Piaçava

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaPiaçava
Ao centro, Attalea funifera

Ao centro, Attalea funifera
Classificação científica
Domínio: Eukaryota
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Subclasse: Commelinidae
Ordem: Arecales
Família: Arecaceae
Subfamília: Arecoideae
Tribo: Cocoeae
Subtribo: Attaleinae
Género: Attalea
Espécie: A. funifera
Nome binomial
Attalea funifera
(Mart. ex Spreng.

Piaçava, piaçaba, piaçá[1] , coqueiro-piaçaba, japeraçaba, pau-piaçaba, piaçabeira, piaçaveira e vai-tudo são os nomes populares de duas espécies (Attalea funifera e Leopoldinia piassaba) de palmeira cujas fibras (que se localizam na base das folhas) são utilizadas na fabricação de vassouras e coberturas. Attalea funifera é nativa da Bahia, no Brasil e Leopoldinia piassaba é nativa da Amazônia. "Piaçava", "piaçaba" e "piaçá" também designam a vassoura fabricada com essa fibra[1] . Seu nome tem origem na língua tupi, significando "planta fibrosa", devido ao seu caule característico[carece de fontes?].

Possui estipe liso e cilíndrico, desde o subsolo até 15 metros de altura, folhas eretas, verde-escuras, com pecíolo longo e frutos comestíveis. A fibra dura e flexível é extraída das margens dos pecíolos e utilizada na confecção de vassouras e escovas. Suas sementes, por sua vez, fornecem marfim-vegetal.

Referências

  1. a b FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário da língua portuguesa. 2ª edição. Rio de Janeiro. 1986. p. 1 323.
Ícone de esboço Este artigo sobre palmeiras (família Arecaceae), integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.