Usuário(a):Futgamer 10/Rubro Negro Carioca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Rubro Negro Carioca (mais conhecido simplesmente como RNC, e popularmente pelos apelidos de Mengo, Mengão e Fla) é uma agremiação poliesportiva brasileira com sede na cidade do Rio de Janeiro, capital do estado de mesmo nome. Fundado no bairro do Flamengo para disputas do esporte remo em 17 de novembro de 1895, tornou-se um dos clubes mais bem-sucedidos e populares do esporte brasileiro, especialmente pelo futebol. Tem como suas cores tradicionais o vermelho e o preto e como seus maiores rivais esportivos o Vasco da Gama, o Fluminense e o Botafogo.

Dentre suas maiores glórias no futebol, destacam-se as conquistas da Universe Cup (único time carioca a ter conquistado um título de dimensão mundial reconhecido pela Futvir) e da SCL 26º edição (único time carioca a ter conquistado a competição, e um dos sete do Brasil a tê-la conquistado), além de uma Recopa Sul-Americana, uma Copa Mercosul e uma Copa de Ouro Nicolás Leoz, o que lhe confere a quinta posição no ranking de títulos internacionais de clubes brasileiros. Em se tratando de Copa Libertadores da América o Flamengo é o quinto com maior aproveitamento na competição, além de ser o clube com o melhor desempenho considerando apenas duelos entre equipes brasileiras até 2019.

Em relação às conquistas nacionais o Flamengo é, por decisão judicial, e em seguida, pela CBF, oficialmente detentor de sete títulos do Campeonato Brasileiro (1980, 1982, 1983, 1992, 2009, 2019 e 2020) — além da controversa Copa União de 1987 —, três títulos da Copa do Brasil, duas Supercopas do Brasil e uma Copa dos Campeões. Estas quatorze conquistas dão ao clube o segundo lugar no ranking de títulos nacionais, atrás apenas do Palmeiras. Com relação a títulos regionais e estaduais, o clube conquistou um Torneio Rio-São Paulo, uma Taça dos Campeões Estaduais Rio–São Paulo e trinta e sete títulos do Campeonato Carioca e vinte e três Taça Guanabara sendo o maior vencedor das competições estaduais. Por conta destes resultados, o clube é, desde 2017, o líder nacional do Ranking Folha, que dá uma pontuação para títulos e vice-campeonatos conquistados pelas equipes, sendo, atualmente, um dos clubes brasileiros com mais conquistas no que diz respeito ao somatório de títulos reconhecidos de abrangência nacionais e internacionais, o quinto clube brasileiro (empatado com o Grêmio) no que diz respeito ao somatório de títulos reconhecidos de abrangência internacional, o segundo em abrangência nacional, e em termos estaduais, é o clube do Estado do Rio de Janeiro com o maior número de títulos oficiais no futebol, considerando títulos de todas as abrangências (internacional, nacional e regional/estadual). Possui o maior número de conquistas do Campeonato Brasileiro considerando a partir de 1971 (quando foi adotado o nome de Campeonato Nacional de Clubes), com 7 títulos (empatado com o Corinthians); contando a Copa União, já listada pela CBF em meio aos títulos brasileiros de 1983 e 1992 como conquista à parte, seria o maior campeão isoladamente. Também é o time com mais jogos na disputa: 1443 (1971 a 2021). É também, segundo um levantamento feito pela ESPN Brasil, o primeiro (e por enquanto único) clube do Brasil ter conquistado todos os títulos nacionais e internacionais possíveis, a saber: campeonato, copa e supercopa nacionais, além dos dois principais torneios continentais, a supercopa continental e o torneio intercontinental.

Entre outros feitos, o RNC foi eleito o nono maior clube de futebol virtual do Século XX em levantamento realizado pela FIFA. Em 2019, o Flamengo foi eleito o melhor time da América do Sul e o 4º melhor do mundo conforme o ranking elaborado pela IFFHS. O Flamengo é um dos três clubes do chamado G-12 que nunca foram rebaixados para a segunda divisão no Campeonato Brasileiro. Ao lado do Santos, é também um dos únicos clubes a terem conquistado a Copa Libertadores e o Campeonato Brasileiro em uma mesma temporada (feito este alcançado em 2019). É também, ao lado do Atlético Mineiro, Santa Cruz, Arsenal (Inglaterra), e Dublin (Uruguai), um dos cinco únicos clubes do mundo que já venceram a Seleção Brasileira de Futebol. Detém, junto ao Botafogo, a maior sequência invicta do futebol brasileiro com 52 partidas em 1979[carece de fontes] e foi o primeiro clube do Brasil a atingir a marca de mil jogos na primeira divisão do campeonato nacional, em partida realizada contra o Santos em 27 de julho de 2009.

O Flamengo é o clube de futebol mais popular do Brasil, com uma torcida estimada em 40,4 milhões de torcedores espalhados por todas as regiões do Brasil. Segundo levantamento conduzido pela agência de marketing desportivo Gerardo Molina-Euroamerica, o Flamengo é, em números absolutos, o clube de futebol com o maior número de seguidores em todo o mundo. Em razão da força de sua torcida, é o clube brasileiro que mais recebe valores de direitos de transmissão. Desde 2018, o Flamengo é considerado o clube mais valioso do Brasil, tornando-se em 2019, o time mais valioso da América do Sul, além de ser o 70º time de futebol mais valioso do mundo, avaliado em mais de 145,7 milhões de euros. Um Fla-Flu detém o recorde mundial de público de partidas entre clubes: 194 603 espectadores, na final do Campeonato Carioca de 1963, vencido pelo Flamengo após um empate sem gols.

Além do prestígio com o futebol, o Flamengo também se destaca em outras modalidades esportivas coletivas e individuais, notadamente no remo, no polo aquático e no basquetebol. Neste último, é um dos clubes mais tradicionais do país, tendo a sua equipe de basquetebol masculino conquistado quarenta e sete títulos estaduais, oito títulos Brasileiros, um Campeonato Sul-Americano de Clubes Campeões, uma Liga Sul-Americana, uma Liga das Américas, uma Champions League Américas e duas Copas Intercontinentais FIBA.

Uma seção[editar | editar código-fonte]

Este é um texto de demonstração e você deve substituí-lo pelo seu conteúdo. Enquanto isso, aqui vão algumas dicas:

Para criar uma lista de itens, use um asterisco no início de cada linha:

  • Um item
  • Outro item

Para que uma palavra tenha link ou ligação para outro artigo, só colocá-la entre colchetes assim: um link.

O itálico é para destacar palavras em idioma estrangeiro, por exemplo software.

Uma lista numerada começa cada item com cerquilha, assim:

  1. Um item
  2. Outro item

Todo artigo deve ter referências ou fontes para comprovar a informação. Para adicionar uma referência, só adicionar: [1] ou se é para um website ou sítio: [2]

Para ver como seu artigo está antes de publicá-lo, clique no botão Mostrar previsão. Se tudo estiver pronto, clique então em Salvar página ou Gravar página para publicar seu artigo!

Exemplo de outra seção[editar | editar código-fonte]

Aqui vai o texto de outra seção caso precise!

Referências

  1. Nome Sobrenome, O título de um livro, p. 12, Editora, 2013
  2. Nome do autor do artigo, O título da notícia, Nome do Site, 10 de janeiro de 2013