Saltar para o conteúdo

Orientação Parental de TV

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O sistema de TV Parental Guidelines, traduzido como Orientação Parental de TV, foi proposto pela primeira vez em 19 de dezembro de 1996 pelo Congresso dos Estados Unidos, a indústria da televisão e da Federal Communications Commission (FCC), entrou em vigor em 1º de janeiro de 1997 na maioria das grandes transmissões e redes de TV a cabo dos EUA, em resposta às preocupações do público,[1] cada vez mais de conteúdo sexual explícito, violência gráfica e palavrões fortes em programas de televisão. Foi estabelecido como um sistema de participação voluntária, com avaliações a serem determinadas pelas transmissões, individualmente dos participantes e as redes de cabo.

Ele foi projetado especificamente para ser usado com o chip-V, que foi mandado para ser construída em todas as televisões fabricadas desde 2000, mas as próprias orientações não têm força jurídica e não se aplicam a notícias ou programas desportivos, impedindo assim como redes CNN, Fox News, ESPN e Fox Sports aplicar o sistema de classificação, juntamente com a maioria dos infomerciais (que são classificados os mesmos intervalos regulares de publicidade comercial, que também não é avaliado), mas recentemente, esta regra tem deixado de aplicar algumas notícias de entretenimento e programas news-magazine como Extra Access Hollywood que todos carregam agora a classificação "PG-TV" e principalmente devido ao conteúdo de fontes externas, incluindo programação de televisão que a realidade é muitas vezes superior ao limiar de TV-G.

Classificações

[editar | editar código-fonte]

(Conteúdo infantil)

Animações ou live-actions infantis, os temas e os elementos neste programa são projetados especificamente para um público muito jovem, incluindo crianças de idades 2 à 6. Esses programas não são esperados para assustar as crianças mais novas. São exemplos de programas emitidos esta classificação incluem Vila Sésamo, Barney e seus amigos, Dora, a Aventureira, Go, Diego, Go! e Backyardigans. Além disso, em alguns programas de TV-Y, é geralmente aquelas debatidas em redes over-the-air de transmissão variando da TV NBC, logotipo da E/I será mostrado através de elementos do programa se ele contém conteúdo educacional.

(Não recomendado para menores de 7 anos)

Esta classificação pode não ser apropriadas para algumas crianças com menos de 7 anos. Esta avaliação pode incluir humor suave, violência animada leve, ou conteúdo considerado demasiado assustador ou controverso para ser mostrado às crianças menores de 7 anos. Exemplos: Mansão Foster Para Amigos Imaginários, KND: A Turma do Bairro, Gravity Falls e Bob Esponja.

(Não recomendado para menores de 7 anos com violência fantasiosa)

Quando uma animação tem visivelmente mais violência de fantasia, ele é classificado como "TV-Y7-FV". Exemplos: Digimon, Pokémon (depois de ser transferida para o Cartoon Network, onde na Kids WB foi anteriormente avaliado como "TV-Y"), Power Rangers, e a série Sonic X. A maioria das animações japonesas ou animes dublados e dirigido para crianças nos Estados Unidos, são sugeridas com esta classificação.

(Recomendado para todos os públicos)

Embora, esta classificação não é muito usado para ser atribuído nas animações especificamente para crianças, a maioria dos pais podem deixar as crianças mais jovens assistir este programa autônomo. Contém pouca ou nenhuma violência, linguagem leve e pouco ou nenhum diálogo sexual. Redes de informações como jornais, são geralmente classificados como "TV-G". Show são direcionados para pré-adolescentes e adolescentes na Nickelodeon e no Disney Channel estão classificados como "TV-G".

(Classificação destinada com a orientação parental)

Esta classificação significa que o programa pode não ser adequado para crianças menores sem a orientação dos pais. Muitos pais podem querer vê-lo com seus filhos mais jovens. Vários conteúdos meio não apropriados são classificados como "PG-TV" para conteúdos familiares, diálogos, humor sugestivos e linguagem inapropriada. Alguns seriados do horário nobre, como Everybody Loves Raymond, Os Simpsons, Futurama (FOX e nas transmissões do Adult Swim), Seinfeld, e a série Dragon Ball geralmente classificado como "PG-TV". Desde 2008, todas as programações do WWE (incluindo o seus Pay-Per-Views) foram classificados como "TV-PG" (que eram anteriormente como "TV-14", mas a classificação foi alterada para atrair mais o público).

A classificação PG-TV podem ser acompanhadas por um ou mais das seguintes sub-classificações:

  • D para diálogos leve
  • L para linguagem inapropriada leve ou infrequente
  • S para algumas com conteúdos sexuais leve
  • V para violência moderada (exemplo de presença de armas de fogo e branca desde que não faça apologia à violência).

(Orientação Parental extremamente recomendada, Não recomendado para menores de 14 anos)

Os pais estão dispostos a exercer um maior cuidado no acompanhamento do programa e são advertidos contra deixar as crianças de qualquer idade nas horas muito tarde. A classificação "TV-14" podem ser acompanhadas por um ou mais das seguintes sub-classificações:

  • D para diálogos
  • L para linguagem inapropriada leve ou infrequente ou um pouco intensa.
  • S para conteúdo sexuais moderado
  • V para violência moderada ou intensa (exemplo: pode ocorrer assassinato, estigma/preconceito e assédio sexual).

Muitos programas que estão no ar depois de 21:00, a maioria estão classificados como "TV-14", incluindo "The Tonight Show" e "Saturday Night Live". Alguns filmes classificado como "PG-13" ou "R" são classificados como TV-14 na televisão americana, quando é editado para a transmissão. Animes como Bleach e Inuyasha é alternativamente classificado entre "TV-PG" ou "TV-14". Total Nonstop Action Wrestling ou TNA tem a classificação de "TV-14" em todos os seus programas, devido à sua violência, conteúdo sexual e de diálogo, ao contrário de seu concorrente, o WWE que tinha a classificação de "TV-14" e depois foi mudada para "TV-PG".

Programações ao vivo nas televisões, como cerimônias de premiações, shows e algumas promoções são por vezes classificado como "TV-14", por causa da possibilidade de que a profanidade ou sugestivo diálogo pode ocorrer.

(Audiência madura — não recomendado para menores de 17 anos)

A classificação "TV-MA", o programa não é adequado para menores de 17 anos. Esta classificação foi originalmente como "RV-M" no início de 1997, mas foi alterado devido a uma disputa de marca e de remover a confusão com o "M" da ESRB, empresa de classificação para jogos. O programa pode conter muita violência, como por exemplo pode ocorrer torturas, mutilações e suicídios, linguagem chula forte (palavrões fortes), diálogos sexuais, nudez e/ou conteúdo sexual forte. A maioria dos programas de televisão que levam esta classificação estão na TV a cabo e TV via satélite, a rede de televisão raramente vai ao ar a programação que justifiquem desta tal classificação, devido à Federal Communications Commission, indecência e obscenidade diretrizes que impedem a maior parte deste tipo de programação de aeração em televisão. O filme A Lista de Schindler foi a primeiro filme a ter a classificação de "TV-MA", e o episódio piloto do drama policial da CBS, o Brooklyn Sul fez a série ser a primeira série com a classificação "TV-MA". Programações originais a ser exibida na noite em algumas redes de TV a cabo, geralmente, irá realizar esta classificação.

A classificação "TV-MA" podem ser acompanhadas por um ou mais das seguintes subclassificações:

  • L para linguagem inapropriada intensa.
  • S para conteúdo sexual forte ou gráfica (exemplo: pode ocorrer relações sexuais independente que seja explícita ou não).
  • V para violência gráfica (exemplo: pode ocorrer violência de forte impacto imagético, torturas, mutilações e suicídios).

Não há nenhum D (diálogo sugestivo) de sub-classificação para a "TV-MA", apesar de alguns canais, como Comedy Central, Spike TV, Logo e IFC, irão usar o "D" de sub-classificação.

Subclassificações usadas

[editar | editar código-fonte]

Algumas classificações são acompanhadas pelas subclassificações dependendo pelos conteúdos dos programas.

Classificação Violência (V) Linguagem inapropriada (L) Conteúdo sexual (S) Diálogo (D) Violência Fantasia (FV)
TV-Y (não usado) (não usado) (não usado) (não usado) (não usado)
TV-Y7 (não usado) (não usado) (não usado) (não usado) (usado exclusivamente)
TV-G (não usado) (não usado) (não usado) (não usado) (não usado)
TV-PG (usado) (usado) (usado) (usado) (não usado)
TV-14 (usado) (usado) (usado) (usado) (não usado)
TV-MA (usado) (usado) (usado) (usado até 1998, em alguns canais ainda usam)* (não usado)

Referências

  1. Katz, Richard (17 de janeiro de 1994). «Cable agrees to monitor violence». Multichannel News. NewBay Media. Consultado em 11 de março de 2013. Cópia arquivada em 22 de maio de 2013 

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]