Vallis e sapping[editar | editar código-fonte]

Nirgal Vallis é uma das cadeias de vales mais extensas de Marte. Tão extensa que é encontrada em mais de um quadrângulo. Os cientistas não sabem como todos os antigos vales fluviais se formaram. Há evidências de que no lugar de chuva ou neve, a água que formou estes vales tenha se originado no subterrâneo. Um dos mecanismos que tem sido propostos é o sapping.[3] No processo de sapping, o solo se rompe à medida que a água é liberada. O sapping é comum em algumas áreas desérticas do sudoeste americano. O sapping forma alcovas e tributários. Essas formações são visíveis na imagem abaixo de Nirgal Vallis obtida com a THEMIS da Mars Odyssey.

Referências

  1. http://planetarynames.wr.usgs.gov
  2. Baker, V. 1982. The Channels of Mars. University of Texas Press. Austin
  3. http://themis.la.asu.edu/zoom-20030916a.html
Ícone de esboço Este artigo sobre Marte é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.