Pedreira (Belém)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Pedreira
—  Bairro do Brasil  —
Distrito Distrito da Sacramenta
Zona Oeste
Município Coat of arms Belem do Para Brazil.jpg Belém
Área
 - Total 349,6 ha [1]
População
 - Total 69,608 (em 2 010)[2]
    • Densidade 18.812 hab./km2 
Fonte: Não disponível

Pedreira é um bairro do município de Belém[3] , capital do estado brasileiro do Pará. Conhecido por ser o Bairro do samba e do amor, o apelido tem origem dos festejos de carnaval, já que a Aldeia Cabana, situada no bairro, é o principal palco dos eventos carnavalescos de Belém. O bairro foi o local escolhido por Francisco José de Sousa Soares de Andrea para o desembarque das tropas imperiais que iriam combater os rebeldes cabanos que tomaram Belém. O nome do bairro está supostamente ligado as pedras que existiam em suas imediações, o bairro também já foi chamado de Pedreira do Guamá.

Central, com vias modernas e arborizadas, o bairro de destaca pelo aquecimento da procura de áreas e imóveis. É a Pedreira que abriga a Aldeia de Cultura Amazônica Davi Miguel, o equivalente ao sambódromo de Belém, que é utilizado como palco de vários eventos culturais. O bairro faz limites com o Bairro do Marco a leste, os Bairros do Umarizal e Fátima ao sul, os Bairros do Telégrafo e Sacramenta a oeste e o Bairro do Souza ao norte. Também há referência que o apelido "bairro do samba e do amor" foi dado pela escritora Eneida de Moraes, que também foi carnavalesca.

Infraestrutura[editar | editar código-fonte]

O bairro da Pedreira é um dos maiores pólos comerciais da capital paraense, o bairro possui sete agências bancarias, três supermercados e uma grande variedade de lojas e feiras, quase todos localizados na Avenida Pedro Miranda, seu maior ícone comercial é o Mercado Municipal da Pedreira o coração comercial da Pedreira. O bairro também é bem servido em relação ao ensino, são oito escolas particulares e quatro estaduais.

Atrações[editar | editar código-fonte]

  • Praça Eneida de Moraes - é um dos símbolos da Pedreira. Além de delimitar as divisas com o bairro do Umarizal, já foi palco de momentos históricos recentes do Pará. Foi nessa praça que os sem-terra ficaram acampados enquanto aguardavam as seções de julgamento de Eldorado do Carajás, no final dos anos 90. É nela que se concentram os foliões de escolas de samba.
  • Aldeia de Cultura Amazônica Davi Miguel - Principal palco dos festejos carnavalescos de Belém e também palco do Desfile Cívico do Dia da Raça, o espaço realiza vários eventos culturais de música e atividades esportivas.
  • Avenida Marques de Herval - É a primeira via parque de Belém, a via possui mais de três quilômetros de ciclovia, dois parques infantis, espaço do idoso, academia ao ar livre, quiosques, calçada padronizada e belos jardins arborizados.

Referências

  1. Título não preenchido, favor adicionar (PDF). Oparanasondasdoradio.ufpa.br.
  2. Título não preenchido, favor adicionar (PDF). Gaspargarcia.org.br.
  3. Bairros de Belém (PDF). Belem.pa.gov.br.