Tribunal Arbitral do Esporte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Tribunal Arbitral do Desporto
História
Fundação
Quadro profissional
Sigla
(en) CAS
Tipo
Estado legal
Sede social
País
Organização
Fundador
Website

O Tribunal Arbitral do Esporte (português brasileiro) ou Tribunal Arbitral do Desporto (português europeu) (Tribunal arbitral du sport ou TAS em francês) é um tribunal internacional que regulamenta disputas relativas a esportes.

Localização[editar | editar código-fonte]

A sede do tribunal fica na cidade de Lausanne, com cortes adicionais localizadas em Nova Iorque e Sydney, bem como nas cidades que sediam os Jogos Olímpicos durante a realização destes.

História[editar | editar código-fonte]

Em 1984, o tribunal foi criado pelo então presidente do Comitê Olímpico Internacional, Juan Antonio Samaranch, sendo um departamento da organização.

Em 1994, a Suprema Corte da Suíça recebeu um apelo contra o TAS, questionando sua imparcialidade quanto a questões relativas ao COI. A Corte estabeleceu que o TAS era um tribunal legítimo, porém recomendou uma maior independência em relação ao COI. O TAS então se separou do COI, tornando-se um tribunal independente.

Funcionamento[editar | editar código-fonte]

O TAS regulamenta disputas entre partes que não estejam no mesmo país, como Comitês Olímpicos, o COI, federações esportivas, clubes, atletas.

Dentre os casos mais comuns, estão as disputas relativas às transferências internacionais de futebolistas e casos de doping.

Casos famosos[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]