Serra do Mar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde dezembro de 2012). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Serra do Mar
O mar de morros da Serra do Mar, visto do centro de Curitiba.
Localização
Coordenadas 26° S 48° 57' O
País(es)  Brasil
Características
Altitude máxima 2.316 m
Cumes mais altos Pedra do Sino, Pico Maior de Friburgo, Pico Paraná, Caratuva, Ferraria, etc.
Comprimento 1500 km
Pix.gif Serra do Mar *
Welterbe.svg
Património Mundial da UNESCO

Teresopolis-DedoDeus2.jpg
O Dedo de Deus, localizado na Serra dos Órgãos, Rio de Janeiro
País  Brasil
Critérios vii, ix, x
Referência 893
Região** Brasil
Histórico de inscrição
Inscrição 1999  (23ª sessão)
* Nome como inscrito na lista do Património Mundial.
** Região, segundo a classificação pela UNESCO.

A Serra do Mar é uma cadeia montanhosa do relevo brasileiro que se estende por aproximadamente 1.500 quilômetros ao longo do litoral leste/sul, indo desde o estado do Rio de Janeiro até o norte do estado de Santa Catarina.[1]

Devido seu valor geológico, a riqueza de sua fauna e flora a Serra do Mar foi tombada pelo Condephaat e foi incluído no Patrimônico Histórico do Estado de São Paulo em 6 de junho de 1985. [2]

Geografia[editar | editar código-fonte]

No estado de São Paulo, a Serra do Mar atravessa as três regiões litorâneas (norte, central e sul).

A Serra situa-se bem junto ao mar no norte, como por exemplo em Ubatuba. No centro há uns poucos quilômetros de planície nos quais estendem-se municípios como Praia Grande, e na direção de Iguape ao sul a largura da planície cresce para algumas dezenas de quilômetros. Junto à Grande São Paulo, a Serra chega à altura média de 800 metros (a cidade de São Paulo possui uma altitude média de 780 metros).

Formação[editar | editar código-fonte]

A Serra do Mar pertence ao Complexo Cristalino Brasileiro sendo constituída em sua maioria por granitos e gnaisses.

As formas atuais da Serra do Mar derivam de vários fatores: diferença de resistência das rochas, falhamento do relevo e sucessivas trocas climáticas.

Em alguns trechos, a Serra do Mar se apresenta como escarpa (Graciosa e Farinha Seca), em outros é formada por serras marginais que se elevam de 500 a mil metros sobre o planalto. São blocos que recebem diversas denominações: Capivari Grande, Virgem Maria, Serra dos Órgãos (Ibitiraquire), Marumbi entre outras formas de relevo.

Vista da Serra do Mar em Ubatuba, São Paulo

O último segmento de montanhas da Serra do Mar, no estado do Rio de Janeiro, recebe o nome local de Serra dos Órgãos, e possui os mais altos picos de toda a Serra do Mar, como a Pedra do Sino de Teresópolis (2.268 metros), o pico da Caledônia (2.262 metros) em Nova Friburgo, e outros picos maiores localizados no parque estadual dos três picos, onde se encontram: os três picos (uma formação rochosa de Granito e Gnaisse com mais de 2.300 metros de altura (Pico Maior de Friburgo: 2.316 metros - ponto culminante da Serra do Mar no Brasil) que possui três picos (ou "três agulhas") na parte superior desta rocha.

Na Serra do Mar encontram-se as maiores altitudes do Paraná, destacando-se os seguintes picos: Paraná (1.922 metros), Caratuva (1.856 metros), Siririca (1.740 metros) e Marumbi (1.551 metros).[3]

Dirigindo-se mais para o sul aparecem outras serras marginais, tais como Castelhanos, Araraquara, Araçatuba e Iquiririm (esta última, já na divisa do Paraná com Santa Catarina).

Também são marginais, os ramais que se dirigem para o litoral, como as serras da Igreja, Canavieiras e da Prata. Esta última, após contornar as praias, mergulha no Atlântico.

Pico Maior de Friburgo, com 2.316 metros de altitude, o ponto culminante da serra do mar

Nomenclaturas regionais[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Unidades de Relevo (PDF) IBGE. Visitado em 19 de dezembro de 2012.
  2. Secretaria do Estado da Cultura do Estado de São Paulo. Serra do Mar e de Paranapiacaba. Visitado em 22/02/2013.
  3. Pontos mais altos do Brasil, segundo as Grandes Regiões e as Unidades da Federação (PDF) Anuário Estatístico do Brasil p. 32. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (2012). Visitado em 6 de setembro de 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Serra do Mar
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.