Quórum dos Setenta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Série temática sobre os
Santos dos Últimos Dias
Salt Lake Temple spires.jpg
História
Primeira Visão
Crise na sucessão
Escrituras-padrão
Livro de Mórmon
Doutrina e Convênios
Pérola de Grande Valor
Bíblia
Importantes líderes
Joseph Smith Jr. · Oliver Cowdery
Sidney Rigdon · Brigham Young
Thomas S. Monson
Publicações Periódicas (em português)
A Liahona
Doutrinas
Regras de fé
Estrutura
Primeira Presidência
Quórum dos Doze Apóstolos
Quórum dos Setenta
Conflitos
Guerra Mórmon · Guerra de Utah
Legião Nauvoo · Batalhão Mórmon
Ramificações
A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Comunidade de Cristo
Bickertonitas · Strangitas
Igreja de Cristo (Lote do Templo)


O Quórum dos Setenta (ou Primeiro Quórum dos Setenta) é uma organização de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. É o terceiro corpo presidente desta igreja. Está subordinado à Primeira Presidência e ao Quórum dos Doze.

Este quorum deve ter no máximo setenta componentes. Os santos dos últimos dias clamam ser esta a mesma organização instituída por Jesus Cristo durante seu ministério na Palestina, quando chamou setenta homens para pregar o evangelho.

Na Bíblia: "Depois disto, o Senhor designou outros setenta; e os enviou de dois em dois, para que o precedessem em cada cidade e lugar onde ele estava para ir." (Bíblia | Evangelho de Lucas 10:1)

Em Doutrina e Convênios: "Os Setenta também são chamados para pregar o evangelho e ser testemunhas especiais junto aos gentios e em todo o mundo — diferindo assim dos outros oficiais da igreja nos deveres de seu chamado." (Doutrina e Convênios | Seção 107:25)

Com o crescimento da Igreja, foram criados mais de um Quórum de Setentas,havendo atualmente oito, sendo parte deles com componentes que servem exclusivamente à Igreja até o fim de suas vidas(Autoridades Eméritas), em outros Quóruns os membros servem temporariamente, podendo ser desobrigados após um tempo de serviço voluntário.

Cada Setenta tem o título de "Elder" (traduz-se presbítero ou ancião em português, mas a igreja usa a palavra elder para identificar estes oficiais). O termo Elder nada mas é do que uma referência ao ofício do Sacerdócio ao qual portam. Servem em diversas partes do mundo, recebendo instruções do Quórum dos Doze Apóstolos e do Profeta (o Presidente da Igreja), repassando essas instruções às autoridades locais da Igreja (Presidentes de Estaca ou Distrito, e Bispos ou Presidentes de Ramo).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]