Usuária:D vsquez/Outra página de ajuda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

República da Nicarágua
República de Nicaragua
Bandeira da Nicarágua
Brasão de armas da Nicarágua
Brasão de armas da Nicarágua
Bandeira Brasão de armas
Lema: En Dios Confiamos
"Em Deus confiamos"
Hino nacional: Salve a ti, Nicaragua
Gentílico: Nicaragüense, Nica

Localização da República da Nicarágua
Localização da República da Nicarágua

Localização da Nicarágua na América Central.
Capital Manágua
12°9′N 86°16′W
Cidade mais populosa Manágua
Língua oficial Espanhol
Língua não-oficial Inglês
Miskito Dialetos indígenas locais
Governo República
• Presidente José Daniel Ortega Saavedra
• Vice-Presidente Moisés Omar Halleslevens Acevedo
Independência da Espanha 
Independência
Declarada
15 de Setembro de 1821
• Reconhecida 25 de Julho de 1850 
• Revolução 19 de Julho de 1979 
Área  
  • Total 129.494 km² (97.º)
 • Água (%) 7,7%
População  
  5.465.100 milhões hab. (108.º)
 • Censo 2005 5.142.098 hab. 
 • Densidade 39 hab./km² (108.º)
PIB (base PPC) Estimativa de 2007
 • Total US$ 19,827 bilhões USD (123.º)
 • Per capita US$ 3,325 (2012) 
IDH (2011) Aumento 0,589[1] (129.º) – medio
Moeda Córdoba (NIO)
Fuso horário UTC−6
Cód. Internet .ni
Cód. telef. +00505
1 Línguas inglesa e indígenas também são faladas na costa do Caribe.
2 O dólar dos EUA circula em paralelo sobre a economia nacional da Nicarágua, a maioria das lojas na Nicarágua fixar os seus preços nessa moeda.

A Nicarágua é um país da América Central, limitado ao norte pelo Golfo de Fonseca (através do qual faz fronteira com El Salvador), Honduras, a leste pelo Mar das Caraíbas, através do qual faz fronteira com o território colombiano de San Andrés e Providencia, a sul com a Costa Rica e a oeste com o Oceano Pacífico. Sua capital é Manágua.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

A origem do nome é incerta, já que o país não conta com um registro indígena, podendo-se recorrer somente a crônicas dos primeiros espanhóis. Nessas crônicas fala-se sobre o povo náhuatl que viviam entre o grande lago (chamado de Nicarágua posteriormente) e o Oceano Pacífico; a esta terra eles davam o nome de nic–atl-nahauc que significa "aqui junto a agua", palavra que foi castelhanizada e se tornou o atual termo de Nicaragua. Outros estudiosos, entretanto, acreditam que a palavra evoluiu da expressão Nican-nahuan, que por sua vez quer dizer "aqui estão os nahuan" (outro povo que habitava a região).

História[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: História da Nicarágua

Governo e política[editar | editar código-fonte]

O Presidente da República da Nicarágua é o chefe de Estado e de Governo da Nicarágua. Ao lado do presidente e os ministros de Estado formam o executivo da nação.

Nicarágua, como parte da América Central tornou-se independente da Espanha em 1821. Após a independência proclamada em Guatemala em 15 de setembro de 1821, o Governo Provincial da Nicarágua e Costa Rica, reunião em León, proclamou 11 de outubro de 1821 a absoluta independência da Espanha, seguido por sua vez, por sua anexação ao Império mexicana, recentemente criada por Agustín de Iturbide.

Recuperou a sua independência em 1823, a Nicarágua era parte da Federação da América Central. Foi o primeiro dos Estados da Federação separado dele em 1838 e assumiu a condição de Estado soberano.

Continuou a governar até 1847, em Leon Chefe Superior Político nomeado pelo governo espanhol, Miguel Gonzalez Saravia e Colarte, que foi o último dos Governadores da Nicarágua, mas desde 1821 veio governos dissidentes em Granada e outros locais.

De 1823 a 1825, a Nicarágua foi governada por Conselhos Directivos. Em 1825 ele estabeleceu o cargo de Chefe de Estado segundo a Constituição da época.

Mais tarde, na Constituição de 1838 o Chefe do Executivo foi renomeado Diretor Supremo ou Supremo.[2] O nome do Presidente da República foi recentemente adotado na Constituição de 1854.[3]

Geografia[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Geografia da Nicarágua

Clima[editar | editar código-fonte]

A estação chuvosa é de maio a outubro e no verão de novembro a abril. A estação das chuvas vai de junho a novembro. O clima deste país muda muito de uma costa a outra, e pode estabelecer distintos tipos climáticos por região do país em questão:

A área entre o Lago Nicarágua (Cocibolca) e Manágua (Xolotlan) e do Oceano Pacífico é geralmente muito seco, com pouca chuva e temperaturas variando entre 27°C e 32°C no inverno e 35°C e 40°C durante o verão. O Planalto Central da Nicarágua e tem um clima ameno e úmido, especialmente no leste e na costa caribenha o clima é muito úmido e tropical, com temperaturas acima de 36°C e precipitação pesada.

Flora e Fauna[editar | editar código-fonte]

A Nicarágua está localizado no centro das Américas, sua localização privilegiada faz com que o país abriga uma rica biodiversidade. No país estão localizadas a maioria das espécies de regiões Neártica e Neotropical, com exceção de alta latitude espécies. Esses fatores, juntamente com as variações climáticas e altitude ligeiras permitir que o país para abrigar 248 espécies de anfíbios e répteis, 183 espécies de mamíferos, 705 espécies de aves, 640 espécies de peixes e cerca de 5796 espécies de plantas. Todas essas espécies estão distribuídas em diferentes biomas do país: florestas, savanas e matagais.

Geralmente fauna é composta de a Jaguar, anta, vários tipos de macacos, Ara, quetzal, águias-harpia, cobras e Crocodilos.

Referências