Serafim de Sarov

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
São Serafim
São Serafim e um urso
Nascimento 30 de julho de 1759 em Kursk, Império Russo
Morte 17 de Março de 1833 em Sarov, Império Russo
Veneração por Igreja Católica Russa
Igreja Ortodoxa Russa
Canonização 19 de julho de 1903
Principal templo Convento Diveiévski
Padroeiro Patrono da Rússia
Gloriole.svg Portal dos Santos
A vida de São Serafim

São Serafim de Sarov (em russo, Серафи́м Саро́вский, Serafim Saróvski) (Kursk, 30 de julho de 1759Sarov, 14 de janeiro de 1833), nascido Prokhor Issidórovitch Mashnin (em russo, Прохор Исидорович Машнин), foi um monge místico ortodoxo, um stárets[nb 1] e um dos santos mais venerados da Igreja Ortodoxa Russa e da Igreja Católica Russa.
Na infância ficou incólume, sem nenhum ferimento, ao cair de um campanário, mais tarde foi curado de uma doença grave por uma aparição da Virgem Maria, vindo a ter a capacidade de ver anjos. Aos 23 anos já era noviço do seminário de Sarov. Tomou os hábitos, recebendo o nome de Serafim.
Viveu muitos anos como ermitão em um bosque remoto. Em 1831, por sua vida de santidade, viu, junto com seus alunos, novamente a Virgem Maria acompanha de João Baptista e de João Evangelista. Morreu em 1833, enquanto rezava de joelhos numa cela do monastério de Sarov.
Foi beatificado pela Igreja Ortodoxa em 19 de janeiro de 1903. Suas relíquias estão no Convento Diveiévski, próximo de Sarov, Níjni Novgorod.

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. Mestre e conselheiro de monastério ortodoxo.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Serafim de Sarov