Thiago Spyked

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Thiago Spyked
Nascimento Thiago Seiji Takahashi
8 de maio de 1985
São Paulo
Cidadania Brasil
Alma mater
Ocupação designer gráfico
Prêmios
Página oficial
https://thiagospyked.blogspot.com/

Thiago Seiji Takahashi, mais conhecido como Thiago Spyked (São Paulo, 8 de maio de 1985) é um designer gráfico, desenhista, quadrinista, arte-educador brasileiro e fundador da Editora Crás.


Formado em Desenho industrial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e com mestrado em Comunicação pela Universidade de São Paulo[1][2], Thiago publicou em 2004 seu primeiro fanzine Em Busca das Estrelas[3] com uma tiragem de apenas 20 exemplares[4]. Em 2007, publicou Rafe - Resolvendo uma história, uma história em quadrinhos usada para explicar o processo de roteiro usando uma metalinguagem em própria história em quadrinhos[5][6][nota 1], ainda no mesmo ano, fundou o estúdio e editora independente Crás. Em 2010, ministrou um curso de quadrinhos no projeto Fanzines nas Zonas de Sampa da Prefeitura de São Paulo[7] e também lançou uma nova história de Rafe: Resolvendo o Layout[8], o qual foi indicado no ano seguinte ao Troféu HQ Mix na categoria Publicação independente de autor[9]. Em 2013, publicou em webcomics e edição impressa Vírus - Mais um na multidão[10] e lançou no Youtube o canal Crás Conversa, com dicas para ilustradores e aspirantes a ilustradores.


Em 2015, arte-finalizou uma história em quadrinhos Disney protagonizada pelo Zé Carioca, A base secreta, escrita por Arthur Faria Jr., ilustrada por Carlos Edgard Herrero e colorida por Fernando Ventura, publicada pela Abril Jovem em Zé Carioca N.° 2411 em agosto de 2015,[11] Ainda no mesmo ano, apresentou sua dissertação de mestrado A potencialidade dos quadrinhos na educação corporativa: gibis impressos, digitais e Graphic Novels[12]. Também lançou um projeto de financiamento coletivo no site Catarse para a reimpressão Vírus - Mais um na multidão, porém, o projeto não conseguiu ser financiado a prazo[10]. Em 2016, lançou com a Editora Criativo um sketchbook[13] e Spectrus: Paralisia do Sono, que no ano seguinte venceu o 33.º Prêmio Angelo Agostini na categoria Melhor lançamento[14]. No mesmo ano, participou de um artbook em homenagem ao centenário do quadrinista Jack Kirby, idealizado pelo quadrinista Will e Edson Diogo do site Guia dos Quadrinhos, financiado pelo Catarse[15][16]. Em 2017, lançou um novo projeto de financiamento coletivo do Catarse com O Velho do Papelão[17], criado para o seu canal do Youtube, onde o álbum contém uma história de Spyked e de artistas convidados: Mônica Yugi (Canal Crie Seu Mundo), Bruno Lima (Canal Walker Desenhos), Renata Celi (Canal Renata Celi), Felipe Barros (Canal D3), Mayara Rodrigues (Canal Mayara Rodrigues) e Francis de Cristo (Canal Evolução Diária), além da republicação de Vírus - Mais um na multidão pelo selo GraphiBook(?) da Editora Criativo. Em 2020, Spectrus - Paralisia do Sono foi publicado pela editora portuguesa Midori.[18] Em 2021, lançou uma campanha do Catarse para o financiamento de Prisma - Portal do Inconsciente, escrita por Tico Pedrosa e ilustrada por Spyked.[19]

Notas

  1. Semelhante aos feitos pelo pesquisador Scott McCloud

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]