Rio São João (Rio de Janeiro)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura outros significados de Rio São João, veja Rio São João.
Rio São João
Rio São João (Rio de Janeiro)
Comprimento 120 km
Nascente Serra do Mar, Cachoeiras de Macacu, num ramo da serra conhecido por Serra do Sembe
Altitude da nascente 800 m
Foz Oceano Atlântico, na divisa de Barra de São João e Cabo Frio
Área da bacia 2.160 km²
País(es)  Brasil

O Rio São João é um rio brasileiro que banha o estado do Rio de Janeiro. Nasce na Serra do Mar, próximo à área de proteção ambiental de Macaé de Cima, nos limites entre os municípios de Silva Jardim com Nova Friburgo e Cachoeiras de Macacu, sendo uma importante fonte de abastecimento de água das cidades compreendidas pela Região dos Lagos, o motivo do represamento da lagoa de Juturnaíba. Sua foz é na localidade de Barra de São João, distrito praiano de Casimiro de Abreu[1].

A bacia do Rio São João está situada a 22 20’e 22 50’de latitude sul 42 00’ e 42 40’ de longitude oeste numa superfície de 2.160 km e perímetros de 266 km. A região Hidrográfica do Rio São João tem o formato de uma pera, a maior distancia Leste-Oeste é de 67 km e a de Norte-Sul de 43 km. O ponto mais elevado está a 1.719 metros.

Seus afluentes pela margem esquerda são os rios Panelas, São Lourenço, Aguas Claras, dos Pirineus ou Crubixais, Bananeiras e Riachão, o córrego do Espinho, os rios Maratuã, Indaiaçu, Aldeia Velha, Dourado e Lontra e as valas dos meros, dos Medeiros e da Ponte Grande. Pela margem direita desaguam os rios Gaviões, do Ouro, os córregos Cambucás, Salto D´água, e Ramiro, os rios Morto e Camarupi, as valas sdo Consórcio, Jacaré e Pedras e por fim o rio Gargoá.

Referências

  1. Cyan (3 de novembro de 2010). «Rio São João: agressões sem fim». Consultado em 24 de agosto de 2013. Arquivado do original em 7 de março de 2016 

Além de seus benefícios naturais o Rio São João proporciona aos aventureiros, mais ou menos acometidos, experiências maravilhosas, pois pode-se tranqüilamente navegar em suas águas para lazer utilizando jet-skis, barcos, caiaques ou pranchas de Stand Up Paddle, por ser um Rio de águas límpidas e suas margens serem bastantes distantes umas das outras além de fazer partida reserva federal de Poço das Antas, localizada entre os municípios de Silva Jardim e Casimiro de Abreu (RJ), torna-se um dos poucos rios do estado do Rio de Janeiro a compreender um bioma único, pois de sua nascente a foz o rio é protegido e monitorado diariamente, posso falar como assíduo freqüentador do mesmo remando de SUP, com fiscalização intenssa, o que torna o rio, um paraíso aos praticantes do SUP, e aos amantes da natureza!


Ícone de esboço Este artigo sobre hidrografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.