Universidade Presidente Antônio Carlos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
UNIPAC
Universidade Presidente Antônio Carlos
Lema Scientia, Libertas et Fides - em português: Ciência, Liberdade e Fé
Fundação 1963
Tipo de instituição Privada - Filantrópica
Mantenedora FUPAC - Fundação Presidente Antônio Carlos
Reitor(a) Bonifácio José Tamm de Andrada
Vice-reitor(a) Fábio Afonso Borges de Andrada
Sede Barbacena
Campi Juiz de Fora e Barbacena
Estado Minas Gerais
Página oficial www.unipac.br
Instituições de ensino superior do Brasil Brasil


A Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC) teve início em 1963, quando o deputado estadual mineiro Bonifácio de Andrada apresentou um projeto de lei que aprovado deu origem à Fundação Universitária da Mantiqueira, em Barbacena, Minas Gerais. A instituição, por lembrança do deputado Hilo Andrade, passaria a se chamar Fundação Presidente Antônio Carlos. Era o nascimento da FUPAC, que mais tarde tornar-se-ia uma das maiores instituições universitárias do país.

O então deputado estadual Bonifácio de Andrada transformou em realidade o seu intento em 1965. Coube a ele presidir a instalação das duas primeiras instituições universitárias em Barbacena.

Assim, em 1966, foram instaladas as duas primeiras faculdades: a Faculdade de Filosofia com os cursos de Letras, Pedagogia e História - numa sala de aula emprestada no Colégio Imaculada Conceição (dirigido pelas irmãs Vicentinas) e a Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e Administrativas com o curso de Ciências Contábeis. O início destes cursos refletia a preocupação da Fundação Presidente Antônio Carlos em responder às expectativas na formação de professores e no setor da gerência empresarial, pois, desde aquela época, eram solicitados profissionais qualificados para estas áreas.

Hoje, portanto, a UNIPAC está presente em mais de 170 cidades de Minas Gerais, subdividida em campi e Rede de Faculdades Isoladas de Educação e Estudos Sociais, com cerca de 51 mil universitários, oferecendo mais de 200 cursos de graduação, e contando ainda com o Ensino Fundamental, Médio, pós graduação lato sensu , nas diversas áreas do conhecimento e stricto sensu , em Administração, Comunicação e Tecnologia e Educação e Sociedade.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre instituição de ensino superior é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.