Smash Mouth

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde fevereiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Smash Mouth
Smash Mouth VMworld crop.jpeg
Smash Mouth na VMWorld 2007
Informação geral
Origem San José, Califórnia
País  Estados Unidos
Gênero(s) Rock alternativo
Pop rock
Ska punk
Rock psicodélico
Período em atividade 1994 − atualmente
Gravadora(s) Universal Records
Beautiful Bomb Records
Página oficial www.SmashMouth.com
Integrantes Steve Harwell]]
Paul De Lisle
Michael Klooster
Jason Sutter
Sean Hurwitz
Dakota Bahney
Ex-integrantes Kevin Coleman
Greg Camp
Michael Urbano
Mark Cervantes
Mitch Marine
Leroy Miller
Randy Cooke
Charlie Paxson
Mike Krompass

Smash Mouth é uma banda americana de rock alternativo formada em 1994 em San José na Califórnia.

História[editar | editar código-fonte]

A banda foi fundada por Steve Harwell e Kevin Coleman, que um tempo depois juntou-se com Greg Camp e Paul de Lisle. Em 1997 lançaram seu primeiro álbum, Fush Yu Mang, que estourou no top 20 norte-americano e levou disco de platina duplo. Depois em 1999, lançaram o álbum Astro Lounge, dos sucessos "All-Star", "Then the Morning Comes" e "Waste". "All-Star" na época já era Top 5 da Modern Rock da Billboard. Em 2001, foi o Smash Mouth que veio com tudo, mas com novo baterista, o Michael Urbano. O álbum teve ainda os sucessos "Pacific Coast Party" e "I´m a Believer". 2003 foi ano do Get In the Picture, do sucesso "You are my Number One" e depois disso a banda fez várias turnês pelos Estados Unidos.

Em 2005, a banda voltou com o álbum de Natal The Gift of Rock. E em 2006 a banda tem três novos álbum: All Star Smash Hits (compilação das melhores canções), Summer Girl (que foi lançado em Setembro nos Estados Unidos e conta com "Summer Girl", "Story of my Life", entre outros). O último projeto de 2006, previsto para Dezembro, é o Old Habits, álbum virtual no qual as canções serão vendidas pela Internet.

Neste mesmo ano, o Smash Mouth dá adeus a Michael Urbano, mas dá boas novas ao novo baterista da banda, Jason Sutter.

Estilos musicais e influências[editar | editar código-fonte]

O estilo musical e influências de Smash Mouth, sempre foram assuntos de grande discussão entre seus fãs e admiradores. O Smash Mouth tem grandes influências de bandas pop dos anos 50 e 60.

Classificada também como uma banda de Rock Alternativo por misturar vários estilos e grandes influências em suas canções.

No CD Fush Yu Mang, há canções com influências de Ska punk e outras com riffs e ritmos pop dos anos 1960. Em Astro Lounge, Smash teve influências de techno/eletrônica, surf music e características de músicas dos anos 1960 novamente. No álbum Smash Mouth, a banda fez um mix de estilos musicais que garantiu muito sucesso. Com canções pop, influências de músicas dos anos 1960; ou também influências de punk rock como nas canções "Shoes n' Hats" e "Your Man". Assim como ritmos de canções dos anos 1960 em "I'm a Believer" (um sucesso da banda The Monkees).

Get the Picture mostrou ser um álbum com muitas influências de surf e pop/rock, mas foi um álbum inovador, com muitas influências de Surf Music como Smash nunca tinha mostrado antes. New Planet tem novamente influência punk, Hot com um ritmo de heavy metal, mas Get the Picture? foi considerada pela banda o álbum com maior influências de Surf Music, com o jeito que Greg Camp tocou naquelas músicas parecidas com o estilo que Dick Dale tocava foi com realmente diferente.

Enfim, uma banda com uma mistura de estilos musicais, como o Rock Clássico de Elvis Presley, Van Halen e The Beatles, o Punk de Buzzcocks e The Clash, e o Surf Music de The Beach Boys e Dick Dale. Mas, Steve Harwell prefere dizer a seguinte frase: "Não me interessa como nos consideram, quero ser apenas considerado Smash Mouth".

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Membros atuais[editar | editar código-fonte]

Não oficiais[editar | editar código-fonte]

  • Michael Klooster - teclado
  • Mark Cerventes - percussão

Ex-membros[editar | editar código-fonte]

  • Kevin Coleman - bateria (até 1999)
  • Mitch Marine - bateria (somente em 1999 durante a turnê Astro Lounge)
  • Michael Urbano - bateria (1999-2006)

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns

Ligações externas[editar | editar código-fonte]