Queer as Folk (Estados Unidos)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Queer As Folk
Queer As Folk (GRB)
Diferentes Como Nós (PT)
Os Assumidos (BR)
Logotipo da série.
Informação geral
Formato Seriado
Duração 44 à 58 minutos
Criador(es) Russell T Davies
adaptado por Ron Cowen e Daniel Lipman
País de origem  Estados Unidos
 Canadá
Idioma original Inglês
Produção
Elenco Michelle Clunie
Robert Gant
Thea Gill
Gale Harold
Randy Harrison
Scott Lowell
Peter Paige
Chris Potter
Hal Sparks
Sharon Gless
Tema de abertura "Spunk", de Greek Buck (1ª à 3ª temporada)
"Cue the Pulse to Begin", de Burnside Project (4ª à 5ª temporada).
Tema de
encerramento
Várias.
Exibição
Emissora de
televisão original
Estados Unidos Showtime
Canadá Showcase
Formato de exibição SD e HD
Transmissão original 3 de dezembro de 2000 - 7 de agosto de 2005
Nº de temporadas 5
Nº de episódios 83
Cronologia
Último
Último
Queer As Folk
Próximo
Próximo

Queer As Folk é o nome da série estadunidense e canadense, produzida pelo canal Showtime e Temple Street Productions. O seriado foi exibido originalmente nos Estados Unidos, pelo canal Showtime e no Canadá, pelo canal Showcase, sendo transmitido entre 3 de dezembro de 2000 à 7 de agosto de 2005 (nos Estados Unidos) e entre 22 de janeiro de 2001 à 15 de agosto de 2005 (no Canadá).E atualmente em 07 de Outubro 2013a pagina no facebook Queer As Folk World On está fazendo sua exibição on line em HD https://www.facebook.com/pages/Queer-As-Folk-World-On/151639815046410

O nome do seriado é uma brincadeira com um ditado em inglês, de "ninguém é tão estranho como nós" ("nobody is so weird as folk"), para "ninguém é tão gay como nós" ("nobody is so queer as folk").

Adaptado por Ron Cowen e Daniel Lipman, a série foi baseada no britânico Queer As Folk, de Russell T Davies. O seriado foi dirigido por Russell Mulcahy, Bruce McDonald, David Wellington, Kelly Makin, John Greyson, Jeremy Podeswa e Michael DeCarlo e tendo como escritores principais Ron Cowen e Daniel Lipman. O seriado é distribuído pela Warner Bros. Television.

Queer As Folk narra a história de cinco homens homossexuais que vivem em Pittsburgh, Pennsylvania: Brian, Justin, Michael, Emmett e Ted. Compondo o elenco principal, ainda temos o casal de lésbicas, Lindsay e Melanie e a mãe orgulhosa de Michael, Debbie.

Entre as duas versões, existem suas diferenças do qual destacamos: a quantidade de personagens, as tramas principais e as cenas de nudez.

Este seriado é um marco na luta dos direitos GLBT, pois investe em uma trama sem cunho pornográfico ou apelativo, mostrando homossexuais como pessoas comuns, vivendo em seu dia-a-dia. As dificuldades e conquistas desta comunidade são brilhantemente retratadas nesta produção.

No Brasil, a série recebeu o nome de Os Assumidos e foi transmitida pelo canal à cabo Cinemax. Já em Portugal, a série foi chamada de Diferentes Como Nós e teve sua exibição durante as madrugadas no canal TVI. Em ambos países, nunca tiveram lançamento dos DVDs de suas temporadas.

Descrição das personagens[editar | editar código-fonte]

Personagens Principais[editar | editar código-fonte]

Nome Ator Homólogo britânico Descrição
Brian Kinney Gale Harold Stuart Alan Jones
(Aidan Gillen)
É um bonito executivo de 29 anos com um voraz apetite sexual. Foi criado por um pai vívido e alcoólatra e uma mãe obsessivamente católica. Vive uma vida autocontida em que ele é o centro, preferindo a honestidade da luxúria à desonestidade (e vulnerabilidade) que percebe no romance. Tende a mostrar-se frio e pragmático em seus atos, mas na realidade tem muito carinho por seus amigos. É um personagem extremamente complexo, por causa de sua inteligência e desconcertante sinceridade. Não acredita no amor e no casamento até conhecer o jovem Justin Taylor, por quem se apaixona. Apesar de só se render e declarar seu amor por Justin no final da série, durante todas as temporadas Brian e Justin vivem uma conturbada história de amor temperada com muitas brigas, reconciliações, paixão e, claro, sexo.

Tem um carinho especial por Michael que é seu melhor amigo desde o colegial, que é quem melhor conhece Brian e o único que consegue controla-lo. Desde de que eles se conheceram, aos 14 anos, Brian cuida de Michael em tudo que pode e Brian faz o mesmo por si. Ele nunca admite mas é extremamente dependente do carinho e da companhia de Michael tanto que Brian gosta de manipular os sentimentos de Michael, que é apaixonado por si, para mante-lo sempre perto. Quando ele e Michael brigam na 1ª temporada e param de se falar ele fica 'perdido' e sente muita falta do amigo. Brian fica ciumento quando Michael começa a namorar fixo com David e quase sempre manipula o amigo para que ele fique perto de si e esqueça o namorado, entretanto quando Brian vê que é bom para Michael ter um relacionamento estável ele "para" com as manipulações mas, na verdade, ele ainda sente ciúmes do amigo e não gosta do amigo namorando, demonstrando isso a Michael sempre que possível, Brian só aceita o relacionamento pois vê como Michael está feliz. Heterofóbico de coração e rebelde em seus atos e na forma de atuar.

Justin Taylor Randy Harrison Nathan Maloney
(Charlie Hunnam)
Justin perde sua virgindade com Brian aos 17 anos e acaba se apaixonando por ele. Deixa a casa de seus pais depois de sair do armário, já que seu pai não aceitava sua condição sexual. Apelidado de "Sunshine" ("Raio-de-Sol" na versão latina e "Coração" na versão espanhola) por Debbie por causa de seu brilhante sorriso e caráter alegre.Justin vai do céu ao inferno em todas as temporadas, o que transforma o menino em um homem mais maduro e consciente do que quer. Justin e Brian transformam um ao outro, ao viverem uma história de amor intensa do começo ao fim da série.
Michael Novotny Hal Sparks Vince Tyler
(Craig Kelly)
É o melhor amigo de Brian desde a infância, e também está a ponto de fazer 30 anos. No princípio da série, Michael trabalha numa loja chamada The Big Q e é um fanático dos quadrinhos e do super herói "O Capitão Astro".

Michael é profundamente apaixonado por Brian, mesmo que este não lhe corresponda como ele deseja e muitas vezes o manipule sabendo de seu amor por ele para mante-lo por perto, entretanto Michael não consegue ver isso. Brian 'cuida' do amigo desde que eles se conheceram. Michael tem muito ciúme de Justin e sempre tem discussões, muitas vezes se comporta como uma criança, mas na maioria de seus atos é responsável e no decorrer da história acaba conhecendo Ben e se apaixona perdidamente por ele.

Emmett Honeycutt Peter Paige Alexander Perry
(Antony Cotton)
Originalmente de Hazlehurst, Mississippi, Emmett é o mais extravagante do grupo. Se dedica a vários trabalhos, incluindo: vendedor numa loja de roupa chamada Torso, estrela pornô, camareiro nu, planejador de festas e responsável de um novo canal de notícias. Emmett descobre que seu amigo Ted se apaixonou por ele e acaba se entregando fazendo com que a amizade dos dois se transforme em um caloroso relacionamento.
Ted Schmidt Scott Lowell Phil Delaney
(Jason Merrells)
É um contador de 33 anos com baixa auto estima. Foi apaixonado platonicamente por Michael. Sempre diz a Brian que ele precisa libertar Michael para que o mesmo consiga ter um relacionamento estável e não ficar sempre esperando por ele. É introvertido e sempre está se queixando de seu aspecto físico. Tem o costume de visitar páginas pornôs e é amante da ópera e da boa comida. Ted acaba se envolvendo com as drogas e tenta se recupera e acaba se reencontrando com um antigo namorado já recuperado das drogas e palestrante.
Lindsay Peterson Thea Gill Romey Sullivan
(Esther Hall)
Amiga de Brian desde o colégio e também mãe de seu filho, Gus. Trabalha como professora de arte, mas pega tempo livre para estar com seu pequeno. Os pais católico protestantes de Lindsay são envergonhados de sua homossexualidade e de suas relações com Melanie.
Melanie Marcus Michelle Clunie Lisa Levene
(Saira Todd)
Companheira sentimental de Lindsay que é advogada. Melanie odeia Brian, em parte por culpa de Lindsay já que esta é muito carinhosa com ele, portanto em outro lado está mais perto de Brian. A filha de Melanie, Jenny Rebecca, tem a Michael como pai biológico. Melanie é a responsavél por solucionar todos os problemas de seus amigos como profissional.
Ben Bruckner Robert Gant (nenhum) Um professor da universidade que se converte noivo estável de Michael desde a segunda temporada. Ele é HIV positivo. Ben passa a morar com Michael e acaba encontrando Hunter na rua enfrente sua casa, se prostituindo e acaba por levá-lo para casa e cuida dele, mas Hunter a princípio não aceita a ajuda do casal.
Debbie Novotny Sharon Gless Hazel Tyler
(Denise Black)
Uma membra ativa do PFLAG (Pais, familiares e amigos de lésbicas e gays), Debbie está muito orgulhosa da homossexualidade de seu filho Michael. Acolhe todos os garotos na sua casa, especialmente a Justin, que vive com ela depois de fugir de casa. Ela trabalha no Liberty Diner, e na sua casa cuida de seu irmão Vic.
Vic Grassi Jack Wetherall Bernard Thomas (Andy Devine) O irmão de Debbie. Para ajudar a Debbie pagar a hipoteca, trabalha como chefe na sua cozinha. Também trabalha de hospedeiro para os negócios empresariais de Emmett. Mais tarde tem uma discussão com Debbie, finalmente morre por complicações de AIDS.
James Montgomery (Hunter) Harris Allan (nenhum) (Temporadas 3-5) Um adolescente HIV-positivo e Prostituto que se encontra com Ben e Michael. Ben sente pena por Hunter e o acolhe, finalmente ele e Michael o adotam. Ainda inicialmente parece interessado por Brian depois se apaixona por uma garota, Callie Leeson. Hunter sempre se mostra frio por causa da má educação que recebeu de sua mãe que o explorava.

Lista de episódios[editar | editar código-fonte]

Temporada Episódios Data de exibição Lançamento em DVD
Início da temporada Final da temporada Região 1
1 22 3 de Dezembro de 2000 (2000-12-03) 24 de Junho de 2001 (2001-06-24) 8 de Janeiro de 2002 (2002-01-08)
2 20 6 de Janeiro de 2002 (2002-01-06) 16 de Junho de 2002 (2002-06-16) 25 de Fevereiro de 2003 (2003-02-25)
3 14 2 de Março de 2003 (2003-03-02) 22 de Junho de 2003 (2003-06-22) 24 de Fevereiro de 2004 (2004-02-24)
4 14 18 de Abril de 2004 (2004-04-18) 18 de Julho de 2004 (2004-07-18) 5 de Abril de 2005 (2005-04-05)
5 13 22 de Maio de 2005 (2005-05-22) 7 de Agosto de 2005 (2005-08-07) 30 de Maio de 2006 (2006-05-30)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre LGBT é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.