Princesas do Mar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.


Princesas do Mar

Capa do primeiro volume de Princesas do Mar
Livros
Princesas do Mar, Uma Sombra na Água, As Cartas de Vento, A Balada da Princesa Esquecida, Mistério da Escola do Mar, O Peixe Lendário, O Pequeno Herói, Tartarugas em Perigo
Autor Fábio Yabu
Título original Princesas do Mar
Tradutor Nenhum
Idioma original Português
Publicado entre 2005-presente
Editora Panda Books
País  Brasil
 Espanha
 Austrália
Gênero Aventura, Fantasia, Comédia, Drama, Infantil

Princesas do Mar é uma franquia brasileira de livros, revistas e desenhos animados, criada pelo escritor e ilustrador brasileiro Fábio Yabu. A série de animação brasileira é exibida no canal Discovery Kids Brasil e na América Latina, em Portugal na RTP 2, na França no Piwi, na Alemanha no Ki.Ka e em mais 49 países.

Enredo[editar | editar código-fonte]

A série se passa em Salácia, um reino escondido no fundo do mar onde vivem príncipes e princesas cada qual de uma espécie de animal marinho diferente. O povo desse reino se esconde do povo da Terra Firme para que eles não enfrentem grandes batalhas uns contra os outros. Polvina, Tubarina e Ester são três princesas amigas muito curiosas que estudam na escola da professora Marcia e vivem desvendando os mistérios de Salácia. A cada livro publicado aparece uma nova princesa que se junta a escola de princesas.

Pesonagens[editar | editar código-fonte]

Princesas principais[editar | editar código-fonte]

Polvina[editar | editar código-fonte]

Ela é a Princesa dos Polvos. Ela possui um cabelo vermelho (ou rosa) com o formato de um polvo que é como uma coroa que representa o seu Reino. Polvina é uma menina calma e pacífica, tímida como os polvos. Suas melhores amigas são Estér e Tubarina, com quem sempre vive grandes aventuras. Polvina gosta muito de ler e desenhar e possui um polvo de estimação chamado Tavinho. Tem 7 anos, é do signo de Touro. Ela é muito esperta e divertida e sempre tem uma solução quando ela ou seus amigos estão encrencados ou com problemas sérios. Faz sua primeira aparição no livro "PRINCESAS DO MAR" e também aparece nos livros "UMA SOMBRA NA ÁGUA", "AS CARTAS DE VENTO", "A BALADA DA PRINCESA ESQUECIDA" e "MISTÉRIO NA ESCOLA DO MAR" (como protagonista).

Tubarina[editar | editar código-fonte]

Ela é a Princesa dos Tubarões, e filha de um dos homens mais poderosos do Mundo de Salácia, o Rei Tubarão. Tubarina é muito geniosa, não é de muita conversa e detesta quando alguém diz que os tubarões são malvados. A única pessoa que consegue acalmar seus ânimos é seu pai, que por ela é cheio de mimos e carinhos, bem diferente de sua atitude no trono dos tubarões. Possui um tubarão de estimação chamado Dentinho. Tubarina tem 7 anos, é do signo de Áries. Faz sua primeira aparição no livro "PRINCESAS DO MAR" e também aparece nos livros "UMA SOMBRA NA ÁGUA", "AS CARTAS DE VENTO", "A BALADA DA PRINCESA ESQUECIDA", "O PEIXE LENDÁRIO" (como protagonista) e "TARTARUGAS EM PERIGO".

Ester[editar | editar código-fonte]

Ela é a Princesa das Estrelas do Mar, e a melhor amiga de Polvina. Costuma frequentar o Palácio dos Polvos de vez em quando, principalmente depois da aula e aos sábados. Estér é uma menina muito curiosa, adora ler e ver documentários na TV a cabo. Sonha em um dia conhecer a Terra Firme e também as Estrelas-do-céu. Possui uma estrela do mar de estimação chamado Telo. Estér tem 7 anos, é do signo de Virgem. Faz sua primeira aparição no livro "PRINCESAS DO MAR" e também aparece nos livros "UMA SOMBRA NA ÁGUA", "AS CARTAS DE VENTO", "A BALADA DA PRINCESA ESQUECIDA" e "O PEQUENO HERÓI" (como protagonista).

Outros prícipes e princesas[editar | editar código-fonte]

Marcelo[editar | editar código-fonte]

É o Príncipe dos Tubarões-Martelo, e primo de Tubarina. Se mudou para o Castelo dos Tubarões enquanto seus pais, o Rei e a Rainha Tubarão-Martelo, faziam uma viagem importante. Marcelo gosta de provocar as meninas e de ser sempre o primeiro nas competições esportivas. De vez em quando briga com Tubarina, mas no fundo eles são como dois irmãos. Marcelo tem 8 anos e é do signo de câncer. Fez sua primeira aparição no desenho animado, mas também aparece no livro "O DESAFIO DOS TUBARÕES" (como protagonista).

Bia[editar | editar código-fonte]

Bia é uma das Princesas mais queridas da Escola… pena que ela só tenha aulas à noite! Por morar no distante Reino Abissal, Bia não suporta muita luminosidade, por isso, tem aulas particulares com a Professora Márcia no período noturno. Muitas meninas tinham medo de Bia, pois dizem que o Reino Abissal é assombrado. Durante uma aventura, Polvina, Estér e Tubarina descobriram que isso não passa de uma lenda, e se tornaram grandes amigas de Bia desde então. Bia é uma das Princesas mais “precoces”: enquanto seus pais viajam, ela assume a função de governante em seu reino, e cuida para que tudo continue funcionando perfeitamente. Bia tem sete anos e é do signo de Sagitário. Faz sua primeira aparição no livro "AS CARTAS de VENTO" e também aparece no livro "O MONSTRO NO FUNDO DO MAR" (como protagonista).

Hugo[editar | editar código-fonte]

Hugo é o Príncipe das Tartarugas marinhas, herdeiro do trono como sua irmã gêmea, Tata. Como ela, Hugo adora esportes, especialmente os radicais. É o melhor amigo de Marcelo, primo de Tubarina, que sempre o leva para suas confusões. O Príncipe também é um artista de mão cheia, e é capaz de fazer lindas esculturas que deixam até a Professora Márcia impressionada. Aos seis anos, ganhou uma exposição na escola só para si, o que deixou sua família muito orgulhosa! Hugo tem sete anos e é do signo de Câncer. Aparece apenas no desenho animado.

Marli[editar | editar código-fonte]

Ela é a Princesa dos Peixes-Espadas. É uma menina muito inteligente, que consegue fazer provas e trabalhos sem muito esforço. Mas não peça para ela ler seus trabalhos para a classe: Marli é muito tímida, vive com vergonha e não sabe porque. Numa conversa, ele escuta muito mais do que fala. Às vezes pensam que ela não está nem prestando atenção, mas Marli está só está esperando todos falarem para então dar sua opinião, muitas vezes, coberta de razão. Marli tem 7 anos, é do signo de Peixes. Aparece apenas no desenho animado.

Tata[editar | editar código-fonte]

Ela é a Princesa das Tartarugas marinhas. Por conviver com elas desde que nasceu, Tata é uma das poucas Princesas que conhecem a Terra Firme. Como Princesa, ela tem a missão de orientar suas amigas tartarugas quando elas vão botar seus ovos na praia, pois muitas vezes elas são atacadas pelos homens da Terra Firme, outras, se confundem com o excesso de luzes emitidas pelos prédios à noite, horário em que as botam seus ovos. Sua coroa também lhe serve de capacete, já que ela adora andar de cavalo marinho e bicicleta. Possui um irmão gêmeo chamado Hugo. Tata tem 7 anos, é do signo de Câncer. Faz sua primeira aparição no livro "AS CARTAS DE VENTO" e também aparece no livro "TARTARUGAS EM PERIGO" (como protagonista).

Mauriço[editar | editar código-fonte]

Ele é o Príncipe dos Ouriços-do-mar. Não entende muito as meninas, e nem faz muita questão de entender. Sapeca que só ele, adora dar sustos nelas com sua coroa cheia de espinhos. Gosta de ser chamado pelo seu apelido, “Mau”, mas todo mundo sabe que no fundo Mauriço é um bom menino. De vez em quando, tem umas discussões bem chatas com Tubarina, o que já fez com que a Professora Márcia deixasse os dois de castigo. Mauriço tem 6 anos, é do signo de Áries. Faz sua primeira aparição no livro "UMA SOMBRA NA ÁGUA" e também aparece no livro "O PEIXE LENDÁRIO".

Sirilo[editar | editar código-fonte]

Ele é o Príncipe dos Caranguejos, e um dos poucos meninos da classe da Professora Márcia. Sua coroa é um pouco grande e atrapalha um pouco seus movimentos, dando a Sirilo uns trejeitos bem engraçados. De vez em quando, Sirilo ouve falar das aventuras de Estér, Polvina e Tubarina e se pergunta quando chegará a sua vez de viver grandes emoções. Mal sabe ele o que o futuro lhe reserva… Sirilo tem 7 anos, é do signo de Câncer. Aparece apenas no desenho animado.

Léia[editar | editar código-fonte]

Ela é a Princesa das Baleias. Léia é simplesmente apaixonada por baleias, e adora nadar com elas por quilômetros. Como Princesa, ela tem duas difíceis missões: a primeira, proteger seu Reino de caçadores de Terra Firme e a segunda, ensinar suas amigas a nadarem em segurança, longe das praias, onde frequentemente encalham. Para isso, ela costuma dar uma de comissária de bordo e ensinar procedimentos de segurança antes das baleias saírem nadando por aí. Léia tem 7 anos, é do signo de Touro. Faz sua primeira aparição no livro "UMA SOMBRA NA ÁGUA"e também aparece no livro "O PEQUENO HERÓI".

Delfi[editar | editar código-fonte]

É a princesa dos Golfinhos.

Vivi[editar | editar código-fonte]

É a princesa das Águas-vivas e vive pregando peças nos outros.Sempre se atrasa nas aulas.

Soraia[editar | editar código-fonte]

É a princesa das Arraias. É descolada e popular.

Eletropaula[editar | editar código-fonte]

É a princesa das Enguias Elétricas.

Lia[editar | editar código-fonte]

É a princesa dos Peixes leão.

Isa[editar | editar código-fonte]

É a princesa dos Pinguims.

Angélica[editar | editar código-fonte]

É a princesa dos Peixes-Anjo, uma espécie alegre e colorida como ela. Apesar de ser um pouco tímida Angélica “se solta” quando o assunto é dançar e praticar esportes. Atualmente está apaixonada por suas aulas de sapateado. Tem sete anos e é o signo de sagitário. Aparece apenas no desenho animado.

July e Mary[editar | editar código-fonte]

Elas são irmãs gêmeas. São dos Peixes-palhaços.

Vito[editar | editar código-fonte]

É o príncipe dos Tubarões.Irmão da Tubarina.

Camarina[editar | editar código-fonte]

É a princesa dos Camarões.

Caramelo[editar | editar código-fonte]

É o príncipe dos Caramujos.

Agostinha[editar | editar código-fonte]

É a princesa das Lagostas. É uma menina muito vaidosa e usa sua coroa com orgulho sonhando com o dia em que se tornará a Rainha. Porém o caminho até lá é muito longo: Agostinha precisa aprender na Escolas das Princesas do Mar como ajudar suas amigas que são frequentes vítimas dos caçadores de Terra Firme. Agostinha tem 7 anos, é do signo de Câncer. Aparece apenas no desenho animado.

Socita[editar | editar código-fonte]

É a princesa das Garoupas.

Saulo[editar | editar código-fonte]

É o príncipe dos Salmões. Ester já ficou apaixonada por ele.

Mascotes[editar | editar código-fonte]

Tavinho[editar | editar código-fonte]

É o polvo de estimação de Polvina.

Telo[editar | editar código-fonte]

É a estrela do mar de estimação de Ester.

Dentinho[editar | editar código-fonte]

É o tubarão de estimação de Tubarina.

Outros personagens[editar | editar código-fonte]

Professora Marcia[editar | editar código-fonte]

É a professora da escola do mar.

Terras Firmes[editar | editar código-fonte]

É como eles chamam os seres humanos. A primeira regra de Salácia é nunca ser visto por um terra firme.


Livros[editar | editar código-fonte]

Há ainda quatro livros para o público em alfabetização:

Desenho animado[editar | editar código-fonte]

O desenho animado foi produzido pela brasileira Flamma Films em co-produção com a espanhola Neptuno Films (a mesma de O Patinho Feio e Connie, a Vaquinha) e a australiana Southern Star (a mesma de Bananas de Pijamas e Hi-5). A 1ª temporada começou a ser exibida em 24 de março de 2008 na Discovery Kids (em canal fechado) totalizando 52 de 10 minutos cada. A 2ª temporada passou a ser exibida em 2009 também pela Discovery Kids também tendo um total 52 episódios de 10 minutos. Desde 2010 a série passou a ser exibida na TV Cultura (em canal aberto) exibindo 2 episódios por dia. Foram ao todo 104 episódios produzidos.

Canção de Abertura no Brasil[editar | editar código-fonte]

Amigas elas são,
E são princesas,
No fundo elas vão nadar e agitar!
Princesas do Mar!

Episódios[editar | editar código-fonte]

  • 1- Perdido
  • 2- A Pérola

Dublagem[editar | editar código-fonte]

Princesas do Mar em outras línguas[editar | editar código-fonte]

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Nos episódios "A Boneca", "A Coroa Perdida" e "Problema de Peso" aparecem personagens similares aos de Chaves.
  • Originalmente nos livros o primo de Tubarina era para ser uma garota chamada Marcela cuja personalidade seria de uma princesa muito educada e inteligente. No desenho animado a personagem foi mudada para um menino chamado Marcelo que muitas vezes é malcriado e encrenqueiro.
  • Marli originalmente era uma princesa tímida e sábia. No desenho animado sua personalidade é mais agressiva ao invés tímido. E além disso é muito competitiva com Ester fazendo ambas rivais.
  • As crianças geralmente possuem a cabeça maior que o corpo ao contrário dos adultos que têm uma cabeça e o corpo de tamanhos normais.
  • Bia, a princesa do reino abisal aparece em Salácia no episódio "Medo de Palco".

Ligações externas[editar | editar código-fonte]