Rihonor de Castilla

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Pormenor do rio em Rihonor de Castilla
Painel com mapa junto à fronteira portuguesa

Rihonor de Castilla é uma localidade integrada no município de Pedralba de la Pradería, na Espanha, mais concretamente na província de Zamora, na comunidade autónoma de Castela e Leão. Possui cerca de 25 habitantes.

Faz fronteira com a localidade portuguesa de Rio de Onor, com a qual partilha um sistema comunitário ancestral.[1] A partilha de recursos entre as duas localidades manifesta-se de diversas formas, como por exemplo no caso da gestão da água. As águas residuais são tratadas do lado português, oferecendo em troca os espanhóis água potável no Verão, quando há problemas de abastecimento.

Gado em Rio de Onor, após atravessar a fronteira

É comum observar gado atravessando a fronteira livremente. As populações de ambos os países possuem muitas vezes terras do lado oposto da fronteira, trabalhando-as como se fossem do seu lado da fronteira. Partilham também um pasto comunitário, onde se alimenta um rebanho único de cerca de 300 ovelhas e 100 cabras.

É composta sobretudo por antigas casas de pedra, de dois andares. A vida familiar desenrola-se no andar de cima, ficando o gado, os cereais e outros produtos no andar de baixo. É atravessada pelo chamado rio de Onor, um afluente do rio Sabor, por sua vez afluente do Rio Douro.

O seu código postal é o 49391.[2]

Referências