Secrétariat International Maçonnique des Puissances Adogmatiques

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


O Secrétariat International Maçonnique des Puissances Adogmatiques (SIMPA) foi fundado em 1998 e é um organismo internacional que visa reagrupar as obediências maçônicas adogmáticas e liberais e tal como o CLIPSAS, tendo aliás uma função semelhante a este último tendo sido criado quando em 1996 algumas obediências francófonas a abandonaram.

Objectivos[editar | editar código-fonte]

O seu principal objectivo é de criar, para as suas obediências membros, um espaço de coordenação com vista ao desenvolvimento de acções comuns tendo em vista a promoção dos valores da maçonaria adogmática e liberal.

Com vista a prosseguir esse fim fazem encontros regulares entre todas as Obediências Maçônicas que são membros deste organismo.

História[editar | editar código-fonte]

Esta organização foi fundada em 26 de Dezembro de 1998[1] em Bruxelas na Bélgica depois do Grande Oriente da França e do Grande Oriente da Bélgica terem saído do CLIPSAS.[2], os motivos alegados foram mais de ordem administrativa e também porque as Obediências Maçônicas de origem francesa queriam que a organização seguisse outra via, embora nenhum destes motivos é contrário ao Apelo de Estrasburgo assinado, mantendo aliás todas estas Obediências Maçônicas fundadoras do CLIPSAS relações de amizade e tratados com todas as obediências que a esta pertencem.

Referências

  1. «Clipsas and similar Masonic organizations». Consultado em 25 de março de 2008. Arquivado do original em 6 de janeiro de 2009 
  2. Pope, Tony; Liberal and Adogmatic Grand Lodges At a perpetual distance: Liberal and Adogmatic Grand Lodges (Presented to Waikato Lodge of Research No 445 at Rotorua, New Zealand, on 9 November 2004, as the annual Verrall Lecture, and subsequently published in the Transactions of the lodge, vol 14 #1, March 2005) - as reproduced at http://www.freemasons-freemasonry.com/pope7.html Peitre-Stones Review of Freemasonry

Ligações externas[editar | editar código-fonte]