Portal:LGBT/Imagem

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Crédito: Ben Schumin

Manifestantes na Marcha Nacional pela Igualdade, uma manifestação política ocorrida em 11 de outubro de 2009 na capital dos Estados Unidos, Washington. O apelo era para que a comunidade LGBT conquistasse os mesmos direitos de casais e pessoas heterossexuais, em todas as questões, nos 50 estados e o Distrito de Colúmbia. Estima-se que cerca de 200 mil pessoas participaram do evento.




Crédito: Ryanhgwu

A lápide de Leonard Matlovich, onde se lê: “Quando eu estava no exército, eles me deram uma medalha por matar dois homens e uma dispensa por amar um”. Matlovich foi o primeiro militar gay em serviço ativo a declarar sua condição, de modo a combater a proibição à presença de homossexuais nas Forças Armadas dos Estados Unidos.




Crédito: Steve Parker

Uma rua de Castro, em São Francisco, Califórnia, Estados Unidos. Castro foi o primeiro bairro gay dos EUA, e atualmente é o maior e mais famoso do mundo. Foi nesse bairro que Harvey Milk, o primeiro político americano assumidamente gay começou sua luta pelos direitos da comunidade LGBT.




Crédito: Gyrostat

Cartaz com os dizeres "Trans et Fier" (em português: Trans e Orgulho), na Parada LGBT de Toulouse, na França. Em 16 de maio de 2009, a ministra francesa da Saúde, Roselyne Bachelot, assinou um decreto, na Alta Autoridade de Saúde, ordenando a retirada da transexualidade da lista das patologias psiquiátricas. Assim, a França tornou-se o primeiro país do mundo a ter tal consideração sobre a transexualidade.




Crédito: Ben Tavener

XVIII Parada LGBT de São Paulo em 2014. A Parada do Orgulho LGBT de São Paulo é a maior manifestação social em prol da garantia dos direitos civis da população LGBT do mundo. Em 2006, quando recebeu 2,5 milhão de participantes, o evento entrou para o Guinness World Records como a maior Parada LGBT do planeta.




Crédito: J. Ross Baughman

Um casal homoafetivo e seu filho em maio de 1983. A adoção homoparental é legal atualmente em 24 países. Contudo, é proibida pela maioria dos países, embora muitos debates nas diversas jurisdições ocorram para o permitir. Como o assunto muitas vezes não é especificado por lei (ou julgado inconstitucional), a legalização, muitas vezes é feita através de pareceres judiciais.




Crédito: Marie-Lan Nguyen

A Taça Warren, uma antiga taça de prata romana decorada com duas imagens em relevo de sexo anal homossexual. Adquiriu este nome de seu primeiro proprietário moderno, o colecionador e escritor Edward Perry Warren, que a comprou em 1911 de um comerciante de Jerusalém. O vendedor disse que o objeto havia sido encontrado junto a moedas do tempo da dinastia júlio-claudiana (século I d.C.). Desde 1999 a taça pertence ao Museu Britânico.




Crédito: Autor desconhecido.

Sally Ride, a primeira mulher americana e LGBT a viajar ao espaço. Ride admitiu publicamente, em uma declaração preparada antes de sua morte, que tinha um relacionamento de quase 30 anos com uma mulher. Ride tornou-se assim, a juntar a todos os seus feitos, no primeiro astronauta conhecido como sendo LGBT.




Crédito: Elza Fiuza/ABr

Protesto em Brasília, capital do Brasil, com cruzes sobre a bandeira LGBT, representando as vítimas de violência transfóbica e homofóbica. Segundo um estudo feito pela Universidade de São Paulo em 2014, sete em cada dez homossexuais brasileiros já sofreram algum tipo de agressão, seja física ou verbal. O país teve 650 assassinatos homofóbicos ou transfóbicos em 2012 e 2013 e desde 2008 concentra quase metade do total de homicídios de transexuais do mundo, de acordo com o relatório da organização europeia Transgender Europe.




Crédito: Lula Marques/Agência PT

Beijaço organizado contra os deputados federais Jair Bolsonaro e Marco Feliciano no plenário da Câmara dos Deputados do Brasil, em março de 2016. Um beijaço é um tipo de manifestação, frequentemente utilizada por homossexuais, que consiste em vários casais de gays e/ou lésbicas se beijarem dentro ou diante de algum lugar que tenha condenado esse ato em situação anterior.




Crédito: Rick Aiello

Cerimônia de encerramento dos VI Jogos Gays em Chicago, Estados Unidos. Os Jogos Gays é o maior evento cultural e esportivo voltado somente para atletas, artistas, músicos, entre outras pessoas associadas ao mundo LGBT. Todavia, dele participa pessoas de diversas orientações sexuais e níveis esportivos diferentes. A Federação dos Jogos Gays (FJG) é o órgão base do evento.