Frank Oz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Frank Oz
Nome completo Richard Frank Oznowicz
Nascimento 25 de Maio de 1944 (69 anos)
Hereford, Herefordshire
Nacionalidade  Estados Unidos americano
Ocupação Ator, dublador, diretor e marionetista
Cônjuge Robin Garsen (m. 1979–2005; 4 filhos)
Victoria Labalme (m. 2011–presente)[1]
Atividade 1963–presente
IMDb: (inglês) (português)

Richard Frank Oznowicz,[1] conhecido como Frank Oz (Hereford, 25 de maio de 1944) é um diretor e produtor de televisão anglo-americano e um dos responsáveis pelos famosos fantoches e personagens de programas como Sesame Street e Muppets Show.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Oz nasceu em Hereford, Inglaterra, filho de Frances (nascida Ghevaert) e Isidore Oznowicz, ambos eram bonequeiros.[2] Seus pais se mudaram para a Inglaterra depois de lutar contra os nazistas com as Brigadas holandeses. Seu pai polaco-holandês era judeu e sua mãe flamenga era uma faltosa católica romana.[1] [3] [4] [5] Oz se mudou para Oakland, Califórnia, nos Estados Unidos, com seus pais quando tinha cinco anos de idade. Ele estudou na Oakland Technical High School e Oakland City College. Ele trabalhou por um tempo com os Vagabond Puppets, uma produção do Departamento de Recreação de Oakland, onde Lettie Connell foi seu mentor.[6]

Em Sesame Street, ele interpretou personagens como Beto, Cookie Monster e Grover; no Muppet Show ele deu vida a George, o Zelador, Miss Piggy e o Urso Fozzie.

Na série de filmes Star Wars, era o responsável por manejar a marionete e interpretar a voz de Yoda, com exceção do Episódio IV, em que o personagem não aparece. Nos episódios II e III, Oz apenas dubla o personagem, uma vez que, a partir desses episódios, ele passa a ser animado por computação gráfica

Filmografia como diretor[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c A Conversation with Frank Oz at the Museum of the Moving Image. Jimhensonlegacy.org (25 de outubro de 2011). Página visitada em 14 de setembro de 2013.
  2. http://www.zwinstreek.eu/zs/images/publicaties/hle/hle198002p021-023.pdf
  3. Oz L.A. Times Score article- Edward Norton Information Page (em inglês). Workprint.powweb.com (09 de julho de 2001). Página visitada em 14 de setembro de 2013.
  4. JewishJournal.com (em inglês). JewishJournal.com. Página visitada em 14 de setembro de 2013.
  5. Arnold, William (08 de junho de 2007). ''seattlepi.com'' "Director Frank Oz takes a new tack with low-budget dark comedy, 'Death at a Funeral'" William Arnold, 6/8/07. Seattlepi.com. Página visitada em 14 de setembro de 2013.
  6. International Puppet Museum: Lettie Connell Schuburt (em inglês). Puppetrymuseum.org. Página visitada em 14 de setembro de 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre cineastas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.