Ciao

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Tchau)
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde setembro de 2012).
Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.

A palavra ciao (AFI[/tʃao/], muitas vezes abrasileirada para tchau) é uma saudação informal italiana, podendo significar tanto "olá" como "até logo".

Originalmente da língua vêneta (com o significado de escravo, pela corruptela da palavra latina sclavus como s'ciào), saudar com ciao significava dizer "sou seu escravo", correspondendo à saudação italiana "servo vostro" e à portuguesa “um seu criado”, fórmulas caídas em desuso, significando estou ao seu inteiro dispor.[1]

Esta saudação foi adotada em italiano para posteriormente ser emprestada ao vocabulário de muitas línguas, como o português, o castelhano e o inglês, significando, todavia, apenas até logo.

É usada em todo o Brasil, desde longa data, devido à influência da imigração italiana. Passou a ser usada em Portugal, desde a década de 1980, por influência das telenovelas brasileiras. No Brasil também se usa a forma tchauzinho[2]

Ciao nas outras linguas[editar | editar código-fonte]

Com as imigrações dos Italianos em algumas partes do mundo, a palavra ciao entrou nas gírias de outras línguas. A palavra se difundiu pelo mundo através das migrações dos italianos, e também entrou como uma saudação informal no léxico de diversos outros idiomas, quase sempre unicamente como despedida. Para as traduçõs de ciao nas outras Línguas, consulte-se o Wikicionário.

Referências

  1. Cfr. Zingarelli - Vocabolario della lingua italiana, de Nicola Zingarelli, Edições Zanichelli, Bolonha.
  2. Urban Dictionary
  3. Open Translation Engine
  4. Spellic.com
  5. Webster's Online Dictionary
  6. Open Translation Engine
Ícone de esboço Este artigo sobre linguística ou um linguista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.