SIMPA

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Parte de uma série de artigos sobre
Maçonaria
Maçom
Artigos principais

Maçonaria · Grande Loja · Loja Maçônica · Venerável Mestre · Graus maçônicos · Lojas Simbólicas · Loja de Perfeição

História

História da Maçonaria · Manuscritos Maçônicos · Constituição de Anderson ·CLIPSAS · SIMPA · União Maçónica Internacional CATENA · C.I.MA.S.

O SIMPA ou Secretariado Internacional das Potências Maçónicas Adogmaticas foi fundado em 1998 e é um organismo internacional que visa reagrupar as Obediências Maçônicas adogmáticas e liberais e tal como o CLIPSAS, tendo aliás uma função semelhante a este último tendo sido criado quando em 1996 algumas obediências francófonas a abandonaram.

Objectivos[editar | editar código-fonte]

O seu principal objectivo é de criar, para as suas Obediências membros, um espaço de coordenação com vista ao desenvolvimento de acções comuns tendo em vista a promoção dos valores da maçonaria adogmática e liberal.

Com vista a prosseguir esse fim fazem encontros regulares entre todas as Obediências Maçônicas que são membros deste organismo.

História[editar | editar código-fonte]

Esta organização foi fundada em 26 de Dezembro de 1998[1] em Bruxelas na Bélgica depois do Grande Oriente da França e do Grande Oriente da Bélgica terem saído do CLIPSAS.[2] , os motivos alegados foram mais de ordem administrativa e também porque as Obediências Maçônicas de origem francesa queriam que a organização seguisse outra via, embora nenhum destes motivos é contrário ao Apelo de Estrasburgo assinado, mantendo aliás todas estas Obediências Maçônicas fundadoras do CLIPSAS relações de amizade e tratados com todas as obediências que a esta pertencem.

Membros[editar | editar código-fonte]

Tem vinte e sete membros em quatro continentes:

Legenda:

  • (*) Também pertencem ao CLIPSAS
  • (**)Foram fundadoras e membros do CLIPSAS

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Clipsas and similar Masonic organizations
  2. Pope, Tony; Liberal and Adogmatic Grand Lodges At a perpetual distance: Liberal and Adogmatic Grand Lodges (Presented to Waikato Lodge of Research No 445 at Rotorua, New Zealand, on 9 November 2004, as the annual Verrall Lecture, and subsequently published in the Transactions of the lodge, vol 14 #1, March 2005) - as reproduced at http://www.freemasons-freemasonry.com/pope7.html Peitre-Stones Review of Freemasonry