João, Príncipe do Luxemburgo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Príncipe Jean de Luxemburgo)
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta biografia de uma pessoa viva cita fontes confiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto. (desde julho de 2013) Ajude a melhorar esta biografia providenciando mais fontes confiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes confiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

João de Luxemburgo, de seu nome completo Jean Félix Marie Guillaume de Luxembourg (Castelo de Betzdorf, 15 de maio de 1957) é o segundo filho do grão-duque João de Luxemburgo, e da grã-duquesa Joséphine-Charlotte. Ele tem uma irmã gêmea, a princesa Margarida de Liechtenstein. Seus padrinhos são o príncipe Félix de Luxemburgo e a princesa Margarida da Suécia, neta de Oscar II.

Em 26 de setembro de 1986, o príncipe Jean renunciou ao seu direito de sucessão ao trono luxemburguês.

Educação e juventude[editar | editar código-fonte]

Família grão-ducal luxemburguesa
Casa de Nassau-Weilburg
Armoiries Luxembourg Bourbon avec ornements.svg

SAR o Grão-duque
SAR a Grã-duquesa


SAR o grão-duque João


  • SAR a princesa Marie Gabriele
  • SAR a princesa Joan
    • SAR a princesa Charlotte
    • SAR o príncipe Robert
      SAR a princesa Julie
      • SAR a princesa Charlotte
      • SAR o príncipe Alexandre
      • SAR o príncipe Frederik
  • SAR a princesa Alix

O príncipe Jean foi educado em Luxemburgo, na Suíça e na França, onde obteve seu baccalaureate. Ele então fez um curso de língua na Inglaterra.

Em 1977, Jean começou seu treinamento militar na Real Academia Militar de Sandhurst. Em 1979, foi feito capitão da Armada Luxemburguesa. Depois estudou na escola de negócios INSEAD, em Fontainebleau.

Casamento e família[editar | editar código-fonte]

A 27 de maio de 1987, o príncipe Jean desposou Hélène Vestur, que trabalha como juíza atualmente, em Paris. Sua esposa e seus filhos detém os títulos de conde e de condessa de Nassau. Posteriormente, receberam o título e o estilo de "Sua Alteza Real Príncipe e Princesa de Nassau". Jean e Hélène estão divorciados nos dias de hoje e têm quatro filhos:

O príncipe Jean trabalha no setor de água de Degrémont, que faz parte do Suez Environnement. Ele é presidente honorário da Câmara de Comércio Belgo-Luxemburguesa França.[1]

Em 18 de março de 2009, casou-se com Jean Diane De Guerre, em uma cerimônia civil.[2]

Referências

  1. Organisation Chambre de Commerce belgo-luxembourgeoise en France. Visitado em 19 de janeiro de 2010.
  2. "Bijzonder huwelijk in het Stadhuis van Roermond", Gemeente Roermond, 19 de março de 2009. Página visitada em 19 de janeiro de 2010. (em nl)