Ovomaltine

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Ovomaltine
Slogan Delicious wholesome goodness for all the family (Europa)
Momentos Forever (Brasil)
Indústria alimentícia
Fundação 1904
Sede Berna, Suíça
Pessoas-chave Albert Wander, Fundador
Martin Adamson, Presidente
Produtos alimentícios
Página oficial www.ovomaltine.com.br (Brasil)
www.ovomaltine.pt (Portugal)

Ovomaltine é um produto originalmente suíço, composto de leite, cacau e malte, pertencente ao grupo Associated British Foods.

Uma taça de ovomaltine.

O produto é conhecido como Ovomaltine em várias partes do mundo. Na Itália é conhecido por Ovomaltina. Quando foi exportado para a Inglaterra em 1909, houve um erro no registro da sua marca, que o levou a ser registrado como Ovaltine.

Breve História[editar | editar código-fonte]

A fábrica foi criada na Suíça em 1904, mais tarde uma fábrica foi construída na Inglaterra, exclusivamente para a produção de Ovomaltine. Em seguida, esta fábrica passou a exportá-lo para os Estados Unidos.

Em 1919 o Ovomaltine começou a ser produzido em Chicago, para o mercado americano. Inicialmente divulgado com um produto integralmente composto por malte, leite e ovos, com pitadas de cacau, a sua fórmula foi alterada no decorrer dos anos. Hoje, existem diferentes fórmulas para o produto vendido em diferentes partes do mundo, devido a diferentes normas e regulamentos.

Em outubro de 2002, a divisão de alimentos de bebidas da Novartis Consumer Goods foi comprada pela Associated British Foods. ABF é a atual responsável por produzir o Ovomaltine na Suíça, China, Singapura, e Filipinas.

Revitalização da marca[editar | editar código-fonte]

Surpreendentemente, os comerciais de Ovomaltine ainda são anunciados em rádios populares dos Estados Unidos, e a intensidade de seus aparecimentos tem aumentado gradativamente, tendo-se tornado mais presentes ultimamente. Isso pode significar uma revitalização da marca nesse país.

No Brasil, a estratégia de marketing foi feita em conjunto com a rede de distribuição de alimentos nacional Bob's. Atualmente, a rede McDonald´s também vende produtos feitos com Ovomaltine.

No Brasil[editar | editar código-fonte]

No final da década de 80, início da década de 90, o Ovomaltine começou a retomar sua fama no Brasil, tendo seu topo de reconhecimento sido alcançado no começo do terceiro milênio; principalmente no segmento mais jovem da população, devido a uma estratégia bem sucedida da companhia, após ser incluído como ingrediente de um dos produtos da rede de lanchonetes Bob's, o milkshake de Ovomaltine.[1] Dado o sucesso do milkshake, em 2006, a rede Bob's renovou seu cardápio, com o lançamento do Sundae de Ovomaltine. Outras empresas fast foods alem do Bob's também comercializam o produto, como o Giraffa's por exemplo.[2]

Depois de anos de qualidade e sucesso, em meados de 2008 o Ovomaltine original, tipo suíço, foi extinto das prateleiras dos supermercados e mercearias brasileiros. O antigo e diferente Ovomaltine tipo suíço, que era uma opção para aqueles não queriam um achocolatado, foi substituído pelo Ovomaltine chocolate fino. No entanto, a versão mais popular no Brasil - Ovomaltine flocos crocantes, responsável por 94% das vendas no país, continuou no mercado.

Desde 2009 a rede de lanchonetes McDonald's comercializa sua linha de sorvetes com confeitos, McFlurry, com chocolate e Ovomaltine.

Os flocos crocantes foram, na verdade, um erro de produção que acabou tendo grande aceitação ao paladar dos brasileiros.[3] [4]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]