Um Lobisomem Americano em Londres

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Um Lobisomem Americano em Londres
An American Werewolf in London
 Estados Unidos /  Reino Unido
1981 •  cor •  97 min 
Gênero terror
comédia
Direção John Landis
Roteiro John Landis
Elenco David Naughton
Griffin Dunne
Jenny Agutter
Frank Oz
John Woodvine
Idioma inglês

Um Lobisomem Americano em Londres[1][2] (An American Werewolf in London, no original em inglês) é um filme anglo-americano de 1981 dos gêneros horror e humor negro, escrito e dirigido por John Landis. O filme venceu o Oscar de melhor maquiagem e o prêmio Saturn Award, como melhor filme de horror de 1981. Curiosamente, esta foi uma das três produções cinematográficas lançadas em 1981 sobre lobisomens. As outras foram The Howling e Wolfen. Depois de anos o filme continua com fãs, que o consideram um "cult" clássico.[3]

Em 1997 foi filmada uma sequência, An American Werewolf In Paris, com elenco diferente do filme original.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Dois estudantes americanos, David Kessler e Jack Goodman, estão à noite numa região afastada da Inglaterra, quando ouvem um uivo e são atacados por um enorme e desconhecido animal. Jack é morto e o lobo é baleado, mas David consegue sobreviver e é internado num hospital em Londres. Ao voltar a si, tempos depois, ele não se lembra do acontecido. Então David começa a receber visitas mal-assombradas do seu amigo morto Jack, que explica que ele foi atacado por um lobisomem e agora se tornará também um monstro. Jack quer que David se suicide antes da próxima lua cheia, não apenas para evitar a transformação, mas também para libertar ele próprio da sua condição de morto-vivo.

Ignorando o pedido de Jack, David tenta viver normalmente, e é surpreendido com o surgimento da primeira lua cheia, que o faz se transformar horrivelmente em um lobisomem. Solto pela cidade, David faz diversas vítimas e acorda em um zoológico, sem que o mesmo tenha lembrança dos ocorridos. A história permeia a jornada de David em relação à sua licantropia, e culmina com o final trágico de David, e a libertação de todos os mortos-vivos.

Elenco Personagem
David Naughton David Kessler
Jenny Agutter Enfermeira Alex Price
Griffin Dunne Jack Goodman
John Woodvine Dr. J.S. Hirsch
Lila Kaye Barmaid
David Schofield Dart Player
Brian Glover Chess Player
Anne-Marie Davies Enfermeira Susan Gallagher
Frank Oz Senhor Collins
Don McKillop Inspetor Villiers
Paul Kember Sargento McManus

Recepção da crítica[editar | editar código-fonte]

Embora favorável, An American Werewolf in London teve recepção mista por parte da crítica especializada. Em base de 6 avaliações profissionais, alcançou metascore de 60% no Metacritic. Por votos dos usuários do site, alcança uma nota de 7.9, usada para avaliar a recepção do público.[4]

Adaptação radiofônica[editar | editar código-fonte]

A BBC Rádio 1 apresentou uma versão em 1997, escrita e dirigida por Dirk Maggs e com Jenny Agutter, Brian Glover e John Woodvine repetindo os papéis de Alex Price, o jogador de xadrez (agora chamado de George Hackett) e Dr. Hirsch. Os papéis de David e Jack foram interpretados por Eric Meyers e William Dufris. O roteiro de Maggs introduziu uma origem que conta sobre algumas pessoas de East Proctor que foram para o leste da Europa e voltaram com a maldição da licantropia. O lobisomem que mordeu David é revelado como "Larry Talbot", o nome do personagem de The Wolf Man de 1941.

Referências

  1. CinePlayers, site brasileiro
  2. DVD-PT, sítio português
  3. An American Werewolf in London review de James Berardinelli
  4. «An American Werewolf in London» (em inglês). Metacritic. Consultado em 20 de maio de 2014 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]