O Gene Egoísta
O Gene Egoísta (1976) é o primeiro livro de Richard Dawkins, onde ele apresenta uma teoria que procura explicar a evolução das espécies na perspectiva do gene e não do organismo, ou da espécie[1].
Segundo ele, o organismo é apenas uma "máquina de sobrevivência" do gene, cujo objetivo é a sua auto-replicação e onde a espécie onde ele existe é a "máquina" mais adequada a essa perpetuação. Analisando o comportamento de algumas espécies animais, Dawkins explica que o altruísmo que se observa em muitas espécies não é contraditório com o egoísmo do gene, mas contribui para a sua sobrevivência.
Segundo alguns, a teoria lançada por Dawkins pode ser interpretada como uma afirmação do liberalismo (do egoísmo como característica fundamental dos seres vivos, onde o altruísmo, quando existe, é apenas uma forma de perpetuar o indivíduo)[2].
Neste livro, Dawkins reformula igualmente o conceito de meme, ou seja, o equivalente cultural do gene, a unidade básica da memória ou do conhecimento, que o ser humano transfere conscientemente para os seus descendentes.
Dawkins afirma no Prefácio da primeira edição que os conceitos elaborados neste livro não são de sua autoria, uma vez que já tinham sido formulados por George C. Williams, J. Maynard Smith, W. D. Hamilton e R. L. Trivers[3]
Referências
- ↑ "O Gene Egoísta" apresentação do livro de Richard Dawkins no site da editora Gradiva - Colecção Ciência Aberta (Portugal) acessado a 30 de setembro de 2009
- ↑ Borges, Julio Daio (2008) "O Gene Egoísta, de Richard Dawkins " opiniões sobre o livro no site DigestivoCultural.com (da Livraria Cultura, Brasil) acessado a 30 de setembro de 2009
- ↑ "O Gene Egoísta, de Richard Dawkins" Prefácio da edição de 1976, no site da editora Gradiva - Colecção Ciência Aberta (Portugal) acessado a 30 de setembro de 2009
[editar] Crítica
Steven Rose (especialista em biologia e neurobiologia) afirma no seu livro "not in our genes" que esta visão é reducionista (adjetivo que Dawkins considera indevido) e também critica a psicologia evolutiva e o determinismo biológico contido nas idéias de Dawkins.
[editar] Ligações externas
- Código do Livro (edição desconhecida) - ISBN 853190188X
| Sociobiologia |
|---|
|
Robert Trivers | Richard Dawkins (O Gene Egoísta, meme) | W. D. Hamilton | Edward O. Wilson || Seleção natural |
| Richard Dawkins |
|---|
|
Livros ou documentários: O Gene Egoísta - O Fenótipo Estendido - O Relojoeiro Cego - O Rio Que Saía do Éden - A Escalada do Monte Improvável - Desvendando o Arco-íris - O Capelão do Diabo - The Ancestor's Tale - A raiz de todos os males? - Deus, um Delírio - O Maior Espetáculo da Terra - As Evidências da Evolução |
|
Ver também: W. D. Hamilton - Williams revolution - ateísmo - humanismo - evolução - Lalla Ward |