Turmalina (Minas Gerais)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Município de Turmalina
Bandeira desconhecida
Brasão desconhecido
Bandeira desconhecida Brasão desconhecido
Hino
Fundação 1 de janeiro de 1949
Gentílico turmalinense 1
Prefeito(a) Zilmar Pinheiro Lopes2 (PPS)
(2013–2016)
Localização
Localização de Turmalina
Localização de Turmalina em Minas Gerais
Turmalina está localizado em: Brasil
Turmalina
Localização de Turmalina no Brasil
17° 17' 09" S 42° 43' 48" O17° 17' 09" S 42° 43' 48" O
Unidade federativa  Minas Gerais
Mesorregião Jequitinhonha IBGE/20083
Microrregião Capelinha IBGE/20083
Municípios limítrofes Bocaiúva, Botumirim, Capelinha, Carbonita, Leme do Prado, Minas Novas e Veredinha
Distância até a capital 480 4 km
Características geográficas
Área 1 153,086 km² 5
População 18 046 hab. Censo IBGE/20106
Densidade 15,65 hab./km²
Altitude 718 m
Clima tropical 1
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH 0,705 médio PNUD/20007
PIB R$ 99 311,387 mil IBGE/20088
PIB per capita R$ 5 536,06 IBGE/20088
Página oficial

Turmalina é um município brasileiro do estado de Minas Gerais.

Índice

História [editar]

Turmalina, antigo distrito criado em 1840/1891 com a denominação de Nossa Senhora da Piedade (até 1923) e subordinado ao município de Minas Novas, foi elevado à categoria de município pela lei estadual nº 336 de 27 de dezembro de 1948.9

Hidrografia [editar]

  • Rio Araçuai
  • Rio Jequitinhonha
  • Rio Itamarandiba
  • Ribeirão Santo Antônio

Serviços e comunicações [editar]

O serviço de abastecimento de água, assim como em toda a região, é feito pela Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais), mesma responsável pela coleta de esgoto. No município, assim como em quase todo o estado de Minas Gerais, o serviço de abastecimento de energia elétrica é feito pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

Ainda há serviços de internet discada e banda larga (ADSL) sendo oferecidos por diversos provedores de acesso. O serviço telefônico móvel, por telefone celular, também é feito por várias operadoras. O código de área (DDD) de Turmalina é o 038. O Código de Endereçamento Postal (CEP) é o 39660-000.10

O município conta ainda com um jornal em circulação quinzenal O Correio do Vale. Existem duas emissoras de rádio na, de acordo com a Associação Mineira de Rádio e TV e a Telecomunicações de Minas Gerais S.A. Sendo elas a Cidade FM e a Rádio Liberdade FM 97,1, na cidade existe ainda a WebRádio Rádio Turmalina Ponto COM - Música e Notícia. A cidade ainda é coberta pelas emissoras de Radio Bom Sucesso, Aranãs FM e Vale FM.

Transportes [editar]

O município possui fácil acesso à BR-367, que liga Turmalina a regial central e norte do estado e Belo Horizonte e se estende a BR-116ligação ao estado da Bahia e a região norte do pais. ; à MG-308, que liga Turmalina a regiçao do Vale do Mucuri e cidades como Teófilo Otoni e Itabira. Em Turmalina está situado uma pista de pouso já homologada pela ANAC, de 45 metros de largura e 1750 metros de extensão, que já esta incluída no PROAÉRO do goverdo de Minas para pavimentação e balizamento noturno para pousos e decolagens diurnos e noturnos.

Rodovias [editar]

Bairros [editar]

  • Centro
  • Campo
  • São Cristóvão (Pau D'Oleo)
  • Vila Nova
  • Lagoinha
  • Caxambu
  • Saudade
  • Rosário
  • São João Batista
  • COHAB I
  • Prosperidade
  • Progresso (Dist. Industrial)
  • Esperança
  • Manga da Roda
  • Cruzeiro Azul
  • Nova Turmalina
  • Alphaville

Principais vias [editar]

  • Avenida Lauro Machado (Corta toda região central da cidade)
  • Rua Goiás (Entrada da cidade e Bairros região Leste--> Centro)
  • Avenida Amazonas (Bairros região Norte --> Centro)
  • Avenida da Saudade(Bairros região Oeste --> Centro)
  • Avenida do Contorno (Circula o B. Progresso)

Praças [editar]

  • Duque de Caxias
  • Bíblia
  • Saudade
  • Pau D´óleo
  • Cruzeiro
  • Nova Turmalina
  • São João Batista
  • Sebastião Alves
  • João Antunes
  • Campo

Turismo e cultura [editar]

Dentre alguns pontos turisticos podemos destacar:

  • Mirante do Cruzeiro
  • Artesanato em Argila
  • Lapa do Veado
  • Lago da UHE Irapé (A mais alta hidroelétrica do Brasil)
  • Existem também varios rios e riachos na região que são belos.

Principais eventos locais:

  • Festa do Divino no mês de Julho
  • FESTUR Festival da Canção em Turmalina no mês de Setembro
  • Festa do Rosário no mês de Outubro

Turmalina é uma cidade rica em culturas, e se tratando de música ela conta com a Corporação Musical Euterpe Homero Maciel com certa de 50 membros em 2009 e que futuramente irá aumentar, sendo eles maioria da faixa etária de 14 a 17 anos. Uma banda muito eclética que toca vários tipos músicas, sendo elas músicas religiosas, mambos, hinos e até músicas regionais como o Hino a Turmalina.

Se tratando de culturas, também contamos com vários grupos folclóricos, como os marujeiros e também os grupos de dança de Fitas.

Literatura [editar]

Referências

  1. a b IBGE Cidades@. O Brasil Município por Municipio. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Página visitada em 19 de agosto de 2009.
  2. Eleições 2012 - Turmalina / MG.
  3. a b Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  4. distancias-bhmunicipios. Distâncias BH/Municípios. Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG). Página visitada em 19 de agosto de 2009.
  5. IBGE (10 out. 2002). Área territorial oficial. Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Página visitada em 5 dez. 2010.
  6. Censo Populacional 2010. Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de novembro de 2010). Página visitada em 11 de dezembro de 2010.
  7. Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  8. a b Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Página visitada em 11 dez. 2010.
  9. Turmalina - Histórico. biblioteca.ibge.gov.br (2009). Página visitada em 22 de junho de 2012.
  10. Correios. CEP de cidades brasileiras. Página visitada em 18 de maio de 2011.

Ligações externas [editar]

Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado de Minas Gerais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.