Skid Row

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Skid Row
Skid Row E-D: Rachel Bolan, Johnny Solinger e Scotti Hill em 2008.
Informação geral
Origem Toms River, Nova Jérsei
País  Estados Unidos
Gênero(s) Heavy metal, hard rock, glam metal
Período em atividade 1986-atualmente
Gravadora(s) Atlantic Records (1988-1996)
Skid Row Records (2002-2005)
SPV Records (2005-atualmente)
Página oficial www.SkidRow.com
Integrantes
Dave "The Snake" Sabo
Rachel Bolan
Scotti Hill
Johnny Solinger
Rob Hammersmith
Ex-integrantes
Jim Yuhas
Matt Fallon
Sebastian Bach
Rob Affuso
Charlie Mills
Phil Varone
Dave Gara

Skid Row é uma banda de hard rock/heavy metal formada em 1986 em Toms River, Nova Jérsei. Obteve grande popularidade no final dos anos 80 e início dos anos 1990. Lançou cinco álbuns, um EP, um álbum de compilação, além de um álbum ao vivo. Tornou-se popular com os seus dois primeiros álbuns, Skid Row e Slave to the Grind, onde a banda gravou em sua formação clássica, composta por: Sebastian Bach (vocais), Dave "The Snake" Sabo (guitarra), Scotti Hill (guitarra), Rachel Bolan (baixo) e Rob Affuso (bateria). Em 1995, após a saída de Sebastian Bach dos vocais, a banda ainda lança Subhuman Race. Mesmo com a formação mudada, o Skid Row fez posteriormente Thickskin e Revolutions per Minute. A formação atual, atuando junta desde 2010, compõe-se de: Sabo, Hill, Bolan, Johnny Solinger (vocal) e Rob Hammersmith (bateria), a banda foi três vezes top 10 nos EUA, além de ter vendido cerca de 25 milhões de discos pelo mundo.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Primeiros anos[editar | editar código-fonte]

O Skid Row foi formado 1986 em Toms River, por Dave Sabo (guitarra) e Rachel Bolan (baixo). Mais tarde, Scotti Hill na guitarra e Rob Affuso a bateria,e depois Sebastian Bach (vocais) substituindo Matt Fallon de inicio a banda fez shows em diversos clubes no leste dos Estados Unidos.O nome foi comprado por cerca de 35 mil dólares de uma banda de rock irlandesa, surgida em 1967, que gravou dois álbuns, em 1970 e 1971, um de seus integrantes foi Gary Moore que tocou com o grupo Thin Lizzy.

Skid Row[editar | editar código-fonte]

Já no ano seguinte, 1987, a banda começa a ganhar prestígio e Jon Bon Jovi, outro roqueiro líder da famosa banda Bon Jovi, também de Nova Jérsei, amigo de infância de Dave "The Snake" Sabo, consegue arranjar um contrato com a gravadora Atlantic Records para a banda. O álbum de estréia do grupo viria em 1989 com o mesmo nome da banda. Este disco trouxe dois grandes hits do ano, "18 and Life" e a balada "I Remember You".

Após dois anos e meio de inatividade é lançado Slave to the Grind. O álbum mostra o talento do grupo, muito mais voltado para o heavy metal mas ainda com muita influência de hard rock, traz composições como "Monkey Business", "Quicksand Jesus", "Slave to the Grind", "In a Darkened Room" (muito elogiada pela crítica) e a balada "Wasted Time". Slave to the Grind chamou bastante atenção, já que foi o primeiro álbum de metal a estrear no topo na parada da Billboard. Neste mesmo ano a banda abriu os concertos da turnê Use Your Illusion do Guns N' Roses nos Estados Unidos, Canadá e Europa.

No ano seguinte (1992), é lançado o EP B-side Ourselves, com cinco covers, canções como "Little Wing" de Jimi Hendrix e "Psycho Terapy" dos Ramones. Rob Halford participou na canção "Delivering The Goods". Colhendo elogios, fãs e prestígio, o Skid Row foi uma das bandas mais bem sucedidas do início dos anos 1990. A banda se apresentou no Ginásio do Ibirapuera em São Paulo nos dias 11 e 12 de agosto de 1992.

Sebastian Bach ex-vocalista da banda

Em 1995, é lançado Subhuman Race, totalmente diferente dos anteriores. Destaque para "My Enemy", "Into Another" e "Breaking Down" (que aparece no filme Anjos Rebeldes). Ainda é lançado, no mesmo ano no Japão, o disco ao vivo Subhuman Beings on Tour. Após todo aquele prestígio mencionado ter ido por água a baixo graças ao grunge de Seattle, e sem apoio da mídia e da MTV, Subhuman Race não teve boa repercussão, e em 1996 o vocalista Sebastian Bach é expulso da banda por divergência de opiniões, um suposto final para o Skid Row foi um concerto desastroso no Brasil. Segundo Bach, depois deste concerto, onde teve muitas vaias, ele nunca mais teve contato com a banda.

Já em 1998, Sebastian Bach volta com um álbum solo, Bring Em Bach Alive. Trazendo cinco canções novas de estúdio e onze antigas, gravadas ao vivo em um concerto em Tóquio. Nesse trabalho Sebastian Bach é acompanhado por Richie Scarlet e Jimmy Flemion nas guitarra, Larry no baixo, e Mark Mconnell na bateria. Apesar de ter vendido menos que qualquer disco do Skid Row, Bring Em Bach Alive agradou os fãs e a crítica.

Paralelamente ao projeto de Sebastian Bach, é lançada a coletânea Forty Seasons com 16 faixas. Inexplicavelmente ficaram de fora "Wasted Time" e "In a Darkened Room", apesar desse lapso, traz um bom repertório, com destaque para duas canções inéditas "Forever" (bem hard rock na linha do primeiro trabalho) e "Fire in the Hole" (mais pesada como no segundo álbum).

Sem o seu vocalista original, o Skid Row foi reformulado pelos guitarristas Scott e Snake e pelo baixista Rachel Bolan, que se juntaram ao vocalista Johnny Solinger e ao baterista Charlie Mills em uma turnê com o Kiss pelos EUA. Charlie foi logo substituído por Phil Varone. Com esta formação lançaram o single chamado "Thick Is The Skin" e saíram em turnê com o Tesla, Vince Neil e Jackyl. Inegavelmente foi influenciado pela banda Van Halen. No início de 2010 Dave Gara deixou o Skid Row e foi substituído por Rob Hammersmith.

Membros[editar | editar código-fonte]

Membros atuais

Linha do tempo[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio

Prêmios e nomeações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Resultado
1990 American Music Awards Novo Artista de Hard Rock Favorito Venceu
1990 American Music Awards Álbum de Metal/Hard Rock Favorito Indicado

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]