Shia LaBeouf

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde julho de 2013). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Trechos sem fontes poderão ser removidos.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing.
Emblem-scales.svg
A neutralidade desse artigo (ou seção) foi questionada, conforme razões apontadas na página de discussão.
Justifique o uso dessa marca na página de discussão e tente torná-lo mais imparcial.
Shia LaBeouf
Shia LaBeouf no Festival de Cannes, em 2012
Nome completo Shia Saide LaBeouf
Nascimento 11 de junho de 1986 (28 anos)
Los Angeles, Califórnia
Nacionalidade Estados Unidos Norte-americano
Ocupação Ator, Comediante
Outros prêmios
Melhor Ator
IMDb: (inglês)

Shia Saide LaBeouf (Los Angeles, 11 de junho de 1986) é um ator norte-americano[1] .

LaBeouf começou sua carreira de comediante aos dez anos de idade e, em seguida, lançou a sua carreira de ator em 1998 aos doze anos. Ele se tornou conhecido entre a audiência mais jovem por seu trabalho, na série do Disney Channel, Even Stevens, também aparecendo em três filmes para TV da Disney e emocionou a todos no filme Tru confissions fazendo o papel de uma criança com problemas mentais. Em 2003, LaBeouf fez sua estréia no cinema com o filme O Mistério dos Escavadores, também figurou no papel principal em O Nerd Vai à Guerra, no mesmo ano.

Em 2005, LaBeouf fez a sua transição, pulou de papéis teen para papéis mais densos em filmes como Constantine e O Melhor Jogo da História. Em 2007, estrelou em dois filmes de sucesso, Paranóia e Transformers, e no ano seguinte ele apareceu em Indiana Jones e o Reino da Caverna de Cristal como o filho de Indiana Jones. LaBeouf reprisou seu papel de Sam Witwicky em Transformers: A Vingança dos Derrotados, ainda em 2009, ele aparece em Nova York, Eu Te Amo. Os próximos projetos incluem, The Associate e Wall Street 2.

Em maio de 2009, LaBeouf fez sua estreia como diretor, dirigindo o vídeo musical do rapper americano Cage, para o single "I Never Knew You".

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filho de Jeffrey Craig LaBeouf, um veterano do Vietnã que pulou de emprego para emprego, trabalhando como comediante de circo, vendedor, palhaço de rodeio e comediante stand-up, além de excursionar com o Doobie Brothers e Shayna Saide, uma dançarina e bailarina judia que virou artista visual e designer de jóias. Shia cresceu como filho único e foi criado na religião judaica fazendo um bar mitzvah. Seu nome é hebraico e significa "dom de Deus" e o sobrenome "LaBeouf" é uma adaptação de "Le Boeuf", termo francês para "o boi" ou "a carne". LaBeouf vem de uma família de cinco gerações de intérpretes. Uma de suas tatará-vós tocou piano no casino gângster Lucky Luciano. Seu avô materno, é um polaco sobrevivente do Holocausto que compartilhou seu primeiro nome, e foi um comediante que trabalhava na Borscht Belt of the Catskill Mountains e foi marginalizado como um barbeiro para a Máfia. O avô paterno de LaBeouf, um militar alcoólatra foi um Green Beret e sua avó paterna, foi uma Beatnik e poeta lésbica, que se envolveu com Allen Ginsberg.

LaBeouf descreveu seus pais como sendo hippies, e sua educação como semelhante a um estilo hippie de vida, afirmando que seus pais eram pessoas muito estranhas, mas ele sempre os amou muito. LaBeouf cresceu vendo seu pai usar maconha, e os dois fumaram a erva juntos quando LaBeouf tinha dez anos. Seu pai foi viciado em heroína e foi para a reabilitação algumas vezes. Seus pais se divorciaram, mas ele teve o que descreve como uma "boa infância", Shia cresceu pobre, com sua mãe (que trabalhava vendendo tecidos e broches) em Echo Park, Los Angeles, Califórnia. Seu tio quis adotá-lo durante uma etapa de sua vida, pois seus pais não podiam criá-lo.

LaBeouf frequentou uma predominantemente latina e africana escola americana. Teatralmente, LaBeouf frequentou a Visual and Performing Arts Magnet School em Los Angeles e a Alexander Hamilton High School, embora ele tenha recebido a maior parte da sua educação de tutores particulares. Após o ensino médio, LaBeouf foi aceito na Yale University, mas desistiu pois queria obter um tipo de educação que não se recebia na escola, embora ele gostasse de frequentar a faculdade.

LaBeouf comprou sua casa própria aos dezoito anos de idade, ele vive em Burbank, Califórnia, e se mantém próximo a seus pais, sua mãe vive agora perto de Tujunga, Los Angeles, Califórnia, e seu pai, em Montana. LaBeouf é fumante, mas declarou recentemente que vai parar de fumar. LaBeouf dirige um Nissan Maxima, e tem dois bulldogs chamados Brando e Bex. LaBeouf é muito amigo da co-estrela de Santos e Demônios, Channing Tatum e Adam Scarimbolo. LaBeouf usa lentes de contato e se diz um grande fã de esportes. Gosta da banda indie The Shins e Cky. Também é fã de séries televisivas e entre seus filmes favoritos estão Beleza Americana, Os Debilóides e Mulher Infernal. LaBeouf considera o filme O Melhor Jogo da História sua transição de ator criança para ator adulto.

LaBeouf é muito sério sobre sua carreira e tem feito um esforço calculado para ficar longe das festas de Hollywood. LaBeouf não prática o judaísmo, mas tem uma relação pessoal com Deus, dentro dos limites do judaísmo.

Para Shia, Paranóia foi o filme mais importante de 2007, pois o projetou. LaBeouf foi classificado como 7º colocado na lista das dez Estrelas Mais Populares de 2007 do Yahoo! Movies. LaBeouf tem três tatuagens conhecidas, que são: "1986-2004", em seu punho direito interior, a pata de um cão em seu braço esquerdo, e uma mão com uma manilha sobre ela em seu tronco no canto superior esquerdo.

LaBeouf tem os atores Gary Oldman, Dustin Hoffman, Jodie Foster, Jon Voight e John Turturro como suas inspirações, e tem também citado o diretor / produtor Francis Lawrence como uma inspiração, a quem trabalhou com LaBeouf em 2005 no filme Constantine. LaBeouf considera Jon Voight como um segundo pai e um mentor. Tanto Voight e Turturro estrelaram ao lado de LaBeouf em Transformers.

LaBeouf confirmou à revista People que, de 2004 à 2007 ele namorou a modelo China Brezner, que ele conheceu no set de O Melhor Jogo da História. Segundo Shia a razão do rompimento do casal foi estar muito focado no trabalho e não estar encontrando tempo para relacionamentos, mas que ele e Brezner, continuavam bons amigos. LaBeouf disse que tenta evitar relacionamentos com colegas de trabalho.

Em 4 de novembro de 2007, LaBeouf foi preso no início da manhã por estar alcoolizado e causando tumulto dentro de uma farmácia. As acusações criminais foram encerradas em 12 de dezembro de 2007.

Em março de 2008, um mandado de prisão foi emitido contra LaBeouf depois que ele deixou de comparecer a um tribunal. A audiência foi em relação a uma multa que ele recebeu por fumar em local proibido em Burbank, Califórnia, em fevereiro de 2008. LaBeouf deveria ter comparecido ao tribunal para ouvir sua sentença por ter fumado em ambiente proibido. Com a ausência, ele recebeu uma ordem de prisão foi emitida para a sua detenção. O advogado do ator, disse que ele não tinha ninguém para mandar à audiência em seu lugar. Mais tarde a acusação foi retirada depois que o ator pagou multa de $500.

No início da manhã de 27 de julho de 2008, as autoridades prenderam LaBeouf por dirigir alcoolizado em Los Angeles, depois de o ator se envolver em um acidente de carro no qual ele saiu um pouco ferido. Os demais ocupantes do veículo, a atriz Isabel Lucas e um outro motorista sofreram ferimentos pesados. Dois dias depois, um porta-voz do Departamento de Polícia de Los Angeles, anunciou que LaBeouf foi o responsável pelo acidente. Apesar de LaBeouf não ter sido criminosamente cobrado pelo acidente, sua licença para dirigir foi suspensa por um ano pelo Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia, por ele ter se recusado a fazer o teste do bafômetro.

Mostrou suas habilidades de comediante desde cedo entretendo outras crianças. Um comediante nato. Shia começou fazendo pequenos números cômicos para seus vizinhos no Texas e depois, assistindo a um amigo atuando em Dr Quinn, Medicine Woman, ele decidiu que queria ser um ator. Procurou um agente na lista telefônica, fez audições e testes e foi aceito no mundo de Hollywood.

Shia fez muitas pequenas participações em filmes e na televisão antes de ter sua grande chance em 2000 com o papel de "Louis Stevens" no sucesso da Disney, Even Stevens. Ele foi premiado em 2003 no Emmy Award (Outstanding Performer in a Children's Series) por esse papel.

Em 2008, LaBeouf esteve dois meses internado para tratar o alcoolismo e em 2011 confessou ter voltado a cair no vício.

Em 2014, apresentou-se embriagado na apresentação do musical da Broadway Cabaret Shia e foi detido pelas autoridades por ter utilizado linguagem ofensiva, ter batido nas costas de várias pessoas e por ter acendido um cigarro durante o espetáculo. Shia LaBeouf decidiu, voluntariamente, começar a tratar a sua dependência de álcool.[2]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Filmes
Ano Título Original Título (Brasil) Papel
2014
Fury
2013 The Nymphomaniac Ninfomaníaca Jerôme
Charlie Countryman Charlie Countryman
2012 The Company You Keep Sem Proteção Ben Shepard
Lawless Os Infratores Jack Bondurant
2011 Transformers: Dark of the Moon Transformers: O Lado Oculto da Lua Sam Witwicky
2010 Wall Street: Money Never Sleeps Wall Street - O Dinheiro Nunca Dorme Jacob Moore
2009 New York, I Love You Nova York, Eu Te Amo Jacob
Transformers: Revenge of the Fallen Transformers: A Vingança dos Derrotados Sam Witwicky (VG - voz)
Transformers: Revenge of the Fallen Transformers: A Vingança dos Derrotados Sam Witwicky
2008 Eagle Eye Controle Absoluto Jerry Shaw
Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal Mutt Williams
2007 Transformers: The Game Transformers: The Game Sam Witwicky (voz)
Transformers Transformers Sam Witwicky
Surf's Up Tá Dando Onda Cadú Maverick (voz)
Dangerous House III: Boys Vs. Girls Jhonnatam, Índios, Cadú Maverick (voz)
Disturbia Paranóia Kale
2006 Bobby Bobby Cooper
A Guide to Recognizing Your Saints Santos e Demônios Dito (jovem)
2005 The Greatest Game Ever Played O Melhor Jogo da História Francis Ouimet
Constantine Constantine Chas Kramer
2004 I, Robot Eu, Robô Farber
2003 The Battle of Shaker Heights O Nerd Vai à Guerra Kelly Ernswiler
Charlie's Angels: Full Throttle As Panteras - Detonando Max
Dumb and Dumberer: When Harry Met Lloyd Debi e Lóide 2: Quando Debi Conheceu Lóide Lewis
The Even Stevens Movie Mano a Mana: O Filme Louis Stevens (para TV)
Dangerous House Number Two Jhonnatam
Holes O Mistério dos Escavadores Stanley Yelnats IV
2003 Scary B Medo B Johnantan voohes
2002 Tru Confessions Confissões de Tru Eddie Walker (para TV)
2001 Hounded O Perseguido Ronny Van Dusen (para TV)
1999 Dangerous House: The Movie Jhonnatam
1998 Breakfast with Einstein Meu Amigo Einstein Joey (para TV)
Monkey Business Monkey Business Wyatt
The Christmas Path The Christmas Path Cal
1994 Kaze no tani no Naushika Kaze no tani no Naushika Asbel (voz na versão em inglês)
Televisão
Ano Título Papel Notas
2003 / 1999 Even Stevens Louis Stevens 66 episódios
2002 The Proud Family Johnny McBride 1 episódio
2001 The Nightmare Room Dylan Pierce 1 episódio
2000 ER Marty Dorset 1 episódio
Freaks and Geeks Herbert 1 episódio
1999 Arquivo X Richie Lupone 1 episódio
Touched by an Angel Johnny 1 episódio
Suddenly Susan Ritchie 1 episódio
Jesse Moe 1 episódio
1998 Caroline in the City Ethan 1 episódio
1991-2005 Leonardo & Friends Gill

Prêmios e Indicações[editar | editar código-fonte]

Prêmios
Ano Resultado Premiação Categoria Título
2009 Indicado Saturn Award Melhor Ator (coadjuvante/secundário) Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal
Indicado MTV Movie Award Melhor Performance Masculina Controle Absoluto
Indicado People's Choice Award Favorite On-Screen Match-Up Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal
Venceu Teen Choice Awards Escolha Ator Estrela de Verão Transformers: A Vingança dos Derrotados
Indicado Teen Choice Awards Escolha de Ator de Cinema:Ação/Aventura Controle Absoluto
2008 Venceu BAFTA Awards Prêmio BAFTA de Cinema: Astro em Ascensão Transformers
Indicado Empire Awards Melhor Estreia Transformers
Indicado MTV Movie Awards Melhor Beijo (Junto de Sarah Roemer) Paranóia
Indicado MTV Movie Awards Melhor Performance Masculina Transformers
Venceu Teen Choice Awards Escolha de Ator de Cinema: Ação Aventura Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal
Indicado VES Awards Personagem Animado Marcante em Filme de Animação Tá Dando Onda
2007 Indicado National Movie Awards Melhor Performance Masculina Transformers
Indicado Screen Actors Guild Awards Performance Marcante de Elenco em Filme Bobby
ShoWest Awards Estrela Masculina do Amanhã
Venceu Teen Choice Awards Escolha de Ator de Cinema: Horror/Thriller Paranóia
Venceu Teen Choice Awards Melhor Ator Transformers
Indicado Teen Choice Awards Escolha de Ator de Cinema: Ação Aventura Transformers
Indicado Teen Choice Awards Escolha de Filme: Química Transformers
Indicado Teen Choice Awards Escolha de Filme: Liplock Transformers
2006 Venceu Gijón International Film Festival Melhor Ator Santos e Demônios
Venceu Hollywood Film Awards Elenco do Ano Bobby
Venceu Sundance Film Festival Dramático Santos e Demônios
2005 Venceu Newport International Film Festival Curta para Crianças Let's Love Hate
2004 2º Lugar Chicago International Children's Film Festival Atuação Livre em Curta ou Vídeo Let's Love Hate
Indicado MTV Movie Awards Performance Masculina O Mistério dos Escavadores
Indicado PFCS Awards Melhor Performance Jovem em Papel Principal ou Coadjuvante - Masculino O Mistério dos Escavadores
Indicado Young Artist Awards Melhor Performance em Filme - Ator Jovem em Papel Principal O Mistério dos Escavadores
2003 Venceu Daytime Emmy Awards Performance Marcante em Série Infantil Even Stevens
2002 Indicado Young Artist Awards Melhor Performance em Série de Comédia - Ator Jovem Principal Even Stevens
2001 Indicado Young Artist Awards Melhor Performance em Série de Comédia - Ator Jovem Principal Even Stevens
2000 Indicado YoungStar Awards Melhor Ator Jovem / Performance em Série de Comédia Even Stevens

Referências

  1. Shia LaBeouf AdoroCinema.com. Visitado em 8 de julho de 2013.
  2. Shia LaBeouf em tratamento para combater alcoolismo.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]