Sr. Tumnus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Tumnus (ou como é chamado por Lúcia Sr. Tumnus), é um personagem criado pelo autor irlandês C.S.Lewis, para a série de livros As Crônicas de Nárnia, aparecendo em O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa ,O Cavalo e seu Menino e A Última Batalha. É um dos seres mitológicos de Nárnia que faz amizade com Lúcia Pevensie.

O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa[editar | editar código-fonte]

Sua primeira aparição é quando se encontra com a humana Lúcia Pevensie próximo ao Ermo do Lampião durante o inverno da Feiticeira Branca, onde convence a garota à ir a sua casa para tomarem chá. Seu plano é entregá-la para a terrível Feiticeira, que ordenou todas as criaturas para que entregassem qualquer humano que vissem.

Segundo uma profecia, humanos chegariam em Nárnia, derrotariam a Feiticeira Branca (que nesta época era a falsa rainha) e tornariam-se os próximos reis. Tumnus acaba por não entregar Lúcia, acabam tornando-se amigos.

Lúcia volta ao nosso mundo, e conta o que ocorreu para seus irmãos, que não acreditam nela. Mais tarde, Edmundo Pevensie, um dos irmãos de Lúcia Pevensie, chega em Nárnia e se esbarra com a tal Feiticeira Branca. Enfeitiçado, o garoto conta sobre Lúcia e Tumnus, em troca de Manjar turco.

Tumnus é preso e levado para o castelo da Feiticeira. Lá, ela o petrifica com sua varinha. Edmundo é capturado pela bruxa e ajuda-a sem saber. Porém, Pedro Pevensie, Susana Pevensie e Lúcia Pevensie são ajudados por Aslam, o Grande Leão, para derrotar a Feiticeira. Chegando no acampamento do leão descobrem que Edmundo seria morto pois ajudou a bruxa e traiu Aslam.

Como sinal de amor, Aslam é sacrificado no lugar de Edmundo. na Mesa de Pedra, morto pela Feiticeira. Pedro então, torna-se o líder do exército de Aslam. Ao raiar do dia seguinte, Aslam ressucita e dirige-se para o castelo da Feiticeira, onde consegue reverter as criaturas petrificadas, assim com Tumnus.

Vão para a batalha então Aslam, Lúcia, Susana, Tumnus e todas as criaturas que forma vítimas de Jadis. O exército de Pedro vence e Aslam mata a Feiticeira Branca.

Durante a cerimônia de reinado, no filme, Tumnus coroa os quatro reis: Pedro, o Magnífico; Susana, a Gentil; Edmundo, o Justo; e Lúcia, a Destemida.

O Cavalo e seu Menino[editar | editar código-fonte]

Tumnus aparece em O Cavalo e seu Menino como um fauno de meia idade. Participa da viagem a Calormânia.

A Última Batalha[editar | editar código-fonte]

Em A Última Batalha é mencionado quando os sete "amigos de Nárnia" (os humanos que conheceram Nárnia) chegam à nova Nárnia e ele os recebe. E logo reencontra sua grande amiga: Lúcia Pevensie.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre literatura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.