Rakim

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rakim
Rakim
Informação geral
Nome completo William Michael Griffin, Jr.
Nascimento 28 de janeiro de 1968 (56 anos)
Long Island, Nova Iorque
Origem Nova Iorque, Nova Iorque
País Estados Unidos
Género(s) Hip hop
Gangsta rap
Rap
Ocupação(ões) Rapper
Produtor musical
Poeta
Período em atividade 1986 - presente
Gravadora(s) Ra Records
TVM
SMC Recordings
Aftermath Entertainment
Afiliação(ões) Eric B. & Rakim, Marley Marl, Big L, Large Professor, Pete Rock, Wu-Tang Clan, Nas, Ghostface Killah, Gang Starr, Dr. Dre, WC, Busta Rhymes,Linkin Park

William Michael Griffin, Jr. (mais tarde Rakim Allah) (nascido no dia 28 de Janeiro de 1968), mais conhecido pelo nome artístico Rakim ou God Mc é um rapper americano e um dos pioneiros do hip hop. Rakim é conhecido como um dos mais influentes e habilidosos MCs de sempre. O álbum clássico Paid In Full, por Eric B. & Rakim, foi nomeado o melhor álbum de hip hop de todos os tempos pela MTV,[1] e o próprio rapper foi nomeado o quarto melhor rapper de todos os tempos pela MTV. Fez parceria com a banda californiana Linkin Park na música Guilty All the Same lançada em 6 de março de 2014 para o  sexto álbum de estúdio do grupo, The Hunting Party.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Rakim é o sobrinho da actriz e cantora de R&B Ruth Brown. Ele cresceu em Wyandanch, Nova Iorque, e começou a interessar-se pelo hip hop quando era jovem. O DJ Eric B. levou-o a casa de Marley Marl para gravar "Eric B. is President." Naquela altura, William tinha acabado o Liceu e ia para a universidade, mas decidiu, em vez de tirar um curso superior, gravar com o DJ Eric B.

Quando fez 16 anos, juntou-se à organização The Nation of Gods and Earths e mudou o seu nome para Rakim Allah.

Com Eric B.[editar | editar código-fonte]

A capa de "Paid in Full", álbum de estreia da dupla.

Em 1986, Rakim começou a trabalhar com DJ Eric B. O Duo (conhecido como Eric B. & Rakim) é considerado um dos mais influentes e inovadores grupos de hip hop. O primeiro single do duo, "Eric B. is President" foi um sucesso e deu-lhes um contrato com a gravadora Island Records. O primeiro álbum do duo, Paid In Full, foi publicado em 1987, e desde então tem sido aclamado como um dos álbuns seminais do hip hop. O seu álbum seguinte, Follow The Leader foi também muito bem recebido. Eric B. & Rakim gravaram mais dois álbuns; Let The Rhythm Hit 'Em e Don't Sweat The Technique antes de o duo se separar.

Carreira a solo[editar | editar código-fonte]

Depois da divisão do duo Eric B. & Rakim, Rakim assinou com seu amigo 'Harun Butt' "Q=BOB" da gravadora Q=BOB Records para começar a sua carreira a solo, no entanto, a gravadora fechou pouco depois. Ele acabou por regressar em 1997 com The 18th Letter, que incluía colaborações de DJ Premier e Pete Rock; que foi publicado em duas versões, uma delas incluía um dos maiores sucessos de Eric B. & Rakim intitulado de The Book of Life.

Em 2000, Rakim assinou com a Aftermath Entertainment, no entanto, em 2003 Rakim abandonou a gravadora devido às diferenças existentes entre ele e Dr. Dre. Pouco depois, Rakim Assinou com a DreamWorks Records mas pouco tempo depois a gravadora fechou.

The Seventh Seal, álbum há muito esperado, foi publicado no dia 17 de Novembro de 2009.[2] O primeiro single do álbum, "Holy Are You", foi publicado através da sua página do MySpace a 14 de Julho de 2009 e ficou disponível no iTunes a 29 de Julho. Rakim esteve activo durante a sua gravação com várias excursões nacionais e eventos.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns a solo[editar | editar código-fonte]

Com Eric B.[editar | editar código-fonte]

Colectâneas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Reality TV Shows, Celebrity News, Pop Culture & Music Videos». MTV (em inglês). Consultado em 10 de outubro de 2022 
  2. «Rakim: The MC Reveals His 'Seventh Seal'». NPR.org (em inglês). Consultado em 10 de outubro de 2022 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Rakim