Russell M. Nelson

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Série temática sobre os
Santos dos Últimos Dias
Salt Lake Temple spires.jpg
História
Primeira Visão
Crise na sucessão
Escrituras-padrão
Livro de Mórmon
Doutrina e Convênios
Pérola de Grande Valor
Bíblia
Importantes líderes
Joseph Smith Jr. · Oliver Cowdery
Sidney Rigdon · Brigham Young
Thomas S. Monson
Publicações Periódicas (em português)
A Liahona
Doutrinas
Regras de fé
Estrutura
Primeira Presidência
Quórum dos Doze Apóstolos
Quórum dos Setenta
Conflitos
Guerra Mórmon · Guerra de Utah
Legião Nauvoo · Batalhão Mórmon
Ramificações
A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Comunidade de Cristo
Bickertonitas · Strangitas
Igreja de Cristo (Lote do Templo)


Russell Marion Nelson nasceu em 9 de setembro de 1924 e é membro do Quórum dos Doze Apóstolos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Também é bastante conhecido internacionalmente como um renomado cardiólogo.

Carreira Médica[editar | editar código-fonte]

Natural de Salt Lake City, Utah, estudou na LDS Business College e na adolescência trabalhou como assistente em um banco.[1] Em 1947, terminou seus estudos em medicina pela Universidade de Utah.[2] Tão logo terminou o curso de medicina, fez parte da primeira equipe que realizou com sucesso uma cirugia cardiovascular utilizando "Bypass cardiopulmonar". Em 1951, pela primeira vez uma máquina foi utilizada em uma cirurgia cardíaca em um Ser Humano e, quatro anos depois, Russell M. Nelson foi o primeiro em Utah a ter sucesso com a técnica.

Nelson também serviu como no exército dos Estados Unidos durante a Guerra da Coreia, também trabalhando no Japão, no Centro Médico do Exército de Walter Reed - Estados Unidos, e em Washington D.C.. Cumpriu residência em cirurgia no Hospital Geral de Massachussetts e recebendo seu doutorado pela Universidade de Minesota. [2]

Nelson retornou a Salt Lake City em 1955 para iniciar sua carreira acadêmica como professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Utah. Em março de 1956, Nelson realizou a primeira operação cardiopediátrica bem-sucedida no Hospital Geral de Salt Lake City em uma menina de quatro anos de idade que sofria de Tetralogia de Fallot. Em 1959, tornou-se membro do quadro-permanente do Salt Lake Clinic, instituição associada ao LDS Hospital, e lá continuou suas pesquisas para o desenvolvimento de intervenções torácicas como segundo-diretor do programa de residência. Criou também um laboratório de pesquisas no LDS Hospital.Em meados dos anos 1960, Nelson desenvolveu técnicas de implantação de valva aórtica artificial, diminuindo significativamente o número de óbitos em cirurgias cardíacas.

Em um momento único em sua carreira, realizou com sucesso uma cirurgia no Presidente da Igreja Spencer W. Kimball.

Nelson também se envolveu bastante com aspectos administrativos da medicina e foi eleito presidente da Associação Médica do Estado de Utah. Ele ocupou a cadeira da Divisão de Cirurgias Torácicas do LDS Hospital entre 1967 e 1974 e foi diretor do programa de residência em cirurgia torácica do Hospital afiliado à Universidade de Utah entre 1967 e 1984. Foi também eleito presidente da Sociedade de Cirurgia Vascular e também foi diretor do Corpo Americano de Cirurgia Torácica.

Cargos e Prêmios[editar | editar código-fonte]

  • Presidente - Thoracic Surgical Directors Association
  • Presidente - Society for Vascular Surgery
  • Presidente - Utah State Medical Association
  • Diretor - American Board of Thoracic Surgery
  • Coordenador - Council on Cardiovascular Surgery for the American Heart Association
  • Coordenador - Division of Thoracic Surgery, LDS Hospital
  • "Citation for International Service", American Heart Association
  • "Heart of Gold Award", American Heart Association
  • "Golden Plate Award", American Academy of Achievement
  • "Distinguished Alumni Award", University of Utah

Vida Religiosa[editar | editar código-fonte]

Além de seu trabalho médico, Nelson serviu frequentemente em posições de liderança na Igreja. Ante de ser designado como Apóstolo, ele serviu como presidente de Estaca ao longo de seis anos em Salt Lake City (1964 - 1971). Durante este período, foi seu Segundo Conselheiro o mais tarde também Apóstolo Joseph B. Wirthlin (* 1917 + 2008). Nelson também serviu como presidente geral da Escola Dominical durante oito anos e quatro anos como representante regional do Quórum dos Doze Apóstolos.

Russell M. Nelson foi chamado para ser Apóstolo pelo Presidente da Igreja Spencer W. Kimball em 7 de abril de 1984. Foi ordenado Apóstolo em 12 de abril de 1984 por Gordon B. Hinckley. Na mesma conferência em que foi apoiado Nelson, Dallin H. Oaks foi também apoiado como membro do [Quórum_dos_Doze_Apóstolos | Quórum dos Doze Apóstolos]] - ocupando, respectivamente, o lugar de LeGrand Richards e Mark E. Petersen que haviam falecido no ano anterior.

Desde agosto de 2007, Élder Nelson é responsável pelo Sistema Educacional da Igreja.[3]

Família[editar | editar código-fonte]

Nelson casou-se com Dantzel White em 31 de agosto de 1945 no Templo de Salt Lake, Utah. Tiveram 9 filhas e um filho.[4] Dantzel morreu inesperadamente em 12 de fevereiro de 2005. Em 6 de abril de 2006, Élder Nelson casou-se com Wendy L. Watson no Templo de Salt Lake.

Publicações[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. LDS Church News, Oct. 17, 2009
  2. a b Elder Russell M. Nelson, acessado Junho 12, 2011.
  3. Wendy Leonard, "LDS Business College appoints new president", Deseret Morning News, December 9, 2008
  4. Nelson, Russell M.. (February 23 1993). "Integrity of Heart". BYU Speeches.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]