Rio Negro (Uruguai)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rio Negro
Mapa da República Oriental do Uruguai mostrando o Río Negro e seus lagos artificiais.
Comprimento 750 km
Nascente Bagé
Foz Rio Uruguai
Área da bacia 70.714 km²
Afluentes
principais
Bocarra, arroio Piraí, arroio São Luís, rio Tacuarembo, rio Yi, arroio Fraile Muerto, arroio Cordobés, arroio Grande.
País(es)  Brasil
Uruguai

O Rio Negro é um rio que atravessa dois países:

O rio Negro é o maior afluente do rio Uruguai, correndo de nordeste para o sudoeste banhando Rio Grande do Sul e dividindo o país Uruguai em duas partes aproximadamente iguais: a parte norte e a parte sul.

É o principal curso d'água do interior do Uruguai. Nasce no Brasil, próximo à cidade de Bagé e tem breve curso no Estado do Rio Grande do Sul. Foi nas proximidades desta cidade, hoje em território do município de Hulha Negra, no lugar que ficou conhecido como Potreiro das Almas, que ocorreu o em 28 de novembro de 1893 a degola de trezentos homens durante a Revolução Federalista. No Brasil recebe pelo menos três de seus maiores afluentes: o do Bocarra, o arroio Piraí e arroio São Luís, que faz parte da divisa do Brasil com o Uruguai.No Uruguai os maiores afluentes sao os rio Yi y Tacuarembó , também desaguam os arroios Fraile Muerto, Cordobes y Grande.

Percorre cerca de 750 km ao longo dos quais forma dois lagos, um deles, o maior, chamado de lago Rincão do Bonete, formado pela barragem que tinha o mesmo nome e que agora é chamada de barragem Gabriel Terra. O Rio Negro desagua no rio Uruguai e em sua foz há um grupo de ilhas chamadas do Vizcaino. A jusante de Paso de los Toros, (no lago Rincão do Bonete) encontra-se a usina Gabriel Terra, a maior usina hidrelétrica do Uruguai, com uma cota de cerca de 81m e uma produção normal de 150MW. Abaixo desta encontra-se a usina hidrelétrica de Baigorria e ainda mais abaixo a de Palmar. Essas três usinas geram a maior parte da energia elétrica do Uruguai.

A bacia hidrográfica do rio Negro abrange 70.714 km², dos quais 2.500 no Brasil.

Na altura da usina hidrelétrica de Palmar o caudal do rio é de cerca de 650 m³/s.

Bacia do Plata; Rio Negro está a sudeste.

Ver também[editar | editar código-fonte]