Partido da Liberdade Inkatha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Fevereiro de 2008).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

O Inkatha Freedom Party (ou Partido da Liberdade Inkatha, também conhecido pelo acrônimo IFP) é um partido político da África do Sul. Até às últimas eleições, estava coligado com o ANC, e o seu presidente Mangosuthu Buthelezi era Ministro do Interior nos governos de Nelson Mandela e Thabo Mbeki; neste momento, o IFP se encontra na oposição, coligado com a Frente Democrática. Os votos recebidos pelo partido nas últimas eleições baixaram de mais de 10% em 1994 para 7% em 2004.

A primeira organização que teve o nome Inkatha foi fundada na década de 1920 pelo rei dos zulus, Solomon ka Dinizulu, tio de Buthelezi. Era um movimento cultural ("inkatha" é o nome dum símbolo da unidade dos zulus) com o objectivo de "promover o desenvolvimento dos zulus, nos planos espiritual, económico, educacional e político". Para além destes objectivos, está ainda explícito no seus estatutos de 1975, que o movimento Inkatha deveria cooperar com "todos os movimentos progressistas e nacionalistas africanos e partidos políticos com vista à completa erradicação de todas as formas de colonialismo, neocolonialismo, racismo, imperialismo e discriminação". No entanto, na década de 1980, o Inkatha transformou-se num grupo paramilitar, com Buthelezi preparando-se para passar de chefe tribal a governante nacional.

Até Fevereiro de 1990, quando o ANC voltou a ser autorizado, o Inkatha era a única organização que o governo sul-africano reconhecia como representativo das opiniões dos negros daquele país, uma vez que, apesar do seu programa incluir alguns aspectos dos movimentos de libertação, esta organização opunha-se a acções concretas tais como a luta armada e a aplicação de sanções. Em 1986, o Inkatha formou um sindicato denominado UWUSA (United Workers Union of South Africa), que era contra as sanções, ao contrário do COSATU (Congress of South African Trade Unions) que era próximo do ANC.

Resultados eleitorais[editar | editar código-fonte]

Eleição Votos % Cadeiras no parlamento
2009 804,260 4.55 18
2004 1,088,664 6.97 28
1999 1,371,477 8.58 34
1994 2,058,294 10.54 43