Ponte de Gálata

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ponte de Gálata
A Ponte de Gálata vista desde o cimo da Torre de Gálata, na margem norte do Corno de Ouro. Junto à extremidade da ponte situa-se a Mesquita Yeni e o Bazar das Especiarias (ou Egípcio, Mısır Çarşısı em turco), ambos em Eminönü.
Nome oficial Galata Köprüsü
Início da construção 1992
Término da construção 1994
Dimensões
Comprimento total 490
Largura 42 m
Geografia
Cruza Corno de Ouro
Localização  Turquia, Istambul
Coordenadas 41° 1' 12" N 28° 58' 23" E

A Ponte de Gálata (em turco: Galata Köprüsü) une as duas partes europeias de Istambul, Turquia, atravessando o estuário do Corno de Ouro, no local onde se situava o principal porto da antiga Constantinopla. Gálata era o nome antigo do subúrbio de Constantinopla a norte do Corno de Ouro (era frequente denominar Constantinopla apenas à península a sul do estuário).

A ponte atual foi concluida em 1994, projeto do engenheiro civil Fritz Leonhardt, depois de um incêndio ocorrido em 1992 ter danificado gravemente a ponte anterior, de 1912. Ao longo dos tempos, foram construídas no local várias pontes, que foram sucessivamente substituídas. A mais antiga de que há registo foi construída durante o reinado do imperador bizantino Justiniano I, no século VI d.C.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Ponte de Gálata
Ícone de esboço Este artigo sobre uma ponte é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre a Turquia é um esboço relacionado ao Projeto Europa e ao Projeto Ásia. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.