São Bento do Sapucaí

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde março de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Município da Estância Climática de São Bento do Sapucaí
Pórtico de entrada da cidade

Pórtico de entrada da cidade
Bandeira da Estância Climática de São Bento do Sapucaí
Brasão da Estância Climática de São Bento do Sapucaí
Bandeira Brasão
Hino
Fundação 16 de agosto de 1832 (182 anos)
Gentílico são-bentista
Prefeito(a) Ildefonso Mendes Neto (PSDB)
(2009–2012)
Localização
Localização da Estância Climática de São Bento do Sapucaí
Localização da Estância Climática de São Bento do Sapucaí em São Paulo
Estância Climática de São Bento do Sapucaí está localizado em: Brasil
Estância Climática de São Bento do Sapucaí
Localização da Estância Climática de São Bento do Sapucaí no Brasil
22° 41' 20" S 45° 43' 51" O22° 41' 20" S 45° 43' 51" O
Unidade federativa  São Paulo
Mesorregião Vale do Paraíba Paulista IBGE/2008[1]
Microrregião Campos do Jordão IBGE/2008[1]
Região metropolitana Vale do Paraíba e Litoral Norte
Municípios limítrofes Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal, Sapucaí-Mirim, Gonçalves, Paraisópolis, Brasópolis e Piranguçu
Distância até a capital 209 km
Características geográficas
Área 252,200 km² [2]
População 10 462 hab. Censo IBGE/2010[3]
Densidade 41,48 hab./km²
Altitude 886 m
Clima Tropical de Altitude Cwb
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH-M 0,776 alto PNUD/2000[4]
PIB R$ 75 853,124 mil IBGE/2008[5]
PIB per capita R$ 6 947,53 IBGE/2008[5]
Página oficial

São Bento do Sapucaí é um município brasileiro do estado de São Paulo, na microrregião de Campos do Jordão. Localiza-se a uma latitude 22° 41'20" sul e a uma longitude 45° 43' 51" oeste, estando a uma altitude de 886 metros. Sua população estimada em 2004 era de 11.207 habitantes.

Estância climática[editar | editar código-fonte]

São Bento do Sapucaí é um dos 12 municípios paulistas considerados estâncias climáticas pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Climática, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.

História[editar | editar código-fonte]

Padroeiro: São Bento

Geografia[editar | editar código-fonte]

Possui uma área de 251,27 km². A densidade demográfica é de 44,60 hab/km².

São Bento do Sapucaí abriga um dos pontos mais altos do estado de São Paulo, o complexo do Baú, que é formado por três montanhas de pedra: Bauzinho, Pedra do Baú e Ana Chata. O local é visitado por muitos turistas durante todo o ano.

Hidrografia[editar | editar código-fonte]

Rodovias[editar | editar código-fonte]

Turismo[editar | editar código-fonte]

Praça da Igreja do Rosário em São Bento do Sapucaí.

A cidade é pequena, acolhedora e hospitaleira. Por estar na Serra da Mantiqueira e a cerca de 40 km de Campos do Jordão, oferece clima similar.

Suas igrejas e casas antigas são ao mesmo tempo simples, aconchegantes e bonitas. A principal igreja do município é datada de 1906.

Igreja em São Bento do Sapucaí, SP.

Repleta de lugares pitorescos, o ponto turístico mais conhecido é a Pedra do Baú. Com cerca de 300m de altura e 1950 metros acima do nível do mar, o visitante pode subir a pedra através de degraus e grampos que são chumbados com cimento em furos na rocha. Há duas escadas: a da face voltada à cidade de São Bento é mais íngreme, mas oferece o melhor visual. A face voltada para o bairro do Baú é mais serpenteada e por vezes fica úmida por conta da vegetação.

A Pedra do Baú se encontra em uma composição rochosa, acompanhada de duas outras formações próximas: Bauzinho e Anachata. A pedra do Bauzinho é acessível por carro e em sua base há um estacionamento e uma lanchonete. A menos de 10m do estacionamento já é possível vislumbrar a beleza da paisagem, o ar frio da Serra da Mantiqueira e a imponência da Pedra do Baú.

No caminho para a Pedra do Baú há a Cachoeira dos Amores, situada em um sítio privado, aonde os donos mantém um camping.

São várias as opções de hospedagem, desde hotéis mais sofisticados, passando por pousadas aconchegantes, pousadas familiares estilo "albergues" ou ainda moradores que alugam quartos para hóspedes.

Esportes[editar | editar código-fonte]

Pedra do Baú, vista pé de Serra sentido São Bento do Sapucaí.
Escalada na Pedra do Baú com Bauzinho ao fundo.

A região de São Bento do Sapucaí possui algumas das mais tradicionais rotas de escalada do estado de São Paulo. O complexo do Baú (Bauzinho, Pedra do Baú e Ana Chata) contém dezenas de vias de diversos graus de dificuldade e alturas e é visitado por escaladores de todo o país.

A região também conta com outros complexos rochosos, ideais para escalada em rocha, como a Pedra da Divisa e a Falésia dos Olhos.

Eliseu Frechou é um famoso escalador local responsável pela conquista de grande parte das vias nas rochas locais.

Na cidade também há um projeto de Escolinha de Futebol que se chama Associação Atlética 9 de Julho, dirigido por: Adílson, Edinho e Dito(como são conhecidos na cidade).

Recentemente foram campeões na categoria Infantil do Projeto Valônia da cidade de Itajubá, e na mesma competição foram terceiro colocados na categoria Mirim.

Retomando o prestígio da cidade no Futebol.

Filhos ilustres[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Divisão Territorial do Brasil Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  2. IBGE (10 out. 2002). Área territorial oficial Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Página visitada em 5 dez. 2010.
  3. Censo Populacional 2010 Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de novembro de 2010). Página visitada em 11 de dezembro de 2010.
  4. Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  5. a b Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Página visitada em 11 dez. 2010.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre São Bento do Sapucaí
Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado de São Paulo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.