Ponte de Gálata

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ponte de Gálata
Galata Bridge From Tower.JPG
A Ponte de Gálata vista desde o cimo da Torre de Gálata, na margem norte do Corno de Ouro. Junto à extremidade da ponte situa-se a Mesquita Yeni e o Bazar das Especiarias (ou Egípcio, Mısır Çarşısı em turco), ambos em Eminönü.
Nome oficial Galata Köprüsü
Cruza Corno de Ouro
Localização  Turquia, Istambul
Maior vão livre 80
Comprimento total 490
Largura 42 m
Início da construção 1992
Término da construção 1994
Coordenadas 41° 1' 12" N 28° 58' 23" E

A Ponte de Gálata (em turco: Galata Köprüsü) une as duas partes europeias de Istambul, Turquia, atravessando o estuário do Corno de Ouro, no local onde se situava o principal porto da antiga Constantinopla. Gálata era o nome antigo do subúrbio de Constantinopla a norte do Corno de Ouro (era frequente denominar Constantinopla apenas à península a sul do estuário).

A ponte atual foi concluida em 1994, projeto do engenheiro civil Fritz Leonhardt, depois de um incêndio ocorrido em 1992 ter danificado gravemente a ponte anterior, de 1912. Ao longo dos tempos, foram construídas no local várias pontes, que foram sucessivamente substituídas. A mais antiga de que há registo foi construída durante o reinado do imperador bizantino Justiniano I, no século VI d.C.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Ponte de Gálata
Ícone de esboço Este artigo sobre uma ponte é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre a Turquia é um esboço relacionado ao Projeto Europa e ao Projeto Ásia. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.