São Sebastião (São Paulo)
-
Nota: Para outros significados, veja São Sebastião (desambiguação).
| Município da Estância Balneária de São Sebastião | |||||
|
Praia de Maresias |
|||||
|
|||||
| Hino | |||||
| Fundação | 16 de março de 1636 (375 anos) | ||||
|---|---|---|---|---|---|
| Gentílico | sebastianense | ||||
| Lema | |||||
| Prefeito(a) | Ernane Primazzi (2009–2012) |
||||
| Localização | |||||
|
|
|||||
| Unidade federativa | |||||
| Mesorregião | Vale do Paraíba Paulista IBGE/2008[1] | ||||
| Microrregião | Caraguatatuba IBGE/2008[1] | ||||
| Municípios limítrofes | Caraguatatuba, Bertioga, Salesópolis e Ilhabela (Ilha de São Sebastião). | ||||
| Distância até a capital | 197 km[2] | ||||
| Características geográficas | |||||
| Área | 403,336 km² [3] | ||||
| População | 73 833 hab. (SP: 96º) – Censo IBGE/2010[4] | ||||
| Densidade | 183,06 hab./km² | ||||
| Clima | Tropical | ||||
| Fuso horário | UTC−3 | ||||
| Indicadores | |||||
| IDH | 0,798 médio PNUD/2000[5] | ||||
| PIB | R$ 4 677 287,309 mil IBGE/2008[6] | ||||
| PIB per capita | R$ 64 750,09 IBGE/2008[6] | ||||
São Sebastião é um município do estado de São Paulo, que fica localizado no litoral norte do estado (ou microrregião de Caraguatatuba). A população estimada em 2006 era de 75 886 habitantes, e a área é de 403 km², o que resulta numa densidade demográfica de 162,47 hab/km².
Índice |
[editar] Estância balneária
São Sebastião é um dos 15 municípios paulistas considerados estâncias balneárias pelo Estado de São Paulo, por cumprir determinados pré-requisitos definidos por lei estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar a seu nome o título de Estância Balneária, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.
[editar] História
É a cidade mais antiga do litoral norte. Antes da colonização portuguesa, a região de São Sebastião era ocupada por índios Tupinambás e Tupiniquins, sendo a serra de Boiçucanga uma divisa natural das terras das tribos.
A ocupação portuguesa ocorre com o início da História do Brasil, após a divisão do território em Capitanias Hereditárias. Iniciaram-se então a povoação, desenvolvendo o local com agricultura e pesca. Naquela época a região contava com dezenas de engenhos de cana de açúcar, responsáveis por um maior desenvolvimento econômico e a caracterização como núcleo habitacional e político. Isto possibilitou a emancipação de São Sebastião.
Um dos principais pontos de encontro dos moradores da cidade é a Rua da Praia, no centro da cidade, onde está localizada a maior pista de skate da cidade com 7.000 m², e considerada a maior do Brasil, além do teatro municipal[carece de fontes].
[editar] Geografia
Seus limites são Caraguatatuba a Norte, o Oceano Atlântico a Leste ,Bertioga a Sul e Salesópolis a Noroeste.
A Ilha de São Sebastião, cujo território corresponde ao do município de Ilhabela, fica defronte à costa leste de São Sebastião. Nessa costa é que se localiza o centro comercial da cidade. Por entre a cidade e a ilha está o canal de São Sebastião, que tem em sua largura mínima apenas 3 km, onde a travessia pode ser feita pela Travessia São Sebastião-Ilhabela de balsas.
No canal fica o porto de São Sebastião e o oleoduto da maior unidade da Transpetro (a subsidiária da Petrobras responsável pelo transporte de petróleo e demais combustíveis), responsável por 80% do combustível exportado pelo país. Já a costa sul conta com praias de turismo, como Toque-Toque, Maresias, Boiçucanga e Barra do Saí.
Praticamente tudo na cidade está localizado nas estreitas áreas planas entre o mar e as montanhas, exceto por torres de telefonia celular e torres de transmissão elétrica. Na porção central da cidade, essas áreas não chegam a mais do quê 3 km de largura, mas podem chegar ao dobro nas regiões menos povoadas à oeste. A maior parte da cidade se concentra entre a Praia da Enseada (a última antes de Caraguatatuba) e a Praia de Guaecá. De Toque-Toque à Boracéia (a última antes de Bertioga), há muitos hotéis, casas de veraneio e casas noturnas. O Rio Guaratuba faz a fronteira com Bertioga, enquanto que o Rio Juqueriquerê faz a fronteira com Caraguatatuba.
A cidade possui um clima oceânico, com uma temperatura média anual de 24°C.[7] A maior parte das montanhas e das ilhas são cobertas pela Mata Atlântica.
Dois distritos formam o município: Distrito de São Sebastião e Distrito de Maresias.
Maresias é um ponto popular dos surfistas do litoral paulista. Foram esses esportistas que há cerca de 20 anos descobriram a região, na época acessível por uma estrada de terra em precárias condições. A praia tem fortes arrebentações provocadas por um parcel. Hoje Maresias é considerada a versão paulista da carioca Ipanema. Está no eixo mais agitado da região que compreende ainda as praias de Boiçucanga, Camburi e Juqueí. Possui uma das melhores infraestruturas turísticas de São Sebastião, com bares, restaurantes, hotéis, pousadas, campings e danceteria.
Camburi é bastante agitada, frequentada por grande número de turistas e surfistas. A praia de Camburi é separada da de Camburizinho por um rio que desemboca em uma pequena ilha. Conta com posto permanente de salva-vidas do Corpo de Bombeiros. Possui campings, hotéis, pousadas, mercado e lojas de artesanato caiçara. A praia está próxima ao limite da cidade de Bertioga, onde está localizado um aldeamento indígena.
[editar] Ilhas
Há algumas ilhas espalhadas pelo litoral da cidade. A maior e mais famosa é a Ilha de São Sebastião, parte da cidade de Ilhabela.
[editar] Ilhas de Toque-Toque
Do norte ao sul, a Ilha de Toque-Toque Grande é a primeira depois de Ilhabela, e localiza-se em frente à praia homônima. Não há praias nem pessoas por lá, mas o local é visitado para mergulho.[8] A Ilha de Toque-Toque Pequeno, mais ao sul, é menor, igualmente desabitada e lembra uma tartaruga quando vista da Praia de Santiago.
[editar] Arquipélago de Alcatrazes
[editar] Ilha dos Gatos e das Couves
A Ilha dos Gatos, localizada a 1,8 km da Ponta da Baleia (um morro entre a Paia de Camburi e a Praia da Baleia) e a Ilha das Couves, localizada a 2,4 km da costa e a apenas 600 metros ao sul d'As Ilhas são ambas desertas, mas visitadas por turistas.
[editar] As Ilhas
As Ilhas diferem das outras ilhas por terem uma praia, que é frequentemente visitada por turistas da Barra do Saí e da Praia de Juqueí, ambas localizadas a cerca de 2,4 km da ilha.
[editar] Ilha do Montão de Trigo
[editar] Hidrografia
[editar] Pontos turísticos
Além das 36 praias (veja abaixo), a cidade tem alguns lugares para visitar, como a Igreja Matriz de São Sebastião, o Museu de Arte Sacra, o Convento da Nossa Senhora do Amparo e o Convento Franciscano. O centro da cidade pode ser dividido em duas partes: uma, antiga, o centro histórico, em torno da Igreja matriz, cheia de casas do Brasil Colonial, que hoje abrigam bares, restaurantes, hotéis e repartições públicas. A outra parte, moderna, localiza-se próxima ao mar, num aterro. É um dos principais pontos de encontro dos moradores da cidade, tendo como principal logradouro a Rua da Praia, onde está localizada a pista de skate da cidade, além do teatro municipal. Há também muitas sorveterias, restaurantes, bares, feiras de artesanato e uma grande praça.
[editar] Praias
Há 36 praias pelo litoral de mais de 100 km da cidade. Do norte ao sul, são elas:
|
|
[editar] Transporte
O único jeito de se chegar à cidade é pela BR-101, denominada Rodovia Doutor Manuel Hipólito Rego no trecho que vai de Ubatuba a Bertioga. É possível vir de Caraguatatuba pelo Norte e de Bertioga pelo Sul. A rodovia é a mais importante via da cidade, ligando os extremos Norte e Sul, e tendo uma linha regular de ônibus. Bicicletas também são muito utilizadas na cidade.
[editar] Cultura
[editar]
O Carnaval da cidade é organizado principalmente pela Associação Sebastianense das Entidades Carnavalescas, que promove os desfiles de blocos e escolas de samba. Participam do Carnaval as escolas Acadêmicos de São Francisco, Ki-Fogo, Mocidade da Topolândia e X-9 do Canto do Mar.
Referências
- ↑ a b Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
- ↑ Distâncias entre a cidade de São Paulo e todas as cidades do interior paulista. Página visitada em 31 de janeiro de 2011.
- ↑ IBGE (10 out. 2002). Área territorial oficial. Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Página visitada em 5 dez. 2010.
- ↑ Censo Populacional 2010. Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de novembro de 2010). Página visitada em 11 de dezembro de 2010.
- ↑ Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
- ↑ a b Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Página visitada em 11 dez. 2010.
- ↑ São Sebastião no citybrazil.com
- ↑ A Ilha de Toque Toque
[editar] Ligações externas
Guia de viagens sobre São Sebastião (São Paulo) no Wikitravel.